quinta-feira, 5 de novembro de 2015

1.    Contextualização e apresentação do lúdico e da brincadeira no desenvolvimento e aprendizagem humana;

O Lúdico na fase infantil tem um papel de suma importância, visto que leva as crianças a interagir no meio em que vive.
Segundo Piaget (1978), as atividades lúdicas atingem um caráter educativo, tanto na formação psicomotora, como também na formação da personalidade das crianças. O lúdico é um instrumento que possibilita as crianças a aprenderem relacionar-se com outros, promove maior desenvolvimento cognitivo, motor, social e afetivo.
Por meio do brincar, a criança experimenta, descobre, inventa, adquire habilidades, além de estimular a criatividade, autoconfiança, curiosidade, autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração devido à situação de alguns jogos e brincadeiras, consequentemente gerando uma maturação de novos conhecimentos.

2.    Análise das possíveis dificuldades que o contexto escolar enfrenta ao trabalhar com a atividade lúdica e a brincadeira;

As dificuldades encontradas ao trabalhar as brincadeiras e o lúdico são varias, desde professores despreparados contaminados pelo sistema até os pais que querem ver resultados de escrita, menosprezando as brincadeiras não conhecendo a fundo como elas contribuem para a formação do ser integral.
O professor deve conscientizar das vantagens do lúdico, adequar a determinadas situações de ensino, utilizando-as de acordo com suas necessidades. O lúdico é uma importante metodologia, que pode até contribuir para diminuir os altos índices de fracasso escolar verificados nas escolas, pois a partir do momento que o aluno se envolve com o aprendizado as chances de ele fracassar ou desistir da escola diminuem consideravelmente.
No entanto, o verdadeiro sentido da educação lúdica, só estará garantido se o professor estiver preparado para realizá-la, tiver conhecimento sobre o assunto e vontade de estar em contínuo aprendizado, pois trazer atividades que interessem aos alunos demanda pesquisa e observação das crianças com as quais se trabalha entre outros esforços por parte do educador. Pois não é só dar qualquer jogo por ser educativo ou propor uma brincadeira, o professor precisa mediar este processo e mesmo que não participe efetivamente, deve estar muito atento ao que acontece para saber aonde intervir.

3.    Reflexão sobre a importância do lúdico e da brincadeira no contexto escolar;

Podemos observar que o Lúdico é estimulante para as crianças, pois através dele a criança passa a ter contato com objetos que a ajudará a desenvolver os seus sentidos.
Assim o lúdico é uma ferramenta útil e com resultados significativos no processo de ensino aprendizagem, proporcionando à criança um contato com sentimentos de alegria, sucesso, realizações de seus desejos, bem como o sentimento de frustração.
Neste contexto é observado que no momento de brincar a criança aprende de uma forma diferenciada da sala de aula, onde ficam esperando o comando da professora para realizar as atividades apostiladas, bem diferentes de quando a professora diz hoje que hoje é dia de brinquedoteca, todos ficam alegres e eufóricos.
Nenhuma criança brinca só para passar o tempo, sua escolha é motivada por processos íntimos, desejos, problemas, ansiedades. O que está acontecendo com a mente da criança determina suas atividades lúdicas; brincar é sua linguagem secreta, que devemos respeitar mesmo se não a entendemos. (GARDNEI apud FERREIRA; MISSE; BONADIO, 2004).

4.    Considerações Finais;

Aprender a valorizar a importância do lúdico em sala de aula é fundamental para que esta atividade seja cada vez mais comum e presente nas escolas. E o cabe ao professor o papel principal de cultivar essa metodologia, em seus planejamentos e plano de aula, levando aos alunos uma forma mais leve, divertida e prazerosa de aprender.
Através do lúdico a criança tem um maior desenvolvimento, seja ele cognitivo, motor, social ou afetivo, pois a criança ao brincar interage com outras crianças, resgata a alegria, se solta relaxando a mente e corpo ficando mais apto á novos conhecimentos se apropria de palavras sons e imagens novas a cada instante novos movimentos que vão pouco a pouco construindo seu aprendizado.
O lúdico vem para ajudar uma educação que precisa de mudanças, novidades e incentivos. Trazer para as crianças um aprendizado significativo ao mesmo tempo leve e prazeroso é renovar a escola, a fazendo deixar de ser um lugar desinteressante.

5.      Referências

ALMEIDA, Anne Ludicidade como instrumento pedagógico. Disponível em: http://www.cdof.com.br/recrea22.htm – Acesso em 15.10.14
DALLABONA, Sandra Regina; MENDES, Sueli Maria Schmitt. O Lúdico na Educação Infantil: jogar, brincar, uma forma de educar. Instituto Catarinense de Pós-Graduação - www.icpg.com.br. Disponível em <http://www.posuniasselvi.com.br/artigos/rev04-16.pdf>. Acesso em 15 out. 2014.
FERREIRA, C.; MISSE, C.; BONADIO, S. Brincar na educação infantil é coisa séria. Atrópolis Umuarama, V.12, nº 4, p.222 – 223.
LUCCI, Elian Alabi A escola pública e o Lúdico. Disponível em http://www.hottopos.com/videtur18/elian.htm – Acesso em 15 out. 2014.
NEVES, Lisandra Olinda Roberto. O lúdico nas interfaces das… relações educativas. Disponível em: http://www.centrorefeducacional.com.br/ludicoint.htm – Acesso em 15 out. 2014.
RIZZI, Leonor; HAYDT, Regina Célia. Atividades lúdicas na educação da criança. São Paulo: Ática, 1987.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 3ºed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
PIAGET, J. INHELDER, B. A psicologia da Criança. 10ºed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989. p.135.
VECTORE, Célia; KISHIMOTO, Tizuko M.. Por trás do imaginário infantil: explorando a brinquedoteca. Psicol. Esc. Educ. (Impr.),  Campinas,  v. 5,  n. 2, dez.  2001 .   Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/pee/v5n2/v5n2a07.pdf - Acesso em 15 out. 2014.


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