quinta-feira, 5 de novembro de 2015

literatura

Sobre os gêneros literários, é correto afirmar sobre suas classificações:

Escolher uma resposta.
                a. São constituídos de poesia, sonetos, contos e teatro.             
                b. São constituídos de poesia, ficção e teatro.  Correto
                c. São constituídos de poesia, contos e teatro.
                d. São constituídos de poesia, prosa, contos e ficção.   
                e. São constituídos de poesia, contos, sonetos e teatro.            
Resposta correta: São constituídos de poesia, ficção e teatro.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é a correta, pois os gêneros literários são compostos por poesia, representada pela vivência lírica, pela ficção, representada pela vivência épica, e pelo teatro, representado pela vivência dramática.

Question 2
A autora Nelly Novaes Coelho (2000, p. 163 e 164) evidencia no livro-texto que as “formas básicas da ficção, por sua vez, se diversificam em diferentes categorias, dependendo da natureza do tema, da problemática, da intriga, trama, intencionalidade, etc, da matéria ficcional...”. Neste sentido, pode-se compreender que a literatura infantil pertence ao gênero ficção por:

Escolher uma resposta.
                a. Expressar momentos com a finalidade de mostrar os valores vividos pelas personagens.     
                b. Expressar uma necessidade psicológica de seus leitores/ouvintes, que podem apreciar situações conhecidas.               
                c. Expressar o processo de aprendizagem da vida inicial dos pequenos leitores por considerá-los como seres em formação.  Correto        
                d. Expressar as atitudes das personagens repetidas intencionalmente para ressaltar os acontecimentos.         
                e. Expressar a possibilidade de seus leitores/ ouvintes compreenderem a relação com o mundo social.            
Resposta correta: Expressar o processo de aprendizagem da vida inicial dos pequenos leitores por considerá-los como seres em formação.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é a correta, pois o gênero literário ficção é definido pela autora Nelly Novaes Coelho como toda e qualquer prosa narrativa literária. Além disso, pode se destinar a crianças, que são leitores especiais, considerando-as como seres em formação que estão passando pelo processo de aprendizagem inicial da vida.

Question 3
A autora Nelly Novaes Coelho (2000, p. 165) esclarece que “Fábula (lat. Fari = falar e Gr. Phaó = dizer, contar algo) é a narrativa (de natureza simbólica) de uma situação vivida por animais que alude a uma situação humana e tem por objetivo transmitir certa moralidade”. Sobre as origens das fábulas, pode-se afirmar que:

I) Nascida no Oriente, a fábula será reinventada no Ocidente pelo grego Esopo (séc. VI a.C.) e aperfeiçoada mais tarde pelo escravo romano Fedro (séc. I a.C.), que a enriqueceu estilisticamente.
II) No século XVI, foi reinventada por La Fontaine a partir do modelo latino e do oriental pelos textos do indiano Pilpay.
III) A partir do século XIX, o racionalismo crescente estabeleceu fronteiras entre as formas literárias, e a fábula passou a ser definida como uma história de animais que “prefiguram” os homens, e que tem como finalidade divertir o leitor e ensinar-lhe uma moralidade.
IV) No séc. XVII, ela foi descoberta e reinventada por Leonardo da Vinci, mas sem grande repercussão fora da Itália e ignorada até bem pouco tempo.
V) A partir do século XIX, o cientificismo crescente vai estabelecer fronteiras entre as formas literárias expressando o cotidiano, e a fábula passou a ser definida como uma história que contempla animais e traz ao final uma questão moral.

Identifique a alternativa que apresenta as afirmativas que são corretas:

Escolher uma resposta.
                a. I, II e IV estão corretas.          
                b. Todas estão corretas.             
                c. I, III e IV estão corretas.         
                d. I e V estão corretas. 
                e. I e III estão corretas.  Correto             
Resposta correta: I e III estão corretas.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é a correta, pois as fábulas nasceram no Oriente, depois foram reinventadas no Ocidente pelo grego Esopo no século VI a.C. e aperfeiçoadas mais tarde pelo escravo romano Fedro no século I a.C., que as enriqueceu estilisticamente. A partir do século XIX, o racionalismo crescente estabeleceu fronteiras entre as formas literárias, e a fábula passou a ser definida como uma história de animais que “prefiguram” os homens, e que tem como finalidade divertir o leitor e ensinar-lhe uma moralidade.

Question 4
O conto, tal como surgiu e se desenvolveu desde as origens da tradição popular, se diferencia entre “maravilhoso” e “de fadas”. Sobre o conto de fadas, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.
                a. Cria recursos estilísticos que expressam a visão fantasista do enredo das produções literárias por meio de elementos mágicos.     
                b. Demonstra a tendência do pensamento mágico, expressando a realidade objetiva e a possível realização de sonhos ou ideais das personagens.       
                c. Cria recursos estilísticos que tendem a expressar cada vez com mais rigor a realidade objetiva dos fatos, seres, coisas, situações, etc, que entram como fatores constituintes da matéria literária.       
                d. Corresponde à tendência de se fundir o realismo com a visão fantasista no enredo das produções literárias.               
                e. Corresponde à área dos mitos, e a fada exerce fascínio no leitor, seja criança ou adulto, pela possibilidade da realização dos sonhos ou ideais inerentes à condição humana.  Correto             
Resposta correta: Corresponde à área dos mitos, e a fada exerce fascínio no leitor, seja criança ou adulto, pela possibilidade da realização dos sonhos ou ideais inerentes à condição humana.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta é a opção correta, pois o conto de fada é de natureza espiritual/ ética/ existencial. É originário dos celtas, com heróis e heroínas, cujas aventuras estavam ligadas ao sobrenatural, ao mistério do além-vida e visavam a realização interior do ser humano. Corresponde à área dos mitos, e a fada exerce fascínio no leitor, seja criança ou adulto, pela possibilidade da realização dos sonhos ou ideais inerentes à condição humana.

Question 5
A autora Nelly Novaes Coelho evidencia aspectos que deve contemplar o conto. Sobre as características dos contos maravilhosos e contos de fadas, pode-se afirmar que:

I) Há a presença da metamorfose quando príncipes ou princesas, pobres ou plebeus podem ser encantados por algum ente maléfico, transformando-se, geralmente, em animais (leão, rã, corvo, cisne, pássaro, pomba...).
II) O uso de talismãs ou objetos mágicos auxilia as personagens.
III) Há sempre um mistério, um enigma ou um interdito superlativamente forte para ser superado, decifrado ou vencido pelo herói ou heroína.
IV) As histórias contemplam a repetição de números, principalmente 3 e 7.
V) A intervenção mágica muitas vezes se identifica ou se confunde com a providência divina, com o milagre.

Identifique a alternativa que apresenta as afirmativas que são corretas:

Escolher uma resposta.
                a. I e IV estão corretas.
                b. I, III e IV estão corretas.         
                c. Todas as alternativas estão corretas.  Correto             
                d. II e III estão corretas.              
                e. I, II e V estão corretas.           
Resposta Correta: Todas as alternativas estão corretas.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A alternativa está correta, pois a autora Nelly Novaes Coelho apresenta elementos constantes na estruturação dos contos maravilhosos e dos contos de fadas, como a presença de metamorfoses, assim como o uso de talismãs ou objetos mágicos que auxiliam as personagens durante o desenrolar da história. Contemplam ainda um mistério, um enigma ou um interdito a ser superado. Aparece a repetição de números ligados à simbologia esotérica, por influência das religiões e filosofias antigas. E, por fim, temos a intervenção mágica, que muitas vezes se identifica ou se confunde com a providência divina, assim como um milagre.

Question 6
A autora Nelly Novaes Coelho ressalta que as Facécias também são denominadas como contos “de rir e folgar”, contos cômicos. É correto afirmar que:

Escolher uma resposta.
                a. As narrativas expressam a anedota, o humorismo e situações satíricas.         
                b. As personagens apresentam um espírito de respeito e obediência ao sagrado.         
                c. As personagens demonstram situações de humorismo.        
                d. As narrativas contemplam o humorismo, além de situações imprevistas, materiais e morais.  Correto           
                e. Trata-se de narrativas que abordam a espiritualidade dos deuses de forma humorística.      
Resposta Correta: As narrativas contemplam o humorismo, além de situações imprevistas, materiais e morais.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A alternativa está correta, pois as Facécias também se identificam com os contos jocosos, uma vez que contemplam o humorismo. Entretanto, existem situações imprevistas, materiais e morais que, por essa razão, podem deixar de ter uma finalidade moral devido à imprevisibilidade.
Literatura Infantil
Questões para Acompanhamento da Aprendizagem

Questões para Acompanhamento da Aprendizagem

Revisão da tentativa 1


Iniciado em        terça, 14 abril 2015, 14:05
Completado em              terça, 14 abril 2015, 14:15
Tempo empregado        9 minutos 53 segundos
Question 1
A respeito das pesquisas, no âmbito da Psicanálise ligada à Pedagogia, é correto afirmar sobre as contribuições das imagens:

Escolher uma resposta.
                a. Servem para distrair a criança com a leitura de livros dotados de figuras e com pouco texto.               
                b. Têm tarefa fundamental a cumprir no desenvolvimento infantil, pois dão a possibilidade da criança refletir sobre as atitudes das personagens.   
                c. Servem como um dos mediadores mais eficazes para estabelecer relações de prazer, de descoberta ou de conhecimento entre a criança e o mundo social.            
                d. Têm tarefa fundamental a cumprir para os pequenos leitores, por possibilitar o interesse pela leitura e o conhecimento do mundo físico.             
                e. Servem como um dos mediadores mais eficazes para estabelecer relações de entendimento para o mecanismo da leitura, do prazer e da descoberta do mundo social.  Correto             
Resposta correta: Servem como um dos mediadores mais eficazes para estabelecer relações de entendimento para o mecanismo da leitura, do prazer e da descoberta do mundo social.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, pois as pesquisas no âmbito da Psicanálise provaram que a linguagem das imagens é um dos mediadores mais eficazes entre a criança e o mundo das formas – seres e coisas – que a rodeiam e que ela mal começa a explorar. Devido a esses resultados, pedagogos e educadores tendem a criar situações didáticas em que a criança possa participar do processo de aprendizagem de forma ativa.

Question 2
A autora Nelly Novaes Coelho evidencia que o francês Paul Faucher, tomado pelas novas ideias de orientação pedagógica e recreativa, propôs, a partir dos anos 20, o álbum de figuras para os pequenos leitores. Neste sentido, pode-se compreender que os álbuns de figuras têm por finalidade:

Escolher uma resposta.
                a. Possibilitar o desenvolvimento infantil, além da produção e leitura de textos.            
                b. Ser úteis para exercícios e tarefas escolares que envolvam as histórias, bem como os estudos literários.     
                c. Ser um veículo de educação ativa, capaz de tocar diretamente a imaginação e a inteligência das crianças para a produção de textos e ampliação do domínio da leitura.              
                d. Ser um veículo de educação ativa, capaz de tocar diretamente a imaginação e a inteligência das crianças de maneira muito mais eficaz do que qualquer dos meios usados até então.  Correto       
                e. Ser úteis aos pedagogos e educadores para propor situações de leitura e produção de textos.         
Resposta correta: Ser um veículo de educação ativa, capaz de tocar diretamente a imaginação e a inteligência das crianças de maneira muito mais eficaz do que qualquer dos meios usados até então.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é a correta, pois o álbum de figuras, idealizado por Paul Faucher e desenvolvido por uma equipe de profissionais da Educação, foi concebido como um veículo de educação ativa, opondo-se ao ensino tradicional, pois é capaz de tocar diretamente a imaginação e a inteligência das crianças, sendo considerado um meio bastante eficaz para esta finalidade.

Question 3
A autora Nelly Novaes Coelho (2000, p. 189) afirma que “os Albums Du Père Castor foram criados e estruturados como álbuns-jogos atraentes ao olhar infantil e estimuladores das mais diversas atividades criativas”. Sobre essas finalidades, pode-se afirmar que:

I. Os álbuns de figuras foram criados para distrair as crianças com imagens adequadas.
II. Os álbuns de figuras contemplam a possibilidade da criança se divertir com as imagens.
III. Os álbuns de figuras incluem jogos de percepção ou inteligência, de descoberta das relações entre as coisas.
IV. Os álbuns de figuras apresentam a possibilidade de autoexpressão ou de expressão gestual, de treinamento sensorial ou motriz, etc.
V. Os álbuns de figuras contemplam jogos e cantigas de roda como forma de expressão dos sentimentos das crianças.

Identifique a alternativa que apresenta as afirmativas que são corretas:

Escolher uma resposta.
                a. II e V estão corretas.
                b. I e III estão corretas.
                c. Todas as alternativas estão corretas.
                d. II, III e IV estão corretas.       
                e. III e IV estão corretas.  Correto          
Resposta correta: III e IV estão corretas.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é a correta, pois Paul Faucher ressaltou a finalidade dos álbuns de figuras para as crianças como forma de diversão e aprendizado. Por essa razão, eles incluem jogos de percepção ou inteligência, de descoberta das relações entre as coisas, a possibilidade de autoexpressão ou expressão gestual, de treinamento sensorial ou motriz, etc.

Question 4
A autora Nelly Novaes Coelho apresenta que Paul Faucher, baseado nos estudos e descobertas da Psicologia Experimental, procurou caracterizar as peculiaridades estilísticas de cada livro de suas coletâneas, considerando o estágio de amadurecimento físico e psicológico do provável “leitor”. Sobre as correlações de cada estágio de desenvolvimento da criança, pode-se afirmar que:

I. Os livros com imagens devem provocar o conhecimento ou o reconhecimento de objetos e seres familiares à criança, em seu cotidiano real e comum – brinquedos, móveis, recantos da habitação, bichos, alimentos – a serem designados oralmente pelo nome, e são ideais para o leitor a partir dos 3 anos.
II. Historietas simples, advindas do ambiente familiar, são adequadas ao leitor a partir dos 3 anos. Possuem como característica a possibilidade da criança manipulá-las para formar outras situações ou histórias e contá-las.
III. Na premissa Educação do movimento, precisão do gesto, a matéria constituinte desses álbuns é provinda da experiência vivida concretamente pelas crianças, tanto pelo seu ambiente familiar como em seus jogos infantis, cantigas de roda, danças ou brincadeiras tradicionais.
IV. Durante a fase de aprendizagem da leitura, o momento de consolidação da linguagem, predomina a apresentação de textos extensos com temas fundamentais de interesse das crianças, como comer, dormir, brincar, ter medo, utilizar, agir. São textos elaborados, mas fáceis de decifrar e que, de um livro para outro, vão sendo acrescidos de dificuldades correspondentes às etapas de domínio da leitura.
V. Na fase da leitura total, espera-se que a criança tenha atingido a maturidade exigida pela leitura intensiva das imagens e parcial do texto.

Identifique a alternativa que apresenta as afirmativas que são corretas:

Escolher uma resposta.
                a. I, III e IV estão corretas.         
                b. I e IV estão corretas.               
                c. II e III estão corretas.  Correto             
                d. Todas as alternativas estão corretas.               
                e. II, III e V estão corretas.         
Resposta Correta: II e III estão corretas.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A alternativa está correta, pois Paul Faucher esclarece que, a partir dos 3 anos, são adequadas historietas simples, advindas do ambiente familiar. Possuem como característica a possibilidade da criança manipulá-las para formar outras situações ou histórias e contá-las. Já para a premissa Educação do movimento, precisão do gesto, a matéria constituinte desses álbuns é provinda da experiência vivida concretamente pelas crianças, tanto em seu ambiente familiar como em seus jogos infantis, cantigas de roda, danças ou brincadeiras tradicionais.

Question 5
Sobre o “Atélier Du Père Castor”, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.
                a. Evidenciou que as ilustrações poderiam ser utilizadas por professores e educadores.            
                b. Concentrou-se no estudo dos meios naturais pelos quais a criança adquire os conhecimentos instrumentais.  Correto               
                c. Dedicou-se a pesquisar as influências das ilustrações no desenvolvimento infantil.  
                d. Auxiliou professores e educadores ao comprovar o uso de imagens para divertir a criança. 
                e. Dedicou-se a pesquisar como os professores e educadores poderiam utilizar álbuns de figuras em situações recreativas.       
Resposta correta: Concentrou-se no estudo dos meios naturais pelos quais a criança adquire os conhecimentos instrumentais.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta é a opção correta, pois o Atélier de Paul Faucher tinha como finalidade o estudo dos meios naturais pelos quais a criança adquire os conhecimentos instrumentais, devido a seu ideário naturalista.

Question 6
A partir da citação da autora Nelly Novaes Coelho, na p. 194, “Aderindo à orientação naturalista que dominava o cenário cultural do início do século, Paul Faucher condenou a fábula”, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.
                a. As fábulas são inadequadas ao universo infantil por contemplar animais como personagens.             
                b. As fábulas utilizam animais em seus enredos que contemplam valores considerados inapropriados ao universo infantil.               
                c. As fábulas são consideradas inadequadas por não contemplarem a verdade evidenciada pela literatura realista e naturalista.  Correto      
                d. As fábulas são adequadas para expressar os sentimentos das personagens.              
                e. As fábulas são consideradas parcialmente adequadas ao pequeno leitor por contemplarem parte da verdade objetiva e por desconsiderarem a realidade.    
Resposta Correta: As fábulas são consideradas inadequadas por não contemplarem a verdade evidenciada pela literatura realista e naturalista.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A alternativa está correta, pois as fábulas são consideradas inadequadas para Paul Faucher por não contemplarem a verdade evidenciada pela literatura realista e naturalista. Essa exigência da “verdade” refletiu-se na literatura para crianças, como recusa do maravilhoso e do fantástico.
Literatura Infantil
Questões para Acompanhamento da Aprendizagem

Questões para Acompanhamento da Aprendizagem

Revisão da tentativa 1


Iniciado em        terça, 14 abril 2015, 14:18
Completado em              terça, 14 abril 2015, 14:23
Tempo empregado        5 minutos 48 segundos
Question 1
Sobre o valor psicológico/ pedagógico/ estético/ emocional da linguagem imagem/ texto no livro infantil, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.
                a. Estimula a seleção dos elementos que compõem o todo.     
                b. Contribui para o desenvolvimento da capacidade da criança para a seleção, organização, abstração e síntese dos elementos que compõem o todo. Correto        
                c. Favorece o desenvolvimento da capacidade de organização da criança.         
                d. Contribui para o desenvolvimento da capacidade de síntese pela criança.    
                e. Contribui para o desenvolvimento da capacidade de análise sintética dos elementos que compõem o todo.               
Resposta correta: Contribui para o desenvolvimento da capacidade da criança para a seleção, organização, abstração e síntese dos elementos que compõem o todo.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, pois segundo o que ressalta a autora Nelly Novaes Coelho, a linguagem imagem/ texto no livro infantil contribui para o desenvolvimento da capacidade da criança de selecionar, organizar, abstrair e realizar síntese dos elementos que compõem o todo.

Question 2
A autora Nelly Novaes Coelho (2000, p. 198) evidencia no livro-texto que a “fase de elaboração organizada, durante a qual a criança vai aprendendo a ‘ver’ (e não só olhar) o mundo; vai descobrindo os nomes dos seres que a rodeiam”. Nesse sentido, pode-se compreender com relação à 1ª fase do pré-leitor que:

Escolher uma resposta.
                a. É importante a criança ter contato com o livro infantil.            
                b. É adequado esperar que a criança possa compreender as imagens presentes no livro infantil.           
                c. É imprescindível oferecer à criança livros diversos para que possa olhar as figuras.   
                d. É importante oferecer à criança o contato com o mundo social por meio do livro infantil.  Correto    
                e. É adequado esperar que a criança possa olhar o livro e compreender o enredo da narrativa.              
Resposta correta: É importante oferecer à criança o contato com o mundo social por meio do livro infantil.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, pois a autora Nelly Novaes Coelho esclarece que a categoria Pré-leitor (1ª fase) é a fase da linguagem organizada, durante a qual a criança vai aprendendo a “ver” (e não só olhar) o mundo; vai descobrindo os nomes dos seres e das coisas que a rodeiam. Tal nomeação é fundamental no processo do desenvolvimento perceptivo/ intelectual dos pequenos, à medida que os leva a estabelecer relações de identidade entre a situação representada no livro pelas imagens, o mundo visível e concreto que lhes é familiar (no cotidiano em que vivem) e o mundo invisível da linguagem que eles devem aprender a dominar.

Question 3
Sobre a Coleção “Gato e Rato”, de Mary e Eliardo França, a autora Nelly Novaes Coelho (2000, p. 199) esclarece que o motivo central se mostra de imediato, no título e na ilustração. Sobre a relação imagem e texto, pode-se compreender que:

Escolher uma resposta.
                a. As imagens da capa possibilitam inferir sobre o título e o enredo da história.              
                b. As imagens da capa revelam o problema proposto no enredo da história.    
                c. As imagens e o texto apresentam soluções ao problema da personagem principal.  
                d. As imagens e o texto se inter-relacionam para a compreensão do leitor.  Correto    
                e. As imagens da capa revelam a intenção do autor.     
Resposta correta: As imagens e o texto se inter-relacionam para a compreensão do leitor.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é a correta, pois as imagens e o texto se inter-relacionam para a compreensão do leitor, revelada através do diálogo do texto com as imagens. A Coleção “Gato e Rato” oferece em cada volume uma historieta que se desenvolve, através de uma narrativa visual, centrada em um motivo ou situação que desperta a curiosidade e o interesse da criança.

Question 4
Segundo Nelly Novaes Coelho (2000, p. 212), “a nova literatura infantil é entendida como objeto novo e apresenta uma nova linguagem, resultante da fusão verbal-visual, tão sedutora para os pequenos aprendizages”. Sobre as ideias-eixo, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.
                a. Demonstram a organização visual das obras literárias e a seleção de imagens.            
                b. Correspondem à imposição de ideias, valores, comportamentos, entre outros contemplados nas obras literárias.               
                c. Dizem respeito à coerência orgânica que existe entre as atitudes das personagens e os recursos formais escolhidos pelos autores.          
                d. Correspondem às organizações gráficas e estéticas das obras literárias.        
                e. Dizem respeito à coerência orgânica que existe entre a ideia-eixo e os recursos formais escolhidos pelos autores.  Correto               
Resposta correta: Dizem respeito à coerência orgânica que existe entre a ideia-eixo e os recursos formais escolhidos pelos autores.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta é a opção correta, pois diz respeito à coerência orgânica que existe entre a ideia-eixo (tema, núcleo temático, problemática, subtexto, mensagem-base, intencionalidade maior etc.) e os recursos formais escolhidos pelos autores (escritor e ilustrador, designer etc.).

Question 5
A autora Nelly Novaes Coelho evidencia que na literatura encontramos imagens arquetípicas como a Mãe, o Pai, o Amor, o Medo, o Poder, entre outros. Sobre o significado de arquétipo, pode-se afirmar que:

Escolher uma resposta.
                a. Diz respeito ao modelo primordial e eterno, que a humanidade vivencia e repete, desde a origem dos tempos.  Correto               
                b. Corresponde à personagem presente na narrativa. 
                c. Diz respeito ao modelo de caracterização das personagens tidas como exemplares.
                d. Diz respeito à forma como a narrativa se desenvolve e contempla a caracterização das personagens.            
                e. Corresponde à linguagem presente nas obras literárias.        
Resposta Correta: Diz respeito ao modelo primordial e eterno, que a humanidade vivencia e repete, desde a origem dos tempos.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A alternativa está correta, pois a autora Nelly Novaes Coelho evidencia que as ideias-eixo e a construção formal baseiam-se em um arquétipo (ou vários) e que a literatura autêntica se alimenta (consciente ou inconscientemente) do húmus arcaico, ou melhor, do arquétipo – modelo primordial e eterno, que a humanidade vivencia e repete, desde a origem dos tempos.

Question 6
Sobre as ideias-eixo, no que diz respeito à busca da identidade, é correto afirmar que compõem as indicações de leitura as seguintes obras:

O Menino Maluquinho de Ziraldo e Homem não chora de Lúcia Pimentel Góes.
O Menino Quadradinho de Ziraldo e Zé Diferente de Lúcia & Alice Góes.
As muitas mães de Ariel de Lia Zatz/ Eva Furnari e Surileia-mãe-monstrinha de Vivina de Assis Viana/ Ana Raquel.
Zeropeia de Flávio de Souza e Letícia Gelli e David acordo cinza de Mirna Pinsky/ M. José Boaventura.
Maria vai com as outras de Sylvia Orthof e O Gato Pirado de Mirna Pinsky/ Noemi Ribeiro.
Identifique a alternativa que apresenta as afirmativas que são corretas:

Escolher uma resposta.
                a. I, III e IV estão corretas.         
                b. Todas as alternativas estão corretas.  Correto             
                c. I e IV estão corretas.
                d. I, II e V estão corretas.           
                e. II e III estão corretas.              
Resposta Correta: Todas as alternativas estão corretas.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A alternativa está correta, pois todas as obras literárias apresentadas buscam responder à pergunta “Quem sou eu?”, e tratam da descoberta de que cada um deve assumir sua própria identidade e dos diferentes pontos de vista que levam às diferentes “verdades”.

Literatura Infantil
Questões para Acompanhamento da Aprendizagem

Questões para Acompanhamento da Aprendizagem

Revisão da tentativa 1


Iniciado em        terça, 14 abril 2015, 14:24
Completado em              terça, 14 abril 2015, 14:30
Tempo empregado        6 minutos 2 segundos
Question 1
Sobre a essência da poesia, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.
                a. É constituída a partir de um certo modo de ver as imagens. 
                b. É constituída a partir de um certo modo de ver as rimas.       
                c. É constituída a partir de um certo modo de ver os ritmos.     
                d. É constituída a partir de um certo modo de ver as coisas.  Correto    
                e. É constituída a partir de um certo modo de ver as palavras. 
Resposta correta: É constituída a partir de um certo modo de ver as coisas.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é a correta, pois a poesia, em sua essência, é constituída de um certo modo de ver as coisas, como uma visão que vai além do visível ou do aparente, para captar algo que nele não se mostra de imediato, mas que lhe é essencial.

Question 2
A autora Nelly Novaes Coelho (2000, p. 222) evidencia no livro-texto a importância da poesia e a considera como um “o jogo de palavras, o principal fator de atração que as crianças têm pela poesia, transformada em canto (as cantigas de ninar, cantigas de roda, lenga-lengas...)”. Nesse sentido, pode-se compreender que a poesia:

Escolher uma resposta.
                a. Exerce fascínio na criança por se tratar de uma forma literária que contempla a ludicidade por meio de cantigas.  Correto               
                b. Exerce fascínio na criança por ser apresentada de forma a contemplar situações da infância.             
                c. Expressa a necessidade de uma escuta atenta.          
                d. É comum à criança por conter elementos desconhecidos de seu cotidiano. 
                e. Expressa a necessidade da criança de ouvir as rimas.              
Resposta correta: Exerce fascínio na criança por se tratar de uma forma literária que contempla a ludicidade por meio de cantigas.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é a correta, pois a poesia exerce fascínio na criança por se tratar de uma forma literária que contempla a ludicidade por meio de cantigas que podem fazer parte de seu cotidiano.

Question 3
A autora Nelly Novaes Coelho (2000, p. 223) esclarece que “Como objeto de exploração na escola (ou para o grande público), a poesia pode ter certos mediadores que facilitam sua plena fruição”. Sobre os mediadores na poesia-espetáculo, pode-se afirmar que:

São considerados como a voz do artista, sua encenação e a posição dos objetos no palco.
São considerados como a voz do artista, suas posturas e trajes.
São considerados como o espaço cênico, a ambientação musical e as luzes.
São considerados como o espaço cênico, a ambientação musical, as luzes e a posição das personagens.
São considerados como a voz do artista, sua encenação e a constante repetição de rimas e ritmos.
Identifique a alternativa que apresenta as afirmativas que são corretas:

Escolher uma resposta.
                a. II e IV.             
                b. Todas estão corretas.             
                c. I e III.               
                d. I e V.               
                e. II e III.  Correto           
Resposta correta: II e III.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é a correta, pois na poesia-espetáculo, os mediadores são a voz do artista, suas posturas e trajes; o espaço cênico, a ambientação musical, as luzes etc.

Question 4
Nascida em fins do século XIX e expandindo-se nos primeiros anos do século XX, a poesia infantil brasileira surgiu comprometida com a tarefa educativa na escola. Nesse sentido, é correto afirmar sobre sua finalidade:

Escolher uma resposta.
                a. Corresponde à possibilidade de formar alunos comprometidos com os ideais de transformação educacional.               
                b. Incentiva o processo de leitura pelos alunos em formação.  
                c. Demonstra a tendência do ensino tradicional de formar alunos submissos.  
                d. Pretendia formar no aluno o futuro cidadão, caracterizado pelo indivíduo de bons sentimentos.  Correto   
                e. Estimula a participação nas tarefas escolares.             
Resposta correta: Pretendia formar no aluno o futuro cidadão, caracterizado pelo indivíduo de bons sentimentos.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta é a opção correta, pois a poesia infantil brasileira reforçava as convicções de formar o aluno como futuro cidadão e indivíduo de bons sentimentos. Nesse sentido, havia o predomínio de poemas narrativos e exemplares que visavam tal formação, como, por exemplo, ser patriótico, caridoso, generoso, entre outros aspectos.

Question 5
Reforçando a concepção de um indivíduo com bons sentimentos, a autora Nelly Novaes Coelho (2000, p. 231) evidencia que as poesias contemplavam alguns clichês “ou modelos estereotipados de pensamento e ação”. Sobre os clichês mais encontrados também na poesia-prosa, pode-se afirmar que:

Contemplam a linguagem exortativa de “boas maneiras” ou “bons sentimentos” a serem imitados pelos pequenos.
Contemplam a linguagem “infantilizada” (cheia de inhos e de exclamações).
Contemplam a idealização da infância como a “idade de ouro” que é logo perdida.
Contemplam as descrições estereotipadas da paisagem: “o verde esplendoroso das matas”, “nosso céu primaveril”, “a beleza das paisagens”, “céu de sonho e encantos mil”, entre outros.
Identifique a alternativa que apresenta as afirmativas que são corretas:

Escolher uma resposta.
                a. II e III.             
                b. Todas as alternativas estão corretas.  Correto             
                c. I, III e IV.        
                d. I, II e IV.         
                e. I, II e III.         
Resposta Correta: Todas as alternativas estão corretas.

Resposta Correta: Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A alternativa está correta, pois a autora Nelly Novaes Coelho apresenta que os clichês ou lugares-comuns mais encontrados são: a linguagem exortativa de “boas maneiras” ou “bons sentimentos” a serem imitados pelos pequenos; a linguagem “infantilizada” (cheia de inhos e de exclamações); a idealização da infância como a “idade de ouro” que é logo perdida; ou ainda as descrições estereotipadas da paisagem (“o verde esplendoroso das matas”, “nosso céu primaveril”, “a beleza das paisagens”, “céu de sonho e encantos mil”, entre outros).

Question 6
Sobre a nova poesia infantil a partir dos anos 60/70, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.
                a. Possibilita a expansão e acesso à linguagem poética pelas crianças devido a sua crescente produção literária.               
                b. Descobre a palavra como um jogo, uma brincadeira com a fala, com a pura sonoridade (ritmo, cadência, onomatopeias, aliterações, refrões, paralelismos, trava-línguas etc.).  Correto               
                c. Incentiva a leitura de poesias para as crianças nas escolas por possibilitar o acesso às produções devido ao “boom” da literatura infantil.    
                d. Apresenta uma forma divertida de trabalho com a sonoridade das palavras, centrada nos bons sentimentos.               
                e. Propõe a recitação de poesias em vários locais e situações, além do trabalho já realizado na esfera educacional.               
Resposta Correta: Descobre a palavra como um jogo, uma brincadeira com a fala, com a pura sonoridade (ritmo, cadência, onomatopeias, aliterações, refrões, paralelismos, trava-línguas etc.).

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A alternativa está correta, pois a partir dos anos 70, a poesia infantil descobre a palavra como um jogo, uma brincadeira com a fala, com a pura sonoridade (ritmo, cadência, onomatopeias, aliterações, refrões, paralelismos, trava-línguas etc.). A autora Nelly Novaes Coelho (2000) ressalta ainda o resgate das antigas cantigas de ninar, de roda, parlendas, lenga-lengas, presentes no folclore do mundo todo. Um exemplo de produção nessa época são as poesias infantis da Editora Giroflê-Girafa, fundada em São Paulo, em 1960, exclusivamente dedicada à literatura para crianças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário