1. O que
é o fenômeno literário e qual é a sua contribuição para as produções
literárias?
O fenômeno literário
destaca-se como um movimento de escrita que envolve a literatura e a produção
literária, esse fenômeno contribuiu bastante para a literatura, pois consegue
trazer o publico de volta aos livros e devido ao seu sucesso de suas
narrativas.
Essas produções literárias
tem grande impacto na sociedade, como por exemplo: “O Diario de Bridget Jones” escrito por Helen Fielding e mais recentemente “Cinquenta Tons de Cinza” escrito por
E.L James. Os leitores ficam tão envolvidos com a historia, que o autor, por
sua vez, acaba dando vida aos personagens presentes nos livros, e começa mais
uma trajetória de sucesso o livro virá filme.
Para Nelly Novaes
(Literatura Infantil: teoria analise didáticas 2000 p. 64) o Fenômeno literário
caracteriza por uma duplicidade intrínseca é simultaneamente abstrato e
concreto. Abstrato por que é formado de ideias, sentimentos, emoções e
experiências de varias naturezas... Concreto, por que tais experiências só tem
realidade efetiva quando nomeadas, isto é transformada em linguagem ou em palavras.
Contudo, fenômeno literário
é a explosão de sentimentos, é vivenciar outras culturas, outras realidades através
da leitura, é sorrir, é chorar com personagens que idealizamos na nossa
imaginação, o autor usa dessas emoções para prender a atenção do publico,
tornando sua obra apaixonante.
2.
Qual a importância do professor
compreender a matéria literária?
O
professor quando está envolvido com a matéria literária, consegue passar para o
aluno todo o seu conhecimento, proporcionando um ambiente agradável, disponibilizando
diversos tipos de textos, assim o aluno aprende através da sua realidade e
consequentemente, estará contribuindo para o desenvolvimento social, emocional
e cognitivo da criança, além favorecer a formação de cidadãos críticos.
O
professor deve ser desafiador, estimular o seu aluno a pensar, ter coragem de
expressar os seus sentimentos e levar o aluno a entender que o erro faz parte da
aprendizagem e tudo isso só é possível através da interação professor-aluno.
Mas,
sabemos que essa não é a realidade de nossos professores, muitos não tiveram
acesso a livros de literatura e nem as praticas sociais de leitura, e não sabem
como introduzir a literatura sala de aula.
Portanto,
nós professores só conseguiremos alcançar os objetivos literários, quando
mudarmos o nosso conceito e entender que nunca é tarde para se tornar um leitor
e inspirar os nossos alunos.
Referências
Bibliográficas
Coelho, Nelly Novaes
Literatura infantil: teoria, análise, didática / Nelly Novaes Coelho. – 1 ed. – São Paulo:
Moderna, 2000.
Referências
Internet
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/formacao literaria-professor-nunca-tarde-gostar-ler-584167.shtml?page=0
acesso em 11/04/2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário