Leia a frase:
“As tecnologias nos ajudam a realizar
o que já fazemos ou desejamos, Se somos pessoas abertas, elas nos ajudam a
ampliar a nossa comunicação; se somos fechadas, ajudam a nos controlar mais. Se
temos propostas inovadoras, facilitam a mudança”. Assinale a alternativa
correta:
Escolher uma
resposta.
|
|
a. As novas tecnologias
de informação e comunicação (NTIC) têm aplicações específicas, o que
restringe seu uso em algumas áreas do conhecimento.
|
|
|
|
b. As novas
tecnologias de informação e comunicação (NTIC) atrapalharão, necessariamente,
o processo educacional
|
|
|
|
c. As novas
tecnologias de informação e comunicação (NTIC) devem ter um uso bem
controlado e formalizado pelos gestores das escolas
|
|
|
|
d. As novas
tecnologias de informação e comunicação (NTIC) resolverão todos os problemas
da educação
|
|
|
|
e. Com as
novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) temos grandes
oportunidades educacionais
|
Resposta correta: Com as novas
tecnologias de informação e comunicação (NTIC) temos grandes oportunidades
educacionais.
Comentário para resposta
correta: Correto! As NTIC são capazes de promover grandes oportunidades.
Correto
Notas relativas a
este envio: 1/1.
Question2
Notas: 1
Leia a frase:
“Estamos deslumbrados com o computador e a Internet na escola e vamos deixando de lado a televisão e o vídeo, como se já estivessem ultrapassados, não fossem mais tão importantes ou como se já dominássemos sua linguagem em sua utilização na educação”. Assinale a alternativa correta:
“Estamos deslumbrados com o computador e a Internet na escola e vamos deixando de lado a televisão e o vídeo, como se já estivessem ultrapassados, não fossem mais tão importantes ou como se já dominássemos sua linguagem em sua utilização na educação”. Assinale a alternativa correta:
Escolher uma
resposta.
|
|
a. O
aproveitamento de computadores e da Internet é um desafio para a escola,
assim como foi (e ainda é) o aproveitamento de vídeos
|
|
|
|
b. A escola
tem facilidade de aproveitar computadores e Internet assim como teve
facilidade de aproveitar o vídeo
|
|
|
|
c. A
linguagem do vídeo é simples de ser aproveitada nas escolas
|
|
|
|
d. Vídeos
são utilizados amplamente na educação com total aproveitamento
|
|
|
|
e. O uso da
internet tem apresentado melhores resultados, em relação à utilização de
vídeos em sala de aula.
|
Resposta correta: O aproveitamento de
computadores e da Internet é um desafio para a escola, assim como foi (e ainda
é) o aproveitamento de vídeos.
Comentário para resposta
correta: Correto! Ainda não sabemos utilizar com sabedoria os recursos do vídeo e
a utilização do computador representa mais um desafio em sala de aula.
Correto
Notas relativas a
este envio: 1/1.
Question3
Notas: 1
Sobre o uso do vídeo nos processos de
ensino-aprendizagem, assinale a alternativa incorreta:
Escolher uma
resposta.
|
|
a. Em geral,
os professores dominam muito bem a linguagem audiovisual e sabem como
aproveitar vídeos no ensino
|
|
|
|
b. Recursos
de vídeo são ferramentas interessantes para o aprendizado e existe uma série
de utilizações possíveis
|
|
|
|
c. O uso de
vídeos em aula serve para motivar os alunos sobre um determinado assunto, mas
pode ir muito além disto
|
|
|
|
d. O uso de
vídeos em aula não deve ser substituído pela internet, mas pode – e deve –
estar integrado com as novas tecnologias de informação e comunicação.
|
|
|
|
e. Mesmo
depois de décadas, a escola tem dificuldades para incorporar a linguagem
visual no processo educacional
|
Resposta correta: Em geral, os
professores dominam muito bem a linguagem audiovisual e sabem como aproveitar
vídeos no ensino.
Comentário para resposta
correta: Correto! São raros os professores que dominam a linguagem audivisual e a
aproveitam de maneira a enriquecer suas aulas. Lembre-se este também deve ser o
seu desafio!
Correto
Notas relativas a
este envio: 1/1.
Question4
Notas: 1
Sobre as formas de usar vídeo no
ensino, assinale a alternativa incorreta:
Escolher uma
resposta.
|
|
a. Alunos
podem produzir ou editar vídeos com certa facilidade, graças aos recursos
tecnológicos que temos hoje à nossa disposição
|
|
|
|
b. Selecionando
o vídeo com conteúdo certo, o professor pode sair da sala durante a
exibição
|
|
|
|
c. O uso de
vídeo em sala de aula precisa ser planejado cuidadosamente
|
|
|
|
d. Vídeos
podem contribuir para enriquecer uma aula
|
|
|
|
e. O
professor deve ressaltar o aspecto lúdico do uso de vídeo, pois os alunos
devem associar ensino com diversão.
|
Resposta correta: Selecionando o
vídeo com conteúdo certo, o professor pode sair da sala durante a exibição.
Comentário para resposta
correta: Correto! O professor não deve sair da sala durante a exibição do vídeo,
em hipótese alguma. O vídeo bem escolhido é uma aula e não existe aula sem o
acompanhamento do professor.
Correto
Notas relativas a
este envio: 1/1.
Question5
Notas: 1
Sobre as estratégias de
aproveitamento de vídeos na educação, marque a alternativa correta:
Escolher uma
resposta.
|
|
a. Basta
selecionar o título adequado e análise de linguagem, leitura concentrada,
análise globalizante, vídeo espelho, entre outras são estratégias superadas
em tempos de internet
|
|
|
|
b. O
professor pode usar o vídeo quando já esgotou o assunto ou cumpriu o conteúdo
programático
|
|
|
|
c. A
linguagem visual associada ao aproveitamento de vídeos não interessa para a
rotina escolar, o aluno deve ver vídeos na casa dele, em momentos de lazer
|
|
|
|
d. Vídeos
são problemáticos porque tomam o tempo da aula expositiva do professor,
deixando péssima impressão entre os alunos que sentem que estão sendo
enganados
|
|
|
|
e. O
aproveitamento de vídeo depende de planejamento, o professor pode utilizar
diversas técnicas, entre elas: análise de linguagem, leitura concentrada,
análise globalizante, vídeo espelho, entre outras
|
Resposta correta: O
aproveitamento de vídeo depende de planejamento, o professor pode utilizar
diversas técnicas, entre elas: análise de linguagem, leitura concentrada,
análise globalizante, vídeo espelho, entre outras.
Comentário para resposta
correta: Correto! O sucesso da utilização de vídeos depende de um planejamento
rigoso. É preciso saber como, quando e porquê utilizar o vídeo em sala de aula.
Correto
Notas relativas a
este envio: 1/1.
Question6
Notas: 1
Sobre o aproveitamento de vídeos na
educação, podemos afirmar:
Escolher uma
resposta.
|
|
a. O uso de
vídeos se fortalece com a Internet porque além de repositórios riquíssimos de
vídeos como Youtube e TeacherTube, estão disponíveis softwares de edição
gratuitos e simples de usar. Além disso, aparelhos como celulares e máquinas
digitais populares podem ser usados na produção de vídeos dos alunos
|
|
|
|
b. O uso de
vídeos na educação depende de uma legislação específica, não devemos utilizar
diante do rigor da lei do plágio
|
|
|
|
c. Não há
como esperar que o uso de vídeos possa enriquecer as explicações do professor
e os debates em sala de aula, a escola é dependente da linguagem escrita e
não poderia se aventurar mais na linguagem visual
|
|
|
|
d. O uso de
vídeos desapareceu com a Internet
|
|
|
|
e. O uso de
vídeos pode favorecer o desinteresse dos alunos, pois há dificuldade em
associar o conteúdo das aulas com conteúdos audiovisuais.
|
Resposta correta: O uso de vídeos se
fortalece com a Internet porque além de repositórios riquíssimos de vídeos como
Youtube e TeacherTube, estão disponíveis softwares de edição gratuitos e
simples de usar. Além disso, aparelhos como celulares e máquinas digitais populares
podem ser usados na produção de vídeos dos alunos.
Comentário para resposta
correta: Correto! Sem dúvida a Internet ampliou as possibilidades de uso de
vídeos em sala de aula.
Correto
Notas relativas a
este envio: 1/1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário