Resenha:
Contextualizando as relações de ensino e aprendizagem da língua.
O processo de ensino/aprendizagem de língua portuguesa é alvo de
discussão entre os educadores nas ultimas décadas. O fracasso escolar no ensino
da língua materna vem levando linguistas brasileiros a interpretar a realidade
dos alunos em sala de aula, buscando soluções, e tentando contribuir para o
desenvolvimento de novas praticas pedagógicas do ensino de português.
A aquisição da linguagem é
feita através de regras, não apenas gramaticais, mas também para conduzir uma
conversação, causando aos alunos dificuldade de aprendizagem, com isso o índice
de reprovação na disciplina só aumenta. Mas, a linguagem não pode ser encarada
pelos professores, apenas como a aquisição de códigos de maneira tradicional,
ela é muito mais que isso é através da linguagem que estabelecemos relações
sociais entre os indivíduos, que não conseguiríamos a não ser falando.
Entendemos que a linguagem não é apenas uma criação de códigos, ao contrario,
permite a interação cultural entre os indivíduos e consigo mesmo.
Outro fator importante na
aquisição da linguagem é a relação com a escrita, as duas trabalhando juntas,
conseguem formar alunos críticos e com isso ele poderá interpretar o que lê e consequentemente
terá habilidade para escrever o que pensa.
Contudo, cabe aos professores,
de maneira consciente, mudar a sua pratica pedagogia, tornando o ensino da
língua portuguesa produtiva e conseguindo alcançar o seu objetivo, deixando
claro que, a mudança de atitude do professor é essencial, ele tem que tomar
conhecimento da língua enquanto criação viva, pois só assim conseguirá mudar a
relação de ensino-aprendizagem.
Referencias Bibliográficas:
Zun,
Poliana Bruna e Claudia Raimundo Reyes: O Ensino da Língua Materna, dialogando
com Vygotsky e Freire. Ideias e letras 2010.
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