“A Sociologia weberiana e a Educação” -
Alonso Bezerra de Carvalho
1) Como, no contexto da obra de Max Weber, pode
ser definida a educação de caráter institucional, racional e burocrático?
Qual é a crítica que se pode fazer a esse tipo de educação?
A educação para Max Weber pode ser
influenciada pelas mudanças sociais e economicas, mas se define pelo fator
histórico.
Para Weber a educação tem que ser voltada
para a sociedade e para a personalidade do ser humano, ela tem que ser
transformadora e capaz de transformar a sociedade.
A educação hoje está preocupada apenas em
formar aluno para o trabalho e esquecendo-se de forma-lo para a sociedade. Os
alunos são obrigados a ir para a escola, seguindo um regime passado de pai para
filho, eles não sentem interesse em estar em um ambiente onde a sua opiniao não
é lavada em conta.
A educação devia ser vista como uma forma de
mudar o ser humano e consequentemente a sociedade, como acreditava Max.
2) Nas visões de Max Weber e, também de Alonso
Bezerra de Carvalho, qual o objetivo principal da educação? E qual deve
ser o comportamento do professor para que esse objetivo seja alcançado?
O objetivo principal da educação nas visões de Weber e de
Alonso Bezerra é proporcionar aos alunos um conteúdo que incentive a liberdade
de reflexão. Para isso, é preciso que o professor adote uma ética não
partidária na sala de aula, apresentando um conteúdo que não exponha a sua
opinião política e, se o fizer que tenha a honestidade de dizer que o está
fazendo.
Assim, é de extrema importância que o professor mantenha
uma posição "neutra" para que, não só na sala de aula, mas também
fora dela, o aluno possa refletir e questionar o que observa, experimenta e
decide. Somente assim a conduta do professor estaria condizente com o processo
de racionalização de nossa cultura.
Eu entendo que Max defendia a ideia professor pesquisador
para formar alunos pesquisadores, levando-os a refletir sobre o que é
importante para sua vida e sobre o que se aprende.
O professor tem que estar sempre atento ao que acontece no mundo, buscando sempre novas ideias, assim o professor conseguirá alcançar o seu objetivo.
As ideias de Max Weber, sua trajetória e suas
experiências escolares.
1) Até que ponto você considera que o
comportamento desses professores burocráticos-disciplinadores comprometeu a sua
formação escolar? Dê detalhes de como, exatamente, eles agiam.
Durante a minha vida escolar, tive professores que
presavam a memorização. Desde a 1ª serie, eles agiam como um general em sala.
Colocavam a materia na lousa e depois passava questões para nós respondermos. A
materia era explicada de maneira rispida e eu tinha medo de perguntar algo e
levar um grito, pois era assim que eles agiam.
A avaliação era por meio de provas, tinhamos que
responder as questões se eu conseguisse acertar 05 passava de ano se não era
reprovada.
Hoje eu sinto enorme dificuldade de entender o que os
professores da faculdade explicam e ainda sinto medo de perguntar, eu prefiro
levar a duvida para a casa e pesquisar na internet, por medo do professor, e eu
sei que esse bloqueio é devido aos professores que tive.
2) Em que sentido estes professores poderiam ter agido de maneira diferente?
Dê exemplos.
Hoje entendo que esses professores deveriam ter agido de forma humanizada,
levando em conta o cotidiano do aluno, a sua cultura. Fazer com que o aluno
seja pesquisador e consiga com a ajuda do professor construir o seu
conhecimento.
E cabe também ao professor trazer
atrativos para o aluno usar a sua criatividade, ter comprensão dos seus
educandose velos como centro da educação.
Referências Bibiográficas
Indicação do Capítulo 4 do livro-texto
Sociologia e educação: leituras e interpretações / Alonso Bezerra de
Carvalho, Wilton Carlos Lima da Silva (orgs); Alonso Bezerra de Carvalho – São
Paulo: Avecamp, 2006.
WEBER, M. Ciência e política: duas vocações. São Paulo: Cultrix, 1995.
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