quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Trabalho desenvolvido na disciplina Projeto Multidisciplinar II, 

1.     Defina os quatro exemplos de contextos de aplicação das brinquedotecas.

Brinquedoteca na Faculdade ou Universidade, Brinquedoteca na Reabilitação, Brinquedoteca no Hospital, Brinquedoteca em Ambiente Comunitario.


2.    Descreva, em no máximo 15 linhas, os benefícios da brinquedoteca em cada contexto que citou como exemplo.

Contexto 1: - Porque é importante brincar na Faculdades ou Universidade?

A brinquedoteca instalada em uma faculdade ou universidade auxilia na formação de educadores, é um espaço organizado que serve para apoiar aulas práticas de algumas disciplinas do curso de pedagogia. É também nesse espaço, muitas vezes aberto à comunidade, que profissionais e estudantes atuam no desenvolvimento de pesquisas voltadas ao comportamento de crianças.
O professor precisa aprender a trabalhar o lúdico com as crianças e os objetivos pretendidos, sua contribuição e quais resultados alcançados, pois a brinquedoteca não é um lugar apenas para distrair a criança e sim, onde ela é estimulada a desenvolver suas fantasias, sociabilidade, criatividade, sensibilidade e sentimentos.

Contexto 2: - Porque é importante brincar na reabilitação?

Oferecendo um ambiente adaptado às necessidades e limitações dos pacientes, dentro de conceitos, critérios e legislação de acessibilidade em vigor (mesas que encaixem cadeiras de rodas, pranchetas e adaptações para pessoas com necessidades especiais, brinquedos apropriados para pessoas com deficiências, quando necessário). Propiciando atendimento para pessoas nos leitos, com as devidas adequações.
Definindo espaço e atividades específicas e adequadas para o desenvolvimento de bebês. O ambiente deve ser aconchegante e estimulante para familiares e visitantes.

Contexto 3: - Porque é importante brincar no Hospital?

Sabemos que a hospitalização é uma experiência de grande impacto para a criança, causando, habitualmente, ansiedade e medo.
Especialistas concordam que a internação e seus procedimentos, muitas vezes invasivos e dolorosos, desencadeiam comportamentos de insegurança e retração, dificultando o tratamento e a recuperação. Frente a essa problemática, o brincar, o jogo e as atividades criativas são recursos fundamentais para diminuir o stress da internação e neutralizar a impessoalidade e a frieza, comuns aos ambientes hospitalares.
Apesar de hospitalizada, a criança não deixa de ter os interesses normais de sua fase de desenvolvimento: movimento, brincadeira, interação, criatividade. Da mesma forma, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com necessidades especiais, devem receber estímulos adequados às suas faixas etárias e condições.

Contexto 4: Por que é importante brincar na comunidade.

A Brinquedoteca se caracteriza pela informalidade e pela espontaneidade. A criança tem à sua disposição um conjunto de brinquedos e brinca como quiser, sem a interferência de adultos.

3.    Complemente sua atividade, enfatizando a importância da brinquedoteca no contexto escolar, em no máximo 15 linhas.

Brinquedos e estratégias lúdicas em salas de aula permitem descobertas e aprendizados duradouros e consistentes, pois estes acontecem em situação de alegria e prazer.
A brinquedoteca surge para tornar a aprendizagem mais autentica e, mas prazerosa, tornando-se conteudo dinamico para formação infantil e também ajuda a criança a desenvolver um bom conceito sobre o mundo.
Assim, as crianças podem aprender de forma criativa e dinâmica, associando os conteúdos acadêmicos a jogos e  brincadeiras.




Referências:

Azevedo, Antonia Cristina Peluso. Brinquedoteca: no diagnóstico e intervenção em dificuldades escolares. 3ª ed. Campinas: Alínea, 2010.

Portal P@rtes a sua revista virtual. Disponivel em:
http://www.partes.com.br/educacao/brinquedoteca.asp, acesso em 13 de Setembro de 2014.


Nenhum comentário:

Postar um comentário