quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Novas tecnologias aplicadas a educação aula 04.

Leia a frase:
“As tecnologias nos ajudam a realizar o que já fazemos ou desejamos, Se somos pessoas abertas, elas nos ajudam a ampliar a nossa comunicação; se somos fechadas, ajudam a nos controlar mais. Se temos propostas inovadoras, facilitam a mudança”. Assinale a alternativa correta:
Escolher uma resposta.
a. As novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) têm aplicações específicas, o que restringe seu uso em algumas áreas do conhecimento.
b. As novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) atrapalharão, necessariamente, o processo educacional
c. As novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) devem ter um uso bem controlado e formalizado pelos gestores das escolas
d. As novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) resolverão todos os problemas da educação
e. Com as novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) temos grandes oportunidades educacionais Correto
Resposta correta: Com as novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) temos grandes oportunidades educacionais.
Comentário para resposta correta: Correto! As NTIC são capazes de promover grandes oportunidades.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question2
Notas: 1
Leia a frase:
“Estamos deslumbrados com o computador e a Internet na escola e vamos deixando de lado a televisão e o vídeo, como se já estivessem ultrapassados, não fossem mais tão importantes ou como se já dominássemos sua linguagem em sua utilização na educação”. Assinale a alternativa correta:
Escolher uma resposta.
a. O aproveitamento de computadores e da Internet é um desafio para a escola, assim como foi (e ainda é) o aproveitamento de vídeos Correto
b. A escola tem facilidade de aproveitar computadores e Internet assim como teve facilidade de aproveitar o vídeo
c. A linguagem do vídeo é simples de ser aproveitada nas escolas
d. Vídeos são utilizados amplamente na educação com total aproveitamento
e. O uso da internet tem apresentado melhores resultados, em relação à utilização de vídeos em sala de aula.
Resposta correta: O aproveitamento de computadores e da Internet é um desafio para a escola, assim como foi (e ainda é) o aproveitamento de vídeos.
Comentário para resposta correta: Correto! Ainda não sabemos utilizar com sabedoria os recursos do vídeo e a utilização do computador representa mais um desafio em sala de aula.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question3
Notas: 1
Sobre o uso do vídeo nos processos de ensino-aprendizagem, assinale a alternativa incorreta:
Escolher uma resposta.
a. Em geral, os professores dominam muito bem a linguagem audiovisual e sabem como aproveitar vídeos no ensino Correto
b. Recursos de vídeo são ferramentas interessantes para o aprendizado e existe uma série de utilizações possíveis
c. O uso de vídeos em aula serve para motivar os alunos sobre um determinado assunto, mas pode ir muito além disto
d. O uso de vídeos em aula não deve ser substituído pela internet, mas pode – e deve – estar integrado com as novas tecnologias de informação e comunicação.
e. Mesmo depois de décadas, a escola tem dificuldades para incorporar a linguagem visual no processo educacional
Resposta correta: Em geral, os professores dominam muito bem a linguagem audiovisual e sabem como aproveitar vídeos no ensino.
Comentário para resposta correta: Correto! São raros os professores que dominam a linguagem audivisual e a aproveitam de maneira a enriquecer suas aulas. Lembre-se este também deve ser o seu desafio!
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question4
Notas: 1
Sobre as formas de usar vídeo no ensino, assinale a alternativa incorreta:
Escolher uma resposta.
a. Alunos podem produzir ou editar vídeos com certa facilidade, graças aos recursos tecnológicos que temos hoje à nossa disposição
b. Selecionando o vídeo com conteúdo certo, o professor pode sair da sala durante a exibição Correto
c. O uso de vídeo em sala de aula precisa ser planejado cuidadosamente
d. Vídeos podem contribuir para enriquecer uma aula
e. O professor deve ressaltar o aspecto lúdico do uso de vídeo, pois os alunos devem associar ensino com diversão.
Resposta correta: Selecionando o vídeo com conteúdo certo, o professor pode sair da sala durante a exibição.
Comentário para resposta correta: Correto! O professor não deve sair da sala durante a exibição do vídeo, em hipótese alguma. O vídeo bem escolhido é uma aula e não existe aula sem o acompanhamento do professor.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question5
Notas: 1
Sobre as estratégias de aproveitamento de vídeos na educação, marque a alternativa correta:
Escolher uma resposta.
a. Basta selecionar o título adequado e análise de linguagem, leitura concentrada, análise globalizante, vídeo espelho, entre outras são estratégias superadas em tempos de internet
b. O professor pode usar o vídeo quando já esgotou o assunto ou cumpriu o conteúdo programático
c. A linguagem visual associada ao aproveitamento de vídeos não interessa para a rotina escolar, o aluno deve ver vídeos na casa dele, em momentos de lazer
d. Vídeos são problemáticos porque tomam o tempo da aula expositiva do professor, deixando péssima impressão entre os alunos que sentem que estão sendo enganados
e. O aproveitamento de vídeo depende de planejamento, o professor pode utilizar diversas técnicas, entre elas: análise de linguagem, leitura concentrada, análise globalizante, vídeo espelho, entre outrasCorreto
Resposta correta: O aproveitamento de vídeo depende de planejamento, o professor pode utilizar diversas técnicas, entre elas: análise de linguagem, leitura concentrada, análise globalizante, vídeo espelho, entre outras.
Comentário para resposta correta: Correto! O sucesso da utilização de vídeos depende de um planejamento rigoso. É preciso saber como, quando e porquê utilizar o vídeo em sala de aula.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question6
Notas: 1
Sobre o aproveitamento de vídeos na educação, podemos afirmar:
Escolher uma resposta.
a. O uso de vídeos se fortalece com a Internet porque além de repositórios riquíssimos de vídeos como Youtube e TeacherTube, estão disponíveis softwares de edição gratuitos e simples de usar. Além disso, aparelhos como celulares e máquinas digitais populares podem ser usados na produção de vídeos dos alunos Correto
b. O uso de vídeos na educação depende de uma legislação específica, não devemos utilizar diante do rigor da lei do plágio
c. Não há como esperar que o uso de vídeos possa enriquecer as explicações do professor e os debates em sala de aula, a escola é dependente da linguagem escrita e não poderia se aventurar mais na linguagem visual
d. O uso de vídeos desapareceu com a Internet
e. O uso de vídeos pode favorecer o desinteresse dos alunos, pois há dificuldade em associar o conteúdo das aulas com conteúdos audiovisuais.
Resposta correta: O uso de vídeos se fortalece com a Internet porque além de repositórios riquíssimos de vídeos como Youtube e TeacherTube, estão disponíveis softwares de edição gratuitos e simples de usar. Além disso, aparelhos como celulares e máquinas digitais populares podem ser usados na produção de vídeos dos alunos.
Comentário para resposta correta: Correto! Sem dúvida a Internet ampliou as possibilidades de uso de vídeos em sala de aula.
Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário