quinta-feira, 5 de novembro de 2015

1.    O que é o fenômeno literário e qual é a sua contribuição para as produções literárias?
O fenômeno literário destaca-se como um movimento de escrita que envolve a literatura e a produção literária, esse fenômeno contribuiu bastante para a literatura, pois consegue trazer o publico de volta aos livros e devido ao seu sucesso de suas narrativas.
Essas produções literárias tem grande impacto na sociedade, como por exemplo: “O Diario de Bridget Jones” escrito por Helen Fielding e mais recentemente “Cinquenta Tons de Cinza” escrito por E.L James. Os leitores ficam tão envolvidos com a historia, que o autor, por sua vez, acaba dando vida aos personagens presentes nos livros, e começa mais uma trajetória de sucesso o livro virá filme.
Para Nelly Novaes (Literatura Infantil: teoria analise didáticas 2000 p. 64) o Fenômeno literário caracteriza por uma duplicidade intrínseca é simultaneamente abstrato e concreto. Abstrato por que é formado de ideias, sentimentos, emoções e experiências de varias naturezas... Concreto, por que tais experiências só tem realidade efetiva quando nomeadas, isto é transformada em linguagem ou em palavras.
Contudo, fenômeno literário é a explosão de sentimentos, é vivenciar outras culturas, outras realidades através da leitura, é sorrir, é chorar com personagens que idealizamos na nossa imaginação, o autor usa dessas emoções para prender a atenção do publico, tornando sua obra apaixonante.


2.    Qual a importância do professor compreender a matéria literária?

O professor quando está envolvido com a matéria literária, consegue passar para o aluno todo o seu conhecimento, proporcionando um ambiente agradável, disponibilizando diversos tipos de textos, assim o aluno aprende através da sua realidade e consequentemente, estará contribuindo para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança, além favorecer a formação de cidadãos críticos.
O professor deve ser desafiador, estimular o seu aluno a pensar, ter coragem de expressar os seus sentimentos e levar o aluno a entender que o erro faz parte da aprendizagem e tudo isso só é possível através da interação professor-aluno.
Mas, sabemos que essa não é a realidade de nossos professores, muitos não tiveram acesso a livros de literatura e nem as praticas sociais de leitura, e não sabem como introduzir a literatura sala de aula.
Portanto, nós professores só conseguiremos alcançar os objetivos literários, quando mudarmos o nosso conceito e entender que nunca é tarde para se tornar um leitor e inspirar os nossos alunos.






Referências Bibliográficas

Coelho, Nelly Novaes Literatura infantil: teoria, análise, didática /  Nelly Novaes Coelho. – 1 ed. – São Paulo: Moderna, 2000.

Referências Internet


http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/formacao literaria-professor-nunca-tarde-gostar-ler-584167.shtml?page=0 acesso em 11/04/2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário