1.
Contextualização
e apresentação do lúdico e da brincadeira no desenvolvimento e aprendizagem
humana;
O
Lúdico na fase infantil tem um papel de suma importância, visto que leva as
crianças a interagir no meio em que vive.
Segundo
Piaget (1978), as atividades lúdicas atingem um caráter educativo, tanto na
formação psicomotora, como também na formação da personalidade das crianças. O
lúdico é um instrumento que possibilita as crianças a aprenderem relacionar-se
com outros, promove maior desenvolvimento cognitivo, motor, social e afetivo.
Por
meio do brincar, a criança experimenta, descobre, inventa, adquire habilidades,
além de estimular a criatividade, autoconfiança, curiosidade, autonomia,
proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração
devido à situação de alguns jogos e brincadeiras, consequentemente gerando uma
maturação de novos conhecimentos.
2.
Análise
das possíveis dificuldades que o contexto escolar enfrenta ao trabalhar com a
atividade lúdica e a brincadeira;
As dificuldades encontradas ao
trabalhar as brincadeiras e o lúdico são varias, desde professores
despreparados contaminados pelo sistema até os pais que querem ver resultados
de escrita, menosprezando as brincadeiras não conhecendo a fundo como elas
contribuem para a formação do ser integral.
O professor deve conscientizar das
vantagens do lúdico, adequar a determinadas situações de ensino, utilizando-as
de acordo com suas necessidades. O lúdico é uma importante metodologia, que
pode até contribuir para diminuir os altos índices de fracasso escolar verificados
nas escolas, pois a partir do momento que o aluno se envolve com o aprendizado
as chances de ele fracassar ou desistir da escola diminuem consideravelmente.
No entanto, o verdadeiro sentido da
educação lúdica, só estará garantido se o professor estiver preparado para
realizá-la, tiver conhecimento sobre o assunto e vontade de estar em contínuo
aprendizado, pois trazer atividades que interessem aos alunos demanda pesquisa
e observação das crianças com as quais se trabalha entre outros esforços por
parte do educador. Pois não é só dar qualquer jogo por ser educativo ou propor
uma brincadeira, o professor precisa mediar este processo e mesmo que não
participe efetivamente, deve estar muito atento ao que acontece para saber
aonde intervir.
3.
Reflexão
sobre a importância do lúdico e da brincadeira no contexto escolar;
Podemos observar que o Lúdico é
estimulante para as crianças, pois através dele a criança passa a ter contato
com objetos que a ajudará a desenvolver os seus sentidos.
Assim o lúdico é uma ferramenta
útil e com resultados significativos no processo de ensino aprendizagem,
proporcionando à criança um contato com sentimentos de alegria, sucesso,
realizações de seus desejos, bem como o sentimento de frustração.
Neste contexto é observado que no
momento de brincar a criança aprende de uma forma diferenciada da sala de aula,
onde ficam esperando o comando da professora para realizar as atividades
apostiladas, bem diferentes de quando a professora diz hoje que hoje é dia de
brinquedoteca, todos ficam alegres e eufóricos.
Nenhuma criança brinca só para
passar o tempo, sua escolha é motivada por processos íntimos, desejos,
problemas, ansiedades. O que está acontecendo com a mente da criança determina
suas atividades lúdicas; brincar é sua linguagem secreta, que devemos respeitar
mesmo se não a entendemos. (GARDNEI apud FERREIRA; MISSE; BONADIO, 2004).
4.
Considerações
Finais;
Aprender a valorizar a importância
do lúdico em sala de aula é fundamental para que esta atividade seja cada vez
mais comum e presente nas escolas. E o cabe ao professor o papel principal de
cultivar essa metodologia, em seus planejamentos e plano de aula, levando aos
alunos uma forma mais leve, divertida e prazerosa de aprender.
Através do lúdico a criança tem um
maior desenvolvimento, seja ele cognitivo, motor, social ou afetivo, pois a
criança ao brincar interage com outras crianças, resgata a alegria, se solta
relaxando a mente e corpo ficando mais apto á novos conhecimentos se apropria
de palavras sons e imagens novas a cada instante novos movimentos que vão pouco
a pouco construindo seu aprendizado.
O lúdico vem para ajudar uma
educação que precisa de mudanças, novidades e incentivos. Trazer para as
crianças um aprendizado significativo ao mesmo tempo leve e prazeroso é renovar
a escola, a fazendo deixar de ser um lugar desinteressante.
5.
Referências
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C.; MISSE, C.; BONADIO, S. Brincar na educação infantil é coisa séria.
Atrópolis Umuarama, V.12, nº 4, p.222 – 223.
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Elian Alabi A escola pública e o Lúdico. Disponível em http://www.hottopos.com/videtur18/elian.htm – Acesso em 15 out. 2014.
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Disponível em: http://www.centrorefeducacional.com.br/ludicoint.htm – Acesso em 15 out. 2014.
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PIAGET, J.
A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e
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INHELDER, B. A psicologia da Criança. 10ºed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,
1989. p.135.
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2001 . Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/pee/v5n2/v5n2a07.pdf - Acesso em 15 out. 2014.
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