Sobre os gêneros literários, é correto afirmar sobre suas
classificações:
Escolher uma resposta.
a. São constituídos
de poesia, sonetos, contos e teatro.
b. São constituídos
de poesia, ficção e teatro. Correto
c. São constituídos
de poesia, contos e teatro.
d. São constituídos
de poesia, prosa, contos e ficção.
e. São constituídos
de poesia, contos, sonetos e teatro.
Resposta correta: São constituídos de poesia, ficção e teatro.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é a correta,
pois os gêneros literários são compostos por poesia, representada pela vivência
lírica, pela ficção, representada pela vivência épica, e pelo teatro,
representado pela vivência dramática.
Question 2
A autora Nelly Novaes Coelho (2000, p. 163 e 164) evidencia no
livro-texto que as “formas básicas da ficção, por sua vez, se diversificam em
diferentes categorias, dependendo da natureza do tema, da problemática, da
intriga, trama, intencionalidade, etc, da matéria ficcional...”. Neste sentido,
pode-se compreender que a literatura infantil pertence ao gênero ficção por:
Escolher uma resposta.
a. Expressar
momentos com a finalidade de mostrar os valores vividos pelas personagens.
b. Expressar uma
necessidade psicológica de seus leitores/ouvintes, que podem apreciar situações
conhecidas.
c. Expressar o
processo de aprendizagem da vida inicial dos pequenos leitores por
considerá-los como seres em formação.
Correto
d. Expressar as
atitudes das personagens repetidas intencionalmente para ressaltar os acontecimentos.
e. Expressar a
possibilidade de seus leitores/ ouvintes compreenderem a relação com o mundo
social.
Resposta correta: Expressar o processo de aprendizagem da vida inicial
dos pequenos leitores por considerá-los como seres em formação.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é a
correta, pois o gênero literário ficção é definido pela autora Nelly Novaes
Coelho como toda e qualquer prosa narrativa literária. Além disso, pode se
destinar a crianças, que são leitores especiais, considerando-as como seres em
formação que estão passando pelo processo de aprendizagem inicial da vida.
Question 3
A autora Nelly Novaes Coelho (2000, p. 165) esclarece que “Fábula (lat.
Fari = falar e Gr. Phaó = dizer, contar algo) é a narrativa (de natureza
simbólica) de uma situação vivida por animais que alude a uma situação humana e
tem por objetivo transmitir certa moralidade”. Sobre as origens das fábulas,
pode-se afirmar que:
I) Nascida no Oriente, a fábula será reinventada no Ocidente pelo grego
Esopo (séc. VI a.C.) e aperfeiçoada mais tarde pelo escravo romano Fedro (séc.
I a.C.), que a enriqueceu estilisticamente.
II) No século XVI, foi reinventada por La Fontaine a partir do modelo
latino e do oriental pelos textos do indiano Pilpay.
III) A partir do século XIX, o racionalismo crescente estabeleceu
fronteiras entre as formas literárias, e a fábula passou a ser definida como
uma história de animais que “prefiguram” os homens, e que tem como finalidade
divertir o leitor e ensinar-lhe uma moralidade.
IV) No séc. XVII, ela foi descoberta e reinventada por Leonardo da
Vinci, mas sem grande repercussão fora da Itália e ignorada até bem pouco
tempo.
V) A partir do século XIX, o cientificismo crescente vai estabelecer
fronteiras entre as formas literárias expressando o cotidiano, e a fábula
passou a ser definida como uma história que contempla animais e traz ao final
uma questão moral.
Identifique a alternativa que apresenta as afirmativas que são corretas:
Escolher uma resposta.
a. I, II e IV estão
corretas.
b. Todas estão
corretas.
c. I, III e IV
estão corretas.
d. I e V estão
corretas.
e. I e III estão
corretas. Correto
Resposta correta: I e III estão corretas.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é a correta,
pois as fábulas nasceram no Oriente, depois foram reinventadas no Ocidente pelo
grego Esopo no século VI a.C. e aperfeiçoadas mais tarde pelo escravo romano
Fedro no século I a.C., que as enriqueceu estilisticamente. A partir do século
XIX, o racionalismo crescente estabeleceu fronteiras entre as formas
literárias, e a fábula passou a ser definida como uma história de animais que
“prefiguram” os homens, e que tem como finalidade divertir o leitor e
ensinar-lhe uma moralidade.
Question 4
O conto, tal como surgiu e se desenvolveu desde as origens da tradição
popular, se diferencia entre “maravilhoso” e “de fadas”. Sobre o conto de
fadas, é correto afirmar que:
Escolher uma resposta.
a. Cria recursos
estilísticos que expressam a visão fantasista do enredo das produções
literárias por meio de elementos mágicos.
b. Demonstra a
tendência do pensamento mágico, expressando a realidade objetiva e a possível
realização de sonhos ou ideais das personagens.
c. Cria recursos
estilísticos que tendem a expressar cada vez com mais rigor a realidade
objetiva dos fatos, seres, coisas, situações, etc, que entram como fatores
constituintes da matéria literária.
d. Corresponde à
tendência de se fundir o realismo com a visão fantasista no enredo das
produções literárias.
e. Corresponde à
área dos mitos, e a fada exerce fascínio no leitor, seja criança ou adulto,
pela possibilidade da realização dos sonhos ou ideais inerentes à condição
humana. Correto
Resposta correta: Corresponde à área dos mitos, e a fada exerce fascínio
no leitor, seja criança ou adulto, pela possibilidade da realização dos sonhos
ou ideais inerentes à condição humana.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta é a opção correta,
pois o conto de fada é de natureza espiritual/ ética/ existencial. É originário
dos celtas, com heróis e heroínas, cujas aventuras estavam ligadas ao
sobrenatural, ao mistério do além-vida e visavam a realização interior do ser
humano. Corresponde à área dos mitos, e a fada exerce fascínio no leitor, seja
criança ou adulto, pela possibilidade da realização dos sonhos ou ideais
inerentes à condição humana.
Question 5
A autora Nelly Novaes Coelho evidencia aspectos que deve contemplar o
conto. Sobre as características dos contos maravilhosos e contos de fadas,
pode-se afirmar que:
I) Há a presença da metamorfose quando príncipes ou princesas, pobres ou
plebeus podem ser encantados por algum ente maléfico, transformando-se,
geralmente, em animais (leão, rã, corvo, cisne, pássaro, pomba...).
II) O uso de talismãs ou objetos mágicos auxilia as personagens.
III) Há sempre um mistério, um enigma ou um interdito superlativamente
forte para ser superado, decifrado ou vencido pelo herói ou heroína.
IV) As histórias contemplam a repetição de números, principalmente 3 e
7.
V) A intervenção mágica muitas vezes se identifica ou se confunde com a
providência divina, com o milagre.
Identifique a alternativa que apresenta as afirmativas que são corretas:
Escolher uma resposta.
a. I e IV estão
corretas.
b. I, III e IV
estão corretas.
c. Todas as
alternativas estão corretas. Correto
d. II e III estão
corretas.
e. I, II e V estão
corretas.
Resposta Correta: Todas as alternativas estão corretas.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A alternativa está correta,
pois a autora Nelly Novaes Coelho apresenta elementos constantes na
estruturação dos contos maravilhosos e dos contos de fadas, como a presença de
metamorfoses, assim como o uso de talismãs ou objetos mágicos que auxiliam as
personagens durante o desenrolar da história. Contemplam ainda um mistério, um
enigma ou um interdito a ser superado. Aparece a repetição de números ligados à
simbologia esotérica, por influência das religiões e filosofias antigas. E, por
fim, temos a intervenção mágica, que muitas vezes se identifica ou se confunde
com a providência divina, assim como um milagre.
Question 6
A autora Nelly Novaes Coelho ressalta que as Facécias também são
denominadas como contos “de rir e folgar”, contos cômicos. É correto afirmar
que:
Escolher uma resposta.
a. As narrativas
expressam a anedota, o humorismo e situações satíricas.
b. As personagens
apresentam um espírito de respeito e obediência ao sagrado.
c. As personagens
demonstram situações de humorismo.
d. As narrativas
contemplam o humorismo, além de situações imprevistas, materiais e morais. Correto
e. Trata-se de
narrativas que abordam a espiritualidade dos deuses de forma humorística.
Resposta Correta: As narrativas contemplam o humorismo, além de
situações imprevistas, materiais e morais.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A alternativa está
correta, pois as Facécias também se identificam com os contos jocosos, uma vez
que contemplam o humorismo. Entretanto, existem situações imprevistas,
materiais e morais que, por essa razão, podem deixar de ter uma finalidade
moral devido à imprevisibilidade.
Literatura Infantil
Questões para Acompanhamento da Aprendizagem
Questões para Acompanhamento da Aprendizagem
Revisão da tentativa 1
Iniciado em terça, 14 abril
2015, 14:05
Completado em terça,
14 abril 2015, 14:15
Tempo empregado 9 minutos 53
segundos
Question 1
A respeito das pesquisas, no âmbito da Psicanálise ligada à Pedagogia, é
correto afirmar sobre as contribuições das imagens:
Escolher uma resposta.
a. Servem para
distrair a criança com a leitura de livros dotados de figuras e com pouco
texto.
b. Têm tarefa
fundamental a cumprir no desenvolvimento infantil, pois dão a possibilidade da
criança refletir sobre as atitudes das personagens.
c. Servem como um
dos mediadores mais eficazes para estabelecer relações de prazer, de descoberta
ou de conhecimento entre a criança e o mundo social.
d. Têm tarefa
fundamental a cumprir para os pequenos leitores, por possibilitar o interesse
pela leitura e o conhecimento do mundo físico.
e. Servem como um
dos mediadores mais eficazes para estabelecer relações de entendimento para o
mecanismo da leitura, do prazer e da descoberta do mundo social. Correto
Resposta correta: Servem como um dos mediadores mais eficazes para
estabelecer relações de entendimento para o mecanismo da leitura, do prazer e
da descoberta do mundo social.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta,
pois as pesquisas no âmbito da Psicanálise provaram que a linguagem das imagens
é um dos mediadores mais eficazes entre a criança e o mundo das formas – seres
e coisas – que a rodeiam e que ela mal começa a explorar. Devido a esses
resultados, pedagogos e educadores tendem a criar situações didáticas em que a
criança possa participar do processo de aprendizagem de forma ativa.
Question 2
A autora Nelly Novaes Coelho evidencia que o francês Paul Faucher,
tomado pelas novas ideias de orientação pedagógica e recreativa, propôs, a
partir dos anos 20, o álbum de figuras para os pequenos leitores. Neste
sentido, pode-se compreender que os álbuns de figuras têm por finalidade:
Escolher uma resposta.
a. Possibilitar o
desenvolvimento infantil, além da produção e leitura de textos.
b. Ser úteis para
exercícios e tarefas escolares que envolvam as histórias, bem como os estudos
literários.
c. Ser um veículo
de educação ativa, capaz de tocar diretamente a imaginação e a inteligência das
crianças para a produção de textos e ampliação do domínio da leitura.
d. Ser um veículo
de educação ativa, capaz de tocar diretamente a imaginação e a inteligência das
crianças de maneira muito mais eficaz do que qualquer dos meios usados até
então. Correto
e. Ser úteis aos
pedagogos e educadores para propor situações de leitura e produção de textos.
Resposta correta: Ser um veículo de educação ativa, capaz de tocar
diretamente a imaginação e a inteligência das crianças de maneira muito mais
eficaz do que qualquer dos meios usados até então.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é a
correta, pois o álbum de figuras, idealizado por Paul Faucher e desenvolvido
por uma equipe de profissionais da Educação, foi concebido como um veículo de
educação ativa, opondo-se ao ensino tradicional, pois é capaz de tocar
diretamente a imaginação e a inteligência das crianças, sendo considerado um
meio bastante eficaz para esta finalidade.
Question 3
A autora Nelly Novaes Coelho (2000, p. 189) afirma que “os Albums Du
Père Castor foram criados e estruturados como álbuns-jogos atraentes ao olhar
infantil e estimuladores das mais diversas atividades criativas”. Sobre essas
finalidades, pode-se afirmar que:
I. Os álbuns de figuras foram criados para distrair as crianças com
imagens adequadas.
II. Os álbuns de figuras contemplam a possibilidade da criança se
divertir com as imagens.
III. Os álbuns de figuras incluem jogos de percepção ou inteligência, de
descoberta das relações entre as coisas.
IV. Os álbuns de figuras apresentam a possibilidade de autoexpressão ou
de expressão gestual, de treinamento sensorial ou motriz, etc.
V. Os álbuns de figuras contemplam jogos e cantigas de roda como forma
de expressão dos sentimentos das crianças.
Identifique a alternativa que apresenta as afirmativas que são corretas:
Escolher uma resposta.
a. II e V estão
corretas.
b. I e III estão
corretas.
c. Todas as
alternativas estão corretas.
d. II, III e IV
estão corretas.
e. III e IV estão
corretas. Correto
Resposta correta: III e IV estão corretas.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é a
correta, pois Paul Faucher ressaltou a finalidade dos álbuns de figuras para as
crianças como forma de diversão e aprendizado. Por essa razão, eles incluem
jogos de percepção ou inteligência, de descoberta das relações entre as coisas,
a possibilidade de autoexpressão ou expressão gestual, de treinamento sensorial
ou motriz, etc.
Question 4
A autora Nelly Novaes Coelho apresenta que Paul Faucher, baseado nos
estudos e descobertas da Psicologia Experimental, procurou caracterizar as
peculiaridades estilísticas de cada livro de suas coletâneas, considerando o
estágio de amadurecimento físico e psicológico do provável “leitor”. Sobre as
correlações de cada estágio de desenvolvimento da criança, pode-se afirmar que:
I. Os livros com imagens devem provocar o conhecimento ou o
reconhecimento de objetos e seres familiares à criança, em seu cotidiano real e
comum – brinquedos, móveis, recantos da habitação, bichos, alimentos – a serem
designados oralmente pelo nome, e são ideais para o leitor a partir dos 3 anos.
II. Historietas simples, advindas do ambiente familiar, são adequadas ao
leitor a partir dos 3 anos. Possuem como característica a possibilidade da
criança manipulá-las para formar outras situações ou histórias e contá-las.
III. Na premissa Educação do movimento, precisão do gesto, a matéria
constituinte desses álbuns é provinda da experiência vivida concretamente pelas
crianças, tanto pelo seu ambiente familiar como em seus jogos infantis,
cantigas de roda, danças ou brincadeiras tradicionais.
IV. Durante a fase de aprendizagem da leitura, o momento de consolidação
da linguagem, predomina a apresentação de textos extensos com temas
fundamentais de interesse das crianças, como comer, dormir, brincar, ter medo,
utilizar, agir. São textos elaborados, mas fáceis de decifrar e que, de um
livro para outro, vão sendo acrescidos de dificuldades correspondentes às
etapas de domínio da leitura.
V. Na fase da leitura total, espera-se que a criança tenha atingido a
maturidade exigida pela leitura intensiva das imagens e parcial do texto.
Identifique a alternativa que apresenta as afirmativas que são corretas:
Escolher uma resposta.
a. I, III e IV
estão corretas.
b. I e IV estão
corretas.
c. II e III estão
corretas. Correto
d. Todas as
alternativas estão corretas.
e. II, III e V
estão corretas.
Resposta Correta: II e III estão corretas.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A alternativa está
correta, pois Paul Faucher esclarece que, a partir dos 3 anos, são adequadas
historietas simples, advindas do ambiente familiar. Possuem como característica
a possibilidade da criança manipulá-las para formar outras situações ou
histórias e contá-las. Já para a premissa Educação do movimento, precisão do
gesto, a matéria constituinte desses álbuns é provinda da experiência vivida
concretamente pelas crianças, tanto em seu ambiente familiar como em seus jogos
infantis, cantigas de roda, danças ou brincadeiras tradicionais.
Question 5
Sobre o “Atélier Du Père Castor”, é correto afirmar que:
Escolher uma resposta.
a. Evidenciou que
as ilustrações poderiam ser utilizadas por professores e educadores.
b. Concentrou-se no
estudo dos meios naturais pelos quais a criança adquire os conhecimentos
instrumentais. Correto
c. Dedicou-se a
pesquisar as influências das ilustrações no desenvolvimento infantil.
d. Auxiliou
professores e educadores ao comprovar o uso de imagens para divertir a criança.
e. Dedicou-se a
pesquisar como os professores e educadores poderiam utilizar álbuns de figuras
em situações recreativas.
Resposta correta: Concentrou-se no estudo dos meios naturais pelos quais
a criança adquire os conhecimentos instrumentais.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta é a opção correta,
pois o Atélier de Paul Faucher tinha como finalidade o estudo dos meios
naturais pelos quais a criança adquire os conhecimentos instrumentais, devido a
seu ideário naturalista.
Question 6
A partir da citação da autora Nelly Novaes Coelho, na p. 194, “Aderindo
à orientação naturalista que dominava o cenário cultural do início do século,
Paul Faucher condenou a fábula”, é correto afirmar que:
Escolher uma resposta.
a. As fábulas são
inadequadas ao universo infantil por contemplar animais como personagens.
b. As fábulas
utilizam animais em seus enredos que contemplam valores considerados
inapropriados ao universo infantil.
c. As fábulas são
consideradas inadequadas por não contemplarem a verdade evidenciada pela
literatura realista e naturalista.
Correto
d. As fábulas são
adequadas para expressar os sentimentos das personagens.
e. As fábulas são
consideradas parcialmente adequadas ao pequeno leitor por contemplarem parte da
verdade objetiva e por desconsiderarem a realidade.
Resposta Correta: As fábulas são consideradas inadequadas por não
contemplarem a verdade evidenciada pela literatura realista e naturalista.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A alternativa está
correta, pois as fábulas são consideradas inadequadas para Paul Faucher por não
contemplarem a verdade evidenciada pela literatura realista e naturalista. Essa
exigência da “verdade” refletiu-se na literatura para crianças, como recusa do
maravilhoso e do fantástico.
Literatura Infantil
Questões para Acompanhamento da Aprendizagem
Questões para Acompanhamento da Aprendizagem
Revisão da tentativa 1
Iniciado em terça, 14 abril
2015, 14:18
Completado em terça,
14 abril 2015, 14:23
Tempo empregado 5 minutos 48
segundos
Question 1
Sobre o valor psicológico/ pedagógico/ estético/ emocional da linguagem
imagem/ texto no livro infantil, é correto afirmar que:
Escolher uma resposta.
a. Estimula a
seleção dos elementos que compõem o todo.
b. Contribui para o
desenvolvimento da capacidade da criança para a seleção, organização, abstração
e síntese dos elementos que compõem o todo. Correto
c. Favorece o
desenvolvimento da capacidade de organização da criança.
d. Contribui para o
desenvolvimento da capacidade de síntese pela criança.
e. Contribui para o
desenvolvimento da capacidade de análise sintética dos elementos que compõem o
todo.
Resposta correta: Contribui para o desenvolvimento da capacidade da
criança para a seleção, organização, abstração e síntese dos elementos que
compõem o todo.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta,
pois segundo o que ressalta a autora Nelly Novaes Coelho, a linguagem imagem/
texto no livro infantil contribui para o desenvolvimento da capacidade da
criança de selecionar, organizar, abstrair e realizar síntese dos elementos que
compõem o todo.
Question 2
A autora Nelly Novaes Coelho (2000, p. 198) evidencia no livro-texto que
a “fase de elaboração organizada, durante a qual a criança vai aprendendo a
‘ver’ (e não só olhar) o mundo; vai descobrindo os nomes dos seres que a
rodeiam”. Nesse sentido, pode-se compreender com relação à 1ª fase do
pré-leitor que:
Escolher uma resposta.
a. É importante a
criança ter contato com o livro infantil.
b. É adequado
esperar que a criança possa compreender as imagens presentes no livro infantil.
c. É imprescindível
oferecer à criança livros diversos para que possa olhar as figuras.
d. É importante
oferecer à criança o contato com o mundo social por meio do livro
infantil. Correto
e. É adequado
esperar que a criança possa olhar o livro e compreender o enredo da narrativa.
Resposta correta: É importante oferecer à criança o contato com o mundo
social por meio do livro infantil.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta,
pois a autora Nelly Novaes Coelho esclarece que a categoria Pré-leitor (1ª
fase) é a fase da linguagem organizada, durante a qual a criança vai aprendendo
a “ver” (e não só olhar) o mundo; vai descobrindo os nomes dos seres e das
coisas que a rodeiam. Tal nomeação é fundamental no processo do desenvolvimento
perceptivo/ intelectual dos pequenos, à medida que os leva a estabelecer
relações de identidade entre a situação representada no livro pelas imagens, o
mundo visível e concreto que lhes é familiar (no cotidiano em que vivem) e o
mundo invisível da linguagem que eles devem aprender a dominar.
Question 3
Sobre a Coleção “Gato e Rato”, de Mary e Eliardo França, a autora Nelly
Novaes Coelho (2000, p. 199) esclarece que o motivo central se mostra de
imediato, no título e na ilustração. Sobre a relação imagem e texto, pode-se
compreender que:
Escolher uma resposta.
a. As imagens da
capa possibilitam inferir sobre o título e o enredo da história.
b. As imagens da
capa revelam o problema proposto no enredo da história.
c. As imagens e o
texto apresentam soluções ao problema da personagem principal.
d. As imagens e o
texto se inter-relacionam para a compreensão do leitor. Correto
e. As imagens da
capa revelam a intenção do autor.
Resposta correta: As imagens e o texto se inter-relacionam para a
compreensão do leitor.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é a
correta, pois as imagens e o texto se inter-relacionam para a compreensão do
leitor, revelada através do diálogo do texto com as imagens. A Coleção “Gato e
Rato” oferece em cada volume uma historieta que se desenvolve, através de uma
narrativa visual, centrada em um motivo ou situação que desperta a curiosidade
e o interesse da criança.
Question 4
Segundo Nelly Novaes Coelho (2000, p. 212), “a nova literatura infantil
é entendida como objeto novo e apresenta uma nova linguagem, resultante da
fusão verbal-visual, tão sedutora para os pequenos aprendizages”. Sobre as
ideias-eixo, é correto afirmar que:
Escolher uma resposta.
a. Demonstram a
organização visual das obras literárias e a seleção de imagens.
b. Correspondem à
imposição de ideias, valores, comportamentos, entre outros contemplados nas
obras literárias.
c. Dizem respeito à
coerência orgânica que existe entre as atitudes das personagens e os recursos
formais escolhidos pelos autores.
d. Correspondem às
organizações gráficas e estéticas das obras literárias.
e. Dizem respeito à
coerência orgânica que existe entre a ideia-eixo e os recursos formais
escolhidos pelos autores. Correto
Resposta correta: Dizem respeito à coerência orgânica que existe entre a
ideia-eixo e os recursos formais escolhidos pelos autores.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta é a opção correta,
pois diz respeito à coerência orgânica que existe entre a ideia-eixo (tema,
núcleo temático, problemática, subtexto, mensagem-base, intencionalidade maior
etc.) e os recursos formais escolhidos pelos autores (escritor e ilustrador,
designer etc.).
Question 5
A autora Nelly Novaes Coelho evidencia que na literatura encontramos
imagens arquetípicas como a Mãe, o Pai, o Amor, o Medo, o Poder, entre outros.
Sobre o significado de arquétipo, pode-se afirmar que:
Escolher uma resposta.
a. Diz respeito ao
modelo primordial e eterno, que a humanidade vivencia e repete, desde a origem
dos tempos. Correto
b. Corresponde à
personagem presente na narrativa.
c. Diz respeito ao
modelo de caracterização das personagens tidas como exemplares.
d. Diz respeito à
forma como a narrativa se desenvolve e contempla a caracterização das
personagens.
e. Corresponde à
linguagem presente nas obras literárias.
Resposta Correta: Diz respeito ao modelo primordial e eterno, que a
humanidade vivencia e repete, desde a origem dos tempos.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A alternativa está
correta, pois a autora Nelly Novaes Coelho evidencia que as ideias-eixo e a
construção formal baseiam-se em um arquétipo (ou vários) e que a literatura
autêntica se alimenta (consciente ou inconscientemente) do húmus arcaico, ou
melhor, do arquétipo – modelo primordial e eterno, que a humanidade vivencia e
repete, desde a origem dos tempos.
Question 6
Sobre as ideias-eixo, no que diz respeito à busca da identidade, é
correto afirmar que compõem as indicações de leitura as seguintes obras:
O Menino Maluquinho de Ziraldo e Homem não chora de Lúcia Pimentel Góes.
O Menino Quadradinho de Ziraldo e Zé Diferente de Lúcia & Alice
Góes.
As muitas mães de Ariel de Lia Zatz/ Eva Furnari e
Surileia-mãe-monstrinha de Vivina de Assis Viana/ Ana Raquel.
Zeropeia de Flávio de Souza e Letícia Gelli e David acordo cinza de
Mirna Pinsky/ M. José Boaventura.
Maria vai com as outras de Sylvia Orthof e O Gato Pirado de Mirna
Pinsky/ Noemi Ribeiro.
Identifique a alternativa que apresenta as afirmativas que são corretas:
Escolher uma resposta.
a. I, III e IV
estão corretas.
b. Todas as
alternativas estão corretas. Correto
c. I e IV estão
corretas.
d. I, II e V estão
corretas.
e. II e III estão
corretas.
Resposta Correta: Todas as alternativas estão corretas.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A alternativa está
correta, pois todas as obras literárias apresentadas buscam responder à pergunta
“Quem sou eu?”, e tratam da descoberta de que cada um deve assumir sua própria
identidade e dos diferentes pontos de vista que levam às diferentes “verdades”.
Literatura Infantil
Questões para Acompanhamento da Aprendizagem
Questões para Acompanhamento da Aprendizagem
Revisão da tentativa 1
Iniciado em terça, 14 abril
2015, 14:24
Completado em terça,
14 abril 2015, 14:30
Tempo empregado 6 minutos 2
segundos
Question 1
Sobre a essência da poesia, é correto afirmar que:
Escolher uma resposta.
a. É constituída a
partir de um certo modo de ver as imagens.
b. É constituída a
partir de um certo modo de ver as rimas.
c. É constituída a
partir de um certo modo de ver os ritmos.
d. É constituída a
partir de um certo modo de ver as coisas.
Correto
e. É constituída a
partir de um certo modo de ver as palavras.
Resposta correta: É constituída a partir de um certo modo de ver as
coisas.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é a
correta, pois a poesia, em sua essência, é constituída de um certo modo de ver
as coisas, como uma visão que vai além do visível ou do aparente, para captar
algo que nele não se mostra de imediato, mas que lhe é essencial.
Question 2
A autora Nelly Novaes Coelho (2000, p. 222) evidencia no livro-texto a
importância da poesia e a considera como um “o jogo de palavras, o principal
fator de atração que as crianças têm pela poesia, transformada em canto (as
cantigas de ninar, cantigas de roda, lenga-lengas...)”. Nesse sentido, pode-se
compreender que a poesia:
Escolher uma resposta.
a. Exerce fascínio
na criança por se tratar de uma forma literária que contempla a ludicidade por
meio de cantigas. Correto
b. Exerce fascínio
na criança por ser apresentada de forma a contemplar situações da infância.
c. Expressa a
necessidade de uma escuta atenta.
d. É comum à
criança por conter elementos desconhecidos de seu cotidiano.
e. Expressa a
necessidade da criança de ouvir as rimas.
Resposta correta: Exerce fascínio na criança por se tratar de uma forma
literária que contempla a ludicidade por meio de cantigas.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é a
correta, pois a poesia exerce fascínio na criança por se tratar de uma forma literária
que contempla a ludicidade por meio de cantigas que podem fazer parte de seu
cotidiano.
Question 3
A autora Nelly Novaes Coelho (2000, p. 223) esclarece que “Como objeto
de exploração na escola (ou para o grande público), a poesia pode ter certos mediadores
que facilitam sua plena fruição”. Sobre os mediadores na poesia-espetáculo,
pode-se afirmar que:
São considerados como a voz do artista, sua encenação e a posição dos
objetos no palco.
São considerados como a voz do artista, suas posturas e trajes.
São considerados como o espaço cênico, a ambientação musical e as luzes.
São considerados como o espaço cênico, a ambientação musical, as luzes e
a posição das personagens.
São considerados como a voz do artista, sua encenação e a constante
repetição de rimas e ritmos.
Identifique a alternativa que apresenta as afirmativas que são corretas:
Escolher uma resposta.
a. II e IV.
b. Todas estão
corretas.
c. I e III.
d. I e V.
e. II e III. Correto
Resposta correta: II e III.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é a
correta, pois na poesia-espetáculo, os mediadores são a voz do artista, suas
posturas e trajes; o espaço cênico, a ambientação musical, as luzes etc.
Question 4
Nascida em fins do século XIX e expandindo-se nos primeiros anos do
século XX, a poesia infantil brasileira surgiu comprometida com a tarefa
educativa na escola. Nesse sentido, é correto afirmar sobre sua finalidade:
Escolher uma resposta.
a. Corresponde à
possibilidade de formar alunos comprometidos com os ideais de transformação
educacional.
b. Incentiva o
processo de leitura pelos alunos em formação.
c. Demonstra a
tendência do ensino tradicional de formar alunos submissos.
d. Pretendia formar
no aluno o futuro cidadão, caracterizado pelo indivíduo de bons
sentimentos. Correto
e. Estimula a
participação nas tarefas escolares.
Resposta correta: Pretendia formar no aluno o futuro cidadão,
caracterizado pelo indivíduo de bons sentimentos.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta é a opção correta,
pois a poesia infantil brasileira reforçava as convicções de formar o aluno
como futuro cidadão e indivíduo de bons sentimentos. Nesse sentido, havia o
predomínio de poemas narrativos e exemplares que visavam tal formação, como,
por exemplo, ser patriótico, caridoso, generoso, entre outros aspectos.
Question 5
Reforçando a concepção de um indivíduo com bons sentimentos, a autora
Nelly Novaes Coelho (2000, p. 231) evidencia que as poesias contemplavam alguns
clichês “ou modelos estereotipados de pensamento e ação”. Sobre os clichês mais
encontrados também na poesia-prosa, pode-se afirmar que:
Contemplam a linguagem exortativa de “boas maneiras” ou “bons
sentimentos” a serem imitados pelos pequenos.
Contemplam a linguagem “infantilizada” (cheia de inhos e de
exclamações).
Contemplam a idealização da infância como a “idade de ouro” que é logo
perdida.
Contemplam as descrições estereotipadas da paisagem: “o verde
esplendoroso das matas”, “nosso céu primaveril”, “a beleza das paisagens”, “céu
de sonho e encantos mil”, entre outros.
Identifique a alternativa que apresenta as afirmativas que são corretas:
Escolher uma resposta.
a. II e III.
b. Todas as
alternativas estão corretas. Correto
c. I, III e IV.
d. I, II e IV.
e. I, II e III.
Resposta Correta: Todas as alternativas estão corretas.
Resposta Correta: Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A
alternativa está correta, pois a autora Nelly Novaes Coelho apresenta que os
clichês ou lugares-comuns mais encontrados são: a linguagem exortativa de “boas
maneiras” ou “bons sentimentos” a serem imitados pelos pequenos; a linguagem
“infantilizada” (cheia de inhos e de exclamações); a idealização da infância
como a “idade de ouro” que é logo perdida; ou ainda as descrições
estereotipadas da paisagem (“o verde esplendoroso das matas”, “nosso céu
primaveril”, “a beleza das paisagens”, “céu de sonho e encantos mil”, entre
outros).
Question 6
Sobre a nova poesia infantil a partir dos anos 60/70, é correto afirmar
que:
Escolher uma resposta.
a. Possibilita a
expansão e acesso à linguagem poética pelas crianças devido a sua crescente
produção literária.
b. Descobre a
palavra como um jogo, uma brincadeira com a fala, com a pura sonoridade (ritmo,
cadência, onomatopeias, aliterações, refrões, paralelismos, trava-línguas
etc.). Correto
c. Incentiva a
leitura de poesias para as crianças nas escolas por possibilitar o acesso às
produções devido ao “boom” da literatura infantil.
d. Apresenta uma
forma divertida de trabalho com a sonoridade das palavras, centrada nos bons
sentimentos.
e. Propõe a
recitação de poesias em vários locais e situações, além do trabalho já
realizado na esfera educacional.
Resposta Correta: Descobre a palavra como um jogo, uma brincadeira com a
fala, com a pura sonoridade (ritmo, cadência, onomatopeias, aliterações,
refrões, paralelismos, trava-línguas etc.).
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A alternativa está
correta, pois a partir dos anos 70, a poesia infantil descobre a palavra como
um jogo, uma brincadeira com a fala, com a pura sonoridade (ritmo, cadência,
onomatopeias, aliterações, refrões, paralelismos, trava-línguas etc.). A autora
Nelly Novaes Coelho (2000) ressalta ainda o resgate das antigas cantigas de
ninar, de roda, parlendas, lenga-lengas, presentes no folclore do mundo todo.
Um exemplo de produção nessa época são as poesias infantis da Editora
Giroflê-Girafa, fundada em São Paulo, em 1960, exclusivamente dedicada à
literatura para crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário