quinta-feira, 5 de novembro de 2015

“A Sociologia weberiana e a Educação” - Alonso Bezerra de Carvalho


1)   Como, no contexto da obra de Max Weber, pode ser definida a educação de caráter institucional, racional e burocrático? Qual é a crítica que se pode fazer a esse tipo de educação?

A educação para Max Weber pode ser influenciada pelas mudanças sociais e economicas, mas se define pelo fator histórico.
Para Weber a educação tem que ser voltada para a sociedade e para a personalidade do ser humano, ela tem que ser transformadora e capaz de transformar a sociedade.
A educação hoje está preocupada apenas em formar aluno para o trabalho e esquecendo-se de forma-lo para a sociedade. Os alunos são obrigados a ir para a escola, seguindo um regime passado de pai para filho, eles não sentem interesse em estar em um ambiente onde a sua opiniao não é lavada em conta.
A educação devia ser vista como uma forma de mudar o ser humano e consequentemente a sociedade, como acreditava Max.

2)   Nas visões de Max Weber e, também de Alonso Bezerra de Carvalho, qual o objetivo principal da educação? E qual deve ser o comportamento do professor para que esse objetivo seja alcançado?

O objetivo principal da educação nas visões de Weber e de Alonso Bezerra é proporcionar aos alunos um conteúdo que incentive a liberdade de reflexão. Para isso, é preciso que o professor adote uma ética não partidária na sala de aula, apresentando um conteúdo que não exponha a sua opinião política e, se o fizer que tenha a honestidade de dizer que o está fazendo.
Assim, é de extrema importância que o professor mantenha uma posição "neutra" para que, não só na sala de aula, mas também fora dela, o aluno possa refletir e questionar o que observa, experimenta e decide. Somente assim a conduta do professor estaria condizente com o processo de racionalização de nossa cultura.
Eu entendo que Max defendia a ideia professor pesquisador para formar alunos pesquisadores, levando-os a refletir sobre o que é importante para sua vida e sobre o que se aprende.

O professor tem que estar sempre atento ao que acontece no mundo, buscando sempre novas ideias, assim o professor conseguirá alcançar o seu objetivo.


As ideias de Max Weber, sua trajetória e suas experiências escolares.

1)   Até que ponto você considera que o comportamento desses professores burocráticos-disciplinadores comprometeu a sua formação escolar? Dê detalhes de como, exatamente, eles agiam.

Durante a minha vida escolar, tive professores que presavam a memorização. Desde a 1ª serie, eles agiam como um general em sala. Colocavam a materia na lousa e depois passava questões para nós respondermos. A materia era explicada de maneira rispida e eu tinha medo de perguntar algo e levar um grito, pois era assim que eles agiam.
A avaliação era por meio de provas, tinhamos que responder as questões se eu conseguisse acertar 05 passava de ano se não era reprovada.
Hoje eu sinto enorme dificuldade de entender o que os professores da faculdade explicam e ainda sinto medo de perguntar, eu prefiro levar a duvida para a casa e pesquisar na internet, por medo do professor, e eu sei que esse bloqueio é devido aos professores que tive.

2)   Em que sentido estes professores poderiam ter agido de maneira diferente? Dê exemplos.

Hoje entendo que esses professores deveriam ter agido de forma humanizada, levando em conta o cotidiano do aluno, a sua cultura. Fazer com que o aluno seja pesquisador e consiga com a ajuda do professor construir o seu conhecimento.
 E cabe também ao professor trazer atrativos para o aluno usar a sua criatividade, ter comprensão dos seus educandose velos como centro da educação.


Referências Bibiográficas

Indicação do Capítulo 4 do livro-texto
Sociologia e educação: leituras e interpretações / Alonso Bezerra de Carvalho, Wilton Carlos Lima da Silva (orgs); Alonso Bezerra de Carvalho – São Paulo: Avecamp, 2006.

WEBER, M. Ciência e política: duas vocações. São Paulo: Cultrix, 1995.        


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