quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Resenha: Contextualizando as relações de ensino e aprendizagem da língua.
O processo de ensino/aprendizagem de língua portuguesa é alvo de discussão entre os educadores nas ultimas décadas. O fracasso escolar no ensino da língua materna vem levando linguistas brasileiros a interpretar a realidade dos alunos em sala de aula, buscando soluções, e tentando contribuir para o desenvolvimento de novas praticas pedagógicas do ensino de português.
A aquisição da linguagem é feita através de regras, não apenas gramaticais, mas também para conduzir uma conversação, causando aos alunos dificuldade de aprendizagem, com isso o índice de reprovação na disciplina só aumenta. Mas, a linguagem não pode ser encarada pelos professores, apenas como a aquisição de códigos de maneira tradicional, ela é muito mais que isso é através da linguagem que estabelecemos relações sociais entre os indivíduos, que não conseguiríamos a não ser falando. Entendemos que a linguagem não é apenas uma criação de códigos, ao contrario, permite a interação cultural entre os indivíduos e consigo mesmo.
Outro fator importante na aquisição da linguagem é a relação com a escrita, as duas trabalhando juntas, conseguem formar alunos críticos e com isso ele poderá interpretar o que lê e consequentemente terá habilidade para escrever o que pensa.
Contudo, cabe aos professores, de maneira consciente, mudar a sua pratica pedagogia, tornando o ensino da língua portuguesa produtiva e conseguindo alcançar o seu objetivo, deixando claro que, a mudança de atitude do professor é essencial, ele tem que tomar conhecimento da língua enquanto criação viva, pois só assim conseguirá mudar a relação de ensino-aprendizagem.

Referencias Bibliográficas:

Zun, Poliana Bruna e Claudia Raimundo Reyes: O Ensino da Língua Materna, dialogando com Vygotsky e Freire. Ideias e letras 2010.

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