quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Timidez

É papel de o professor ajudar as crianças tímidas, para que não sofram em situações nas quais os coleguinhas tiram de letra.

Enquanto todas as crianças brincam e se divertem na hora do recreio, ela fica isolada num cantinho. Na sala de aula quase não fala e participa pouco das atividades e, quando se sente exposta, transpira, gagueja, fica com os batimentos acelerados, entre outras alterações físicas. Essa criança não tem problema algum, ela é apenas tímida. A timidez é uma característica da personalidade, como tantas outras.
Mas se for exagerada e frequente, a timidez pode atrapalhar (e muito) a vida da criança, adolescente ou adulto, pois faz com que eles não se exponham e não tirem suas dúvidas com medo de falar besteira, por exemplo.
A criança tímida:
 É insegura e tem baixa autoestima
 Fica isolada do resto da turma
 Não tem amigos (ou tem poucos)
 Não participa das atividades
 Não interage com os coleguinhas
 Não se expõe
 Observa mais do que fala
Quando se sente exposto, o tímido geralmente:
 Fica com a mão gelada
 Sua
 Sente frio na barriga
 Sente dor e sofre
 Fica com os batimentos cardíacos acelerados
 Fica angustiado
 Gagueja.
E o que o professor NÃO deve fazer:
 Insistir para que uma criança fale ou participe de uma atividade 
 Expor o aluno, por exemplo, pedindo para ler em voz alta ou escrever/desenhar na lousa.

O que  o  professor  devefazer:
 -Ter paciência; 
 -Criar vínculo com os alunos; 
 -Observar o comportamento dos alunos para saber suas limitações; 
 -Convidar a criança tímida a participar das atividades, mas não insistir se perceber que ela está sofrendo. É importante que ela sinta que faz parte do grupo; 
 - Promover a integração da criança no grupo; 
 - Elevar a autoestima do aluno com frases de incentivo e elogios. Por exemplo: “Que legal o seu desenho” ;
 - Propor atividades em dupla. Assim, os parceiros têm oportunidade de conversar e criar vínculos. Atenção: o professor é que deve formar as duplas, pois pode acontecer de as crianças mais tímidas não serem escolhidas e, assim, se sentirem rejeitadas ;
 - Conduzir as atividades de forma que a turma não perceba que algumas crianças têm dificuldade para participar e se expressar; 
  -Conversar com a turma sobre as diferenças. Explique que cada pessoa é de um jeito e que não é preciso falar o tempo todo para ser legal ;
 - Orientar os pais a convidar um coleguinha do filho para brincar em sua casa. Às vezes, em casa, a criança tímida consegue se soltar mais.
Atividade de integração:
 
Com a brincadeira a seguir, sugerida pela diretora do Colégio Savioli, o professor consegue observar quais crianças são tímidas e quais são mais extrovertidas. Além disso, ela ajuda as crianças mais tímidas a se soltar, pois veem todos os coleguinhas participando. Realize-a uma vez por mês e anote em um caderno o comportamento dos alunos. Assim, é possível acompanhar a evolução deles.
                                   Dica    esperta!
Realize atividades dirigidas na hora do recreio. Dessa forma, as crianças tímidas participam e não ficam isoladas no pátio.



O que se espera da criança para reagir à timidez.
· Iniciação e resposta às iniciações
Iniciar conversas e contatos interpessoais;
Cumprimentar;
Apresentar-se frente a pessoas desconhecidas;
Fazer e responder a convites;
Pedir e prestar ajuda;
Brincar com os demais;
Entrar em um grupo e pedir para ser incluído;

· Participação em jogos e atividades de grupo pares
Pedir e fazer favores;
Dizer coisas positivas sobre os demais;
Oferecer sugestões para brincadeiras ou atividades;
Apresentar ideias;
Propor brincadeiras e atividades;

· Conversas
Fazer e responder perguntas;
Dar a própria opinião;
Dar informação sobre si;
Pedir informações;
Comunicação não verbal: contato visual, tom de voz, expressão gestual e facial etc.;

· Assertividade
Fazer pedidos aos colegas em situações de jogo ou na classe;
Dizer não;
Expressar e receber sentimentos;
Discordar da opinião dos outros;
Comunicar desejos;
Responder ao fracasso;
Manejar e aceitar a rejeição e a exclusão;
Manejar a vergonha;
Manejar as críticas.

· Autoconceito e autoestima
Autoafirmações positivas
Assim sou eu
Eu valho muito
Autoinstruções positivas
Pensar no positivo
Atribuição de êxitos e fracassos.


Referencias: revistaguiainfantil. uol.com. br/professores-atividades/.../imprime219907...

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