Projeto Multidisciplinar III
Questões para Acompanhamento da Aprendizagem
O que avaliar? Essa questão é de
fundamental relevância no trabalho pedagógico. Que resposta podemos considerar
ao trabalhar com projetos?
Escolher uma
resposta.
|
|
a. O desempenho do aluno frente a um novo conteúdo que precisa ser
aprendido a partir de provas e testes ao longo de todo o processo, não apenas
ao final de um período.
|
|
|
|
b. O domínio dos conteúdos do currículo definido pela escola e que são
ministrados nas aulas expositivas ou mesmo nos trabalhos realizados em grupo.
|
|
|
|
c. As sucessivas aprendizagens dos alunos, tanto individualmente quanto
de forma coletiva, após a transmissão dos conteúdos pelo professor e até
mesmo por pessoas da comunidade educativa.
|
|
|
|
d. As diversas aprendizagens dos alunos nas várias disciplinas do curso
que, somadas, vão compor um projeto.
|
|
|
|
e. Tanto o objeto a ser avaliado – que compõe o currículo – como a
apropriação dos alunos a partir da interação com tal objeto e com as pessoas
ao longo do desenvolvimento do projeto.
|
Resposta correta: Tanto o objeto a ser avaliado – que
compõe o currículo – como a apropriação dos alunos a partir da interação com
tal objeto e com as pessoas ao longo do desenvolvimento do projeto.
Comentário resposta correta: Parabéns! Esta é a opção correta, já
que os alunos aprendem sobre o objeto do currículo, através inclusive de
diferentes interações com as pessoas durante a realização de um projeto.
Question2
Uma das grandes vantagens ao se trabalhar
com projetos é a oportunidade de propiciar diversas situações diferenciadas
para o desenvolvimento de múltiplas capacidades no aluno, tais como
competências, habilidades, padrões mentais, as inteligências múltiplas, dentre
outras. Por isso, a avaliação deve ser:
Escolher uma
resposta.
|
|
a. Apoiada mais na perspectiva qualitativa, usando como referência como o
aluno se apresentava antes do projeto, durante o seu transcorrer e ao
finalizá-lo.
|
|
|
|
b. Apoiada na avaliação somativa, pois o aluno vai adquirindo e somando
uma série de aprendizagens enquanto desenvolve um projeto.
|
|
|
|
c. Essencialmente usada como instrumento para mensurar quanto o aluno
aprendeu sobre algumas competências, tais como expressão verbal e corporal,
criatividade, liderança, relacionamento interpessoal, equilíbrio emocional,
dentre outras.
|
|
|
|
d. Basicamente formativa, com instrumentos diferenciados para mensuração
da aprendizagem.
|
|
|
|
e. Fundamentada basicamente no aspecto quantitativo, com questões de
múltipla escolha aplicadas em provas ao longo do ano letivo.
|
Resposta correta: Apoiada mais na perspectiva
qualitativa, usando como referência como o aluno se apresentava antes do
projeto, durante o seu transcorrer e ao finalizá-lo.
Comentário resposta correta: Certo, esta é a resposta! O
professor, durante o processo avaliativo, precisa considerar os aspectos
qualitativos da aprendizagem do aluno, analisando-o ao longo de todo o trabalho
desenvolvido.
Question3
Leia essa tirinha:

Fonte: Adão - Folhinha, 11/01/2003
O professor-avaliador precisa
considerar em sua avaliação:
Escolher uma
resposta.
|
|
a. Que todos possuem as mesmas metas a serem atingidas, com o mesmo grau
de domínio.
|
|
|
|
b. Que os alunos partem de ponto comum, seguindo em direção a uma
aprendizagem dos conteúdos de que devem se apropriar com a máxima igualdade
possível.
|
|
|
|
c. Que seu estágio de desenvolvimento é a medida padrão considerada na
mensuração das habilidades e competências do aluno.
|
|
|
|
d. A particularidade do outro, suas competências, seu referencial, como
se relaciona com o objeto do conhecimento e com as demais pessoas.
|
|
|
|
e. A sua própria experiência, suas habilidades e possibilidades para, a
partir daí, mensurar o outro.
|
Resposta correta: A particularidade do outro, suas competências,
seu referencial, como se relaciona com o objeto do conhecimento e com as demais
pessoas.
Comentário resposta correta: Ótimo, essa resposta é a correta! Um
avaliador precisa sempre considerar o referencial do outro, as suas
características e possibilidades.
Question4
Avaliar não é tarefa fácil,
exatamente por seu alto nível de subjetividade. Isso significa que:
Escolher uma
resposta.
|
|
a. Ao conhecer melhor os alunos, o professor poderá estabelecer um padrão
comum para todos atingirem, desconsiderando a subjetividade.
|
|
|
|
b. Se o professor tiver claros quais aspectos deseja avaliar, o processo
será justo.
|
|
|
|
c. A subjetividade sempre fará parte do processo avaliativo, e o
professor precisa lembrar-se de considerá-la ao avaliar os alunos, cada um
com suas diferentes qualidades.
|
|
|
|
d. Com muito empenho, o professor pode se livrar da subjetividade e
avaliar de forma totalmente isenta.
|
|
|
|
e. A capacidade dos alunos pode ser medida de forma clara, sem
interferência da subjetividade do professor-avaliador.
|
Resposta correta: A subjetividade sempre fará parte do
processo avaliativo, e o professor precisa lembrar-se de considerá-la ao
avaliar os alunos, cada um com suas diferentes qualidades.
Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta,
pois a subjetividade não pode ser totalmente excluída do processo avaliativo. E
que o professor precisa estar atento para que a subjetividade não domine a
avaliação.
Question5
Segundo o Buck Institute for
Education (2008), trabalhos de pesquisa tradicionais, provas ou redações podem
ser usados na ABP, sem esquecer que:
Escolher uma
resposta.
|
|
a. É de grande importância também que o professor opte por instrumentos
usados essencialmente na avaliação somativa, já que a formativa não atende
bem o trabalho feito na ABP.
|
|
|
|
b. Nenhuma das demais alternativas está correta.
|
|
|
|
c. Esses instrumentos avaliativos abarcam tudo o que o professor precisa
considerar no processo de avaliação.
|
|
|
|
d. Os projetos também precisam incluir avaliações que revelem os
resultados da ABP ligados ao processo. Dessa forma, poderão medir tanto o
conhecimento do conteúdo como os hábitos mentais e as habilidades.
|
|
|
|
e. Um plano de avaliação analisa os resultados do projeto que não se
ligam aos padrões de conteúdo, às habilidades e aos hábitos mentais.
|
Resposta correta: Os projetos também precisam incluir
avaliações que revelem os resultados da ABP ligados ao processo. Dessa forma,
poderão medir tanto o conhecimento do conteúdo como os hábitos mentais e as
habilidades.
Comentário resposta correta: Isso mesmo, esta é a opção correta!
Considerar que conteúdo, hábitos mentais e habilidades são objetos de
investigação e avaliação na ABP é imprescindível, mesmo que o professor opte
por instrumentos avaliativos aparentemente tradicionais.
Question6
Dentre os vários produtos que podem
ser usados como instrumento avaliativo na ABP, estão basicamente:
Escolher uma
resposta.
|
|
a. As provas e testes individuais.
|
|
|
|
b. As provas e testes em grupo e com consulta, momentos nos quais o aluno
pode se relacionar com os novos conteúdos.
|
|
|
|
c. Os modelos, exposições, apresentações, maquetes e demais trabalhos
feitos ao longo de um projeto.
|
|
|
|
d. As apresentações orais a partir de questões levantadas pelo professor.
|
|
|
|
e. As listas de exercícios, usadas como base para os estudos anteriores à
prova final.
|
Resposta correta: Os modelos, exposições,
apresentações, maquetes e demais trabalhos feitos ao longo de um projeto.
Comentário resposta correta: Parabéns, esta é a resposta! Esses
instrumentos servem como referenciais para a avaliação por darem a oportunidade
de o aluno mostrar a sua relação com o conteúdo e também com os hábitos mentais
e habilidades desenvolvidas.
|
Iniciado em
|
quarta, 15 abril
2015, 14:14
|
|
Completado em
|
quarta, 15 abril
2015, 14:18
|
|
Tempo empregado
|
4 minutos 28
segundos
|
Question1
Qual o maior objetivo do mapeamento
de um projeto?
Escolher uma resposta.
|
|
a. Traçar um roteiro que revele as diversas tarefas a serem executadas.
|
|
|
|
b. Apresentar as etapas do projeto através da realização das várias
tarefas.
|
|
|
|
c. Listar as diversas tarefas exigidas ao longo do projeto.
|
|
|
|
d. Apontar para os produtos que cada uma das tarefas vai gerar.
|
|
|
|
e. Direcionar e apoiar os alunos durante a criação de produtos no
projeto.
|
Resposta correta: Direcionar e apoiar os alunos durante
a criação de produtos no projeto.
Comentário resposta correta: Parabéns! Esta é a opção correta, já
que os alunos precisam ser orientados, direcionados e apoiados durante a
criação dos produtos de um projeto.
Question2
Segundo o Buck Institute for
Education (2008), há passos fundamentais para o mapeamento de um projeto que
ficam a cargo do professor, a saber:
Escolher uma resposta.
|
|
a. Organizar o projeto; decidir como realizar as atividades; reunir
recursos e elaborar um roteiro visual.
|
|
|
|
b. Organizar provas e atividades; decidir como envolver as famílias;
reunir recursos e elaborar a apresentação final.
|
|
|
|
c. Organizar tarefas e atividades; finalizar o projeto; reunir recursos e
elaborar um roteiro visual.
|
|
|
|
d. Organizar tarefas e atividades; decidir como lançar o projeto; reunir
recursos e elaborar um roteiro visual.
|
|
|
|
e. Organizar os recursos; decidir sobre a apresentação final; reunir
recursos e elaborar um roteiro visual.
|
Resposta correta: Organizar tarefas e atividades;
decidir como lançar o projeto; reunir recursos e elaborar um roteiro visual.
Comentário resposta correta: Certo, esta é a resposta! Esses
quatro tópicos, segundo o livro-texto, são importantes e fundamentais para o
professor fazer o mapeamento de um projeto.
Question3
Organizar tarefas e atividades dentro
de um projeto requer:
Escolher uma resposta.
|
|
a. Que o professor faça o detalhamento das tarefas auxiliando na previsão
dos recursos necessários para os alunos.
|
|
|
|
b. Que cada tarefa seja exposta pelo professor indicando o que o aluno
deve fazer, como deve fazer e em qual data.
|
|
|
|
c. Que o aluno escolha qual tarefa ou atividade prefere desenvolver.
|
|
|
|
d. Que o professor indique a ordem das tarefas a serem cumpridas com a
previsão dos recursos necessários para os alunos.
|
|
|
|
e. Que cada aluno decida de forma individual o que deseja realizar dentro
do projeto, respeitando o cronograma.
|
Resposta correta: Que o professor faça o detalhamento
das tarefas auxiliando na previsão dos recursos necessários para os alunos.
Comentário resposta correta: Ótimo, esta resposta é a correta!
Organizar atividades e tarefas num projeto requer que o professor as esclareça
através do detalhamento, subdivindo uma tarefa em outras que poderão ser mais
ou menos especificadas. Dessa forma, os alunos serão orientados, ajudados na
previsão dos recursos necessários.
Question4
No trabalho com a Aprendizagem
Baseada em Projetos, há duas formas de lançar um novo projeto: através dos
eventos de lançamento e dos documentos de lançamento. As características dessas
formas são:
Escolher uma resposta.
|
|
a. Eventos de lançamento são aqueles nos quais uma ação anterior envolve
os alunos, induzindo à reflexão. Os documentos de lançamento se compõem de
diversas atividades, culminando com uma prova final.
|
|
|
|
b. Eventos de lançamento são aqueles nos quais uma ação anterior envolve
os professores que trabalham nos projetos. Os documentos de lançamento são os
relatórios e registros do trabalho realizado.
|
|
|
|
c. Eventos de lançamento são aqueles nos quais uma ação anterior envolve
os alunos, provoca a análise e a reflexão. Os documentos de lançamento se
compõem da construção de cenários nos quais uma questão é levantada.
|
|
|
|
d. Eventos de lançamento são aqueles nos quais os professores das várias
disciplinas apresentam uma questão norteadora. Os documentos de lançamento
são as apresentações finais realizadas pelos alunos.
|
|
|
|
e. Eventos de lançamento são aqueles nos quais toda comunidade educativa
é envolvida num grande evento. Os documentos de lançamento se compõem da
construção de cenários e na proposta de uma questão central.
|
Resposta correta: Eventos de lançamento são aqueles nos
quais uma ação anterior envolve os alunos, provoca a análise e a reflexão. Os
documentos de lançamento se compõem da construção de cenários nos quais uma
questão é levantada.
Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é a correta,
diferenciando os dois tipos de lançamento de um projeto para os alunos.
Qualquer que seja a opção do professor, o importante é que os alunos sejam
orientados para compreenderem rapidamente a abrangência do projeto, as diversas
aprendizagens necessárias e as avaliações que serão feitas.
Question5
Em todo projeto, há a necessidade de
reunir recursos. O Buck Institute for Education (2008) distingue três tipos
diferentes de recursos:
Escolher uma resposta.
|
|
a. Tecnológicos, humanos e financeiros.
|
|
|
|
b. Suprimentos, instrumentos tecnológicos e recursos de informações.
|
|
|
|
c. Recursos pessoais, tecnológicos e recursos financeiros.
|
|
|
|
d. Suprimentos, acadêmicos e recursos de informações.
|
|
|
|
e. Recursos educativos, formativos e tecnológicos.
|
Resposta correta: Suprimentos, instrumentos tecnológicos
e recursos de informações.
Comentário resposta correta: Isso mesmo, esta é a opção correta!
Ao planejar como reunir recursos de diferentes ordens, o professor prevê o
gerenciamento de todas as tarefas.
Question6
É importante elaborar um roteiro
visual (como um fluxograma ou diagrama) para acompanhar um projeto porque:
Escolher uma resposta.
|
|
a. Os professores envolvidos podem acompanhar o projeto de forma mais
efetiva. Um roteiro visual traz os marcos do projeto e as futuras atividades.
|
|
|
|
b. Sua visualização, identificação e acompanhamento são fáceis. O roteiro
visual traz claramente os marcos do projeto e as importantes atividades a
serem desenvolvidas nos prazos previstos.
|
|
|
|
c. Os alunos podem acompanhar todas as etapas do projeto. O cronograma
apresenta as tarefas que já foram executadas.
|
|
|
|
d. As pessoas que estão de fora do projeto podem acompanhá-lo verificando
os prazos e o desenvolvimento detalhado de cada etapa.
|
|
|
|
e. A visualização e o acompanhamento do projeto ficam comprometidos. Um
roteiro auxilia o professor a decidir pelas tarefas mais importantes.
|
Resposta correta: Sua visualização, identificação e
acompanhamento são fáceis. O roteiro visual traz claramente os marcos do
projeto e as importantes atividades a serem desenvolvidas nos prazos previstos.
Comentário resposta correta: Parabéns, esta é a resposta! Um
fluxograma ou um diagrama permitem o acompanhamento por todos os atores
envolvidos, é de fácil e rápida visualização, apontando inclusive os prazos
determinados.
© Direitos reservados - Proibida a
reprodução total ou parcial deste site ou de suas publicações
sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional. - Termos de uso do site
sem o prévio consentimento, por escrito, da Anhanguera Educacional. - Termos de uso do site
·
|
Iniciado em
|
quarta, 15 abril
2015, 14:20
|
|
Completado em
|
quarta, 15 abril
2015, 14:24
|
|
Tempo empregado
|
4 minutos 29
segundos
|
Question1
Ao formar grupos para o trabalho, o
professor deve ter em mente duas questões principais:
Escolher uma
resposta.
|
|
a. Quem formará os grupos? Como avaliar o que os grupos realizam?
|
|
|
|
b. Por que formar grupos? O que os grupos precisam realizar?
|
|
|
|
c. Qual o tema do projeto? O que os grupos precisam realizar?
|
|
|
|
d. Quem vai orientar os grupos? Como os grupos vão se apresentar?
|
|
|
|
e. Por que formar grupos? Qual o cronograma para a realização das
tarefas?
|
Resposta correta: Por que formar grupos? O que os
grupos precisam realizar?
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta é a
opção correta, já que, se o professor souber para que os alunos foram
agrupados, que tipo de tarefa precisarão desempenhar no grupo, será mais fácil
obter sucesso. O professor deve levar em conta os objetivos do projeto como um
todo, os objetivos de cada tarefa e o perfil de seus alunos.
Question2
Agrupar os alunos de forma
heterogênea significa:
Escolher uma
resposta.
|
|
a. Formar grupos com alguns alunos com melhor desempenho acadêmico,
juntamente com outros menos bem-sucedidos.
|
|
|
|
b. Formar grupos com alguns alunos de faixa etária distinta.
|
|
|
|
c. Formar grupos com alunos considerando a mesma faixa etária.
|
|
|
|
d. Formar grupos distintos, de modo que uns tenham alunos com melhor
desempenho acadêmico, e outros alunos menos bem-sucedidos.
|
|
|
|
e. Formar grupos com alunos sem usar o critério de desempenho acadêmico.
|
Resposta correta: Formar grupos com alguns alunos com
melhor desempenho acadêmico, juntamente com outros menos bem-sucedidos.
Comentário sobre a resposta correta: Certo, esta é a
resposta! Formar grupos heterogêneos no desenvolvimento de um projeto significa
mesclar alunos com maior e menor desempenho acadêmico. Isso promove e estimula
o grupo como um todo, sem prejudicar os mais adiantados.
Question3
Sobre o uso da tecnologia no projeto,
podemos afirmar que:
Escolher uma
resposta.
|
|
a. Um recurso tecnológico, quando aplicado dentro do projeto, não precisa
necessariamente levar em conta a necessidade de o aluno ter domínio sobre
ele.
|
|
|
|
b. O que vai nortear de que forma a tecnologia será usada é a essência do
projeto – esse é o foco.
|
|
|
|
c. Um projeto, para ser bem-sucedido, requer tecnologia para ser
desenvolvido ou até mesmo apresentado.
|
|
|
|
d. Um projeto precisa incluir o uso da tecnologia da informação.
|
|
|
|
e. O professor deve avaliar as formas de a tecnologia tornar os projetos
mais efetivos, podendo usá-la indiscriminadamente.
|
Resposta correta: O que vai nortear de que forma a
tecnologia será usada é a essência do projeto – esse é o foco.
Comentário resposta correta: Ótimo, essa resposta é a correta!
Muitas vezes, o que vemos é o foco na tecnologia, como se esta fosse a
finalidade, e não no uso da tecnologia para um objetivo maior, que é o conteúdo
do próprio projeto.
Question4
Além das tarefas para gerenciar um
projeto com sucesso, o Buck Institute for Education (2008) apresenta também
quatro passos fundamentais para realizar tal gerenciamento, que são:
Escolher uma
resposta.
|
|
a. Compartilhar os objetivos do projeto com os alunos; usar relatórios de
aproveitamento dos alunos e planejar a avaliação.
|
|
|
|
b. Apresentar os materiais do projeto; usar ferramentas de resolução de
problemas; usar pontos de verificação e de referência e planejar a avaliação
e a reflexão.
|
|
|
|
c. Compartilhar os objetivos do projeto com os alunos; usar ferramentas
de resolução de problemas; usar pontos de verificação e de referência e
planejar a avaliação e a reflexão.
|
|
|
|
d. Determinar os objetivos do projeto; apresentar ferramentas de
resolução de problemas; indicar os pontos de verificação e planejar a
avaliação.
|
|
|
|
e. Estabelecer os objetivos do projeto; usar ferramentas de resolução de
problemas; usar pontos de referência e planejar a avaliação.
|
Resposta correta: Compartilhar os objetivos do projeto
com os alunos; usar ferramentas de resolução de problemas; usar pontos de
verificação e de referência e planejar a avaliação e a reflexão.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta
resposta é a correta, apresentando os quatro passos fundamentais para o
professor gerenciar um projeto junto aos alunos.
Question5
Para gerenciar bem um processo, é
importante que o professor monitore e regule o comportamento dos alunos. Para
tal, espera-se que o professor oriente os alunos, principalmente através das
seguintes ações:
Escolher uma
resposta.
|
|
a. Indicar as fontes para coletar dados, as formas de acompanhar a
realização de tarefas etc.
|
|
|
|
b. Regular de que forma as tarefas são executadas, controlar o uso de
materiais e suprimentos etc.
|
|
|
|
c. Controlar o uso de materiais e suprimentos, favorecer a interação
entre os alunos e incentivar a participação dos pais.
|
|
|
|
d. Acompanhar a gestão do tempo, apontar como vão realizar as tarefas,
controlar o uso de materiais e suprimentos etc.
|
|
|
|
e. Apontar os limites e a gestão do tempo, as formas de acompanhar a
realização de tarefas, controlar o uso de materiais e suprimentos etc.
|
Resposta correta: Apontar os limites e a gestão do
tempo, as formas de acompanhar a realização de tarefas, controlar o uso de
materiais e suprimentos etc.
Comentário sobre a resposta correta: Isso mesmo, esta é
a opção correta! Através dessas ações, o professor monitora e regula o
comportamento dos alunos durante o desenvolvimento de um projeto.
Question6
Para formar grupos ao longo do
desenvolvimento de um projeto, o professor deve:
Escolher uma
resposta.
|
|
a. Escolher formas homogêneas de agrupamentos, sem incluir tarefas a
serem desenvolvidas individualmente.
|
|
|
|
b. Organizar os grupos no início dos trabalhos e mantê-los ao longo de
todo o projeto, até a finalização. O novo grupo será formado a partir de um
novo projeto, sempre visando a melhor aprendizagem possível.
|
|
|
|
c. Oferecer diversas possibilidades de formação de grupos semanalmente,
para que os alunos escolham a que julgarem mais pertinente para cada tarefa.
|
|
|
|
d. Ter muita flexibilidade, considerando as diferentes maneiras para
formar grupos, visando otimizar tanto o trabalho com procedimentos e atitudes
dos alunos como a própria aprendizagem.
|
|
|
|
e. Montar grupos cristalizados, fixos. Isso contribui para a segurança
dos alunos, que saberão em qual grupo trabalharão, sem inconstâncias.
|
Resposta correta: Ter muita flexibilidade, considerando
as diferentes maneiras para formar grupos, visando otimizar tanto o trabalho
com procedimentos e atitudes dos alunos como a própria aprendizagem.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns, esta é a
resposta! A formação de grupos sem homogeneidade, que sejam flexíveis e visem a
melhor realização possível das tarefas e, consequentemente, a melhor
aprendizagem, é o grande objetivo do trabalho em grupo.
|
Iniciado em
|
quarta, 15 abril
2015, 14:25
|
|
Completado em
|
quarta, 15 abril
2015, 14:28
|
|
Tempo empregado
|
3 minutos 1
segundo
|
Question1
O uso do processofólio favorece o
envolvimento:
Escolher uma
resposta.
|
|
a. Dos alunos, além da possibilidade de o professor acompanhar o processo
de aprendizagem dos alunos de forma coletiva, inseridos dentro do grupo.
|
|
|
|
b. Da direção e da coordenação da escola, já que organiza todas as
atividades avaliativas do aluno.
|
|
|
|
c. Dos alunos mais envolvidos e ativos, contando com a possibilidade de o
professor acompanhar o processo de aprendizagem.
|
|
|
|
d. Dos pais na seleção das melhores atividades, tarefas e registros que
os filhos desenvolverão posteriormente fora do espaço escolar.
|
|
|
|
e. Dos alunos, além da possibilidade de o professor acompanhar o processo
de aprendizagem de cada um de forma individual, mesmo quando os trabalhos são
produzidos em grupo.
|
Resposta correta: Dos alunos, além da possibilidade de
o professor acompanhar o processo de aprendizagem de cada um de forma
individual, mesmo quando os trabalhos são produzidos em grupo.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta é a
opção correta, indicando uma das grandes vantagens e dos diferenciais de
elaborar um processofólio com os alunos.
Question2
Um processofólio se baseia em um
portfólio, mas se diferencia deste por:
Escolher uma
resposta.
|
|
a. Permitir que o aluno o leve para casa, compartilhando-os com os
familiares.
|
|
|
|
b. Ser mais restrito quanto às avaliações que comporta.
|
|
|
|
c. Centrar-se na prática diária, sem necessidade de registros elaborados.
|
|
|
|
d. Não se restringir a coletar e apresentar o processo.
|
|
|
|
e. Diversificar as atividades e tarefas centradas nos procedimentos.
|
Resposta correta: Não se restringir a coletar e
apresentar o processo.
Comentário sobre a resposta correta: Certo, esta é a
resposta! Um processofólio, além de apresentar as diversas atividades, as
costura e relaciona, trazendo também o cronograma com todo o desenvolvimento
dos trabalhos interligados, relacionados entre si.
Question3
Podemos definir portfólio como um
instrumento que:
Escolher uma resposta.
|
|
a. Permite sistematizar as diversas atividades desenvolvidas pelo aluno
para serem posteriormente expostas ou apresentadas aos pais.
|
|
|
|
b. Possibilita a avaliação mais justa do professor, uma vez que cada
aluno constrói e elabora o seu de forma individual.
|
|
|
|
c. Compõe uma coleção de trabalhos realizados, sem permitir que o
professor ou outro observador externo acompanhe seu desenvolvimento.
|
|
|
|
d. Organiza e sistematiza todos os registros feitos pelo professor e
absorvidos pelos alunos.
|
|
|
|
e. Permite organizar as diversas atividades desenvolvidas pelo aluno,
além de possibilitar que um observador externo acompanhe o desenvolvimento
durante todo o processo.
|
Resposta correta: Permite organizar as diversas
atividades desenvolvidas pelo aluno, além de possibilitar que um observador
externo acompanhe o desenvolvimento durante todo o processo.
Comentário sobre a resposta correta: Ótimo, esta
resposta é a correta! Um portfólio fornece uma série de informações sobre um
trabalho específico. Compõe-se basicamente de uma coleção dos trabalhos
realizados, permitindo que o professor acompanhe o processo, além de ajudar o
aluno a desenvolver e aprimorar a habilidade de avaliar seu próprio trabalho.
Question4
O mais marcante diferencial do processofólio
é:
Escolher uma
resposta.
|
|
a. A possibilidade de juntar de modo visual e integrado as mais variadas
avaliações de todas as disciplinas que compõem o currículo escolar do ano em
questão.
|
|
|
|
b. Informar à comunidade educativa e aos demais atores envolvidos no
processo como estão se desenvolvendo as diversas tarefas para responder à
questão orientadora do projeto em questão.
|
|
|
|
c. A imobilidade que fornece ao aluno dentro do trabalho diário num
projeto, oferecendo ao professor indícios para realimentar o processo de
ensino-aprendizagem.
|
|
|
|
d. A relativa mobilidade dada ao professor e ao aluno, buscando apontar
para a sequência das tentativas na busca das respostas à questão orientadora.
|
|
|
|
e. A ampla mobilidade e possibilidade que fornece ao professor para
identificar a sequência das tentativas, possibilitando que ele realimente o
processo na elaboração constante, na busca das melhores respostas à questão
orientadora.
|
Resposta correta: A ampla mobilidade e possibilidade
que fornece ao professor para identificar a sequência das tentativas,
possibilitando que ele realimente o processo na elaboração constante, na busca
das melhores respostas à questão orientadora.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta é a
resposta que apresenta o grande diferencial de um processofólio, com suas
características definidas quanto à possibilidade de elaboração e reelaboração
do processo de ensino-aprendizagem.
Question5
Para Gardner (2000), os alunos devem
produzir um acervo dinâmico, composto de:
Escolher uma
resposta.
|
|
a. Todos os instrumentos realizados, coletados e produzidos, tais como
trabalhos, hipóteses, comparações, rascunhos e observações, atividades
avaliativas, conceitos, hipóteses etc. Tais documentos podem ser produzidos
tanto pelo grupo como pelo aluno de forma individual.
|
|
|
|
b. Alguns instrumentos mais significativos selecionados a partir do
imenso leque de tarefas que foram desenvolvidas para responder à questão
orientadora.
|
|
|
|
c. Instrumentos reformulados e corrigidos pelo professor e demais
registros indicativos dos avanços do aluno, tanto inserido no grupo como
individualmente.
|
|
|
|
d. Avaliações realizadas pelo aluno, tanto individuais como as feitas em
grupo, que demonstrem a evolução da aprendizagem ao longo de todo o processo
de desenvolvimento do projeto.
|
|
|
|
e. Cronogramas de acompanhamento do processo como um todo, com as devidas
avaliações de cada etapa do trabalho individual do aluno.
|
Resposta correta: Todos os instrumentos realizados,
coletados e produzidos, tais como trabalhos, hipóteses, comparações, rascunhos
e observações, atividades avaliativas, conceitos, hipóteses etc. Tais
documentos podem ser produzidos tanto pelo grupo como pelo aluno de forma
individual.
Comentário sobre a resposta correta: Isso mesmo, esta é
a opção correta! Através de todos os instrumentos é possível compor o acervo
dinâmico do aluno.
Question6
A Aprendizagem Baseada em Projetos
tem como característica:
Escolher uma
resposta.
|
|
a. O desenvolvimento de habilidades especiais nas três instâncias dos
conteúdos – conceituais, procedimentais e atitudinais – a partir de práticas
tradicionais e padronizadas.
|
|
|
|
b. A realização de várias e múltiplas tarefas em diversas disciplinas do currículo,
que posteriormente são unidas com um título comum.
|
|
|
|
c. A intensa atividade dos alunos, envolvendo-os na realização de
múltiplas e diferenciadas tarefas, desenvolvendo habilidades especiais que
visam otimizar a aprendizagem significativa.
|
|
|
|
d. A promoção de práticas de avaliação centradas em moldes tradicionais,
uma vez que estes já foram amplamente testados, configurando-se, assim, como
mais seguros.
|
|
|
|
e. A ação individual do aluno no desenvolvimento dos trabalhos,
respeitando assim seu ritmo e características particulares.
|
Resposta correta: A intensa atividade dos alunos,
envolvendo-os na realização de múltiplas e diferenciadas tarefas, desenvolvendo
habilidades especiais que visam otimizar a aprendizagem significativa.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns, esta é a
resposta! A aprendizagem significativa se constitui como um dos grandes
diferenciais do trabalho com projetos e é obtida essencialmente através da
participação e do envolvimento do aluno na realização de múltiplas e
diferenciadas tarefas, desenvolvendo habilidades especiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário