Tracem
um paralelo a respeito das concepções antigas de criança (tabula rasa,
reprodutora de cultura e informação) e a concepção de criança atual. Dissertem
sobre quais adequações são necessárias para escola atender as crianças de hoje.
Antigamente
as crianças eram vistas como um mini–adulto, não existia cuidados com o seu
desenvolvimento e suas atividades eram ligadas ao mundo adulto sem nenhum
direito. As crianças eram separadas por classes sócias, e isso influenciava o
seu tratamento perante a sociedade.
ARIÈS
(2006) afirma que até o final do século XVII não se tinha definido o conceito
de infância e que a criança por muito tempo não era vista como um ser em
desenvolvimento, com características e necessidades especiais, e sim eram
tratadas como adulto em miniatura, ”não existia crianças caracterizadas por uma
expressão particular, e sim homens em tamanho reduzido”.
Quando
completavam 07 anos de idade, tinham o dever de ajudar os seus pais no
trabalho, e todo tipo de assunto era discutido na sua frente sem preocupação,
pois não acreditavam na inocência das crianças. A partir do século XIX e XX, o
poder público, começou a interferir nos cuidados com a criança e a infância
tornou-se preocupação da família e da sociedade, passando a ser vista como um
ser social, tendo os seus direitos preservados e acesso a escola garantido.
Mas,
mesmo com todos os direitos adquiridos, ainda há preocupação com a permanência
da criança na escola, o MEC junto com a sociedade tem a responsabilidade pela
construção de uma educação melhor, para garantir o acesso de todos na escola.
Precisamos reinventar a educação brasileira e fazer dela um espaço democrático,
onde as crianças possam participar ativamente.
O Ministério
da Educação deveria trabalhar na construção de uma educação democrática e de
qualidade social, proporcionando uma educação que atendenda as necessidades de todos.
As
escolas, de hoje devem reformular o seu ambiente escolar tornando-os propícios
para a interação entre as crianças, sem esquecer-se dos portadores de necessidades
especiais, pois um ambiente inacessível pode gerar uma dificuldade na inclusão.
Com o surgimento da educação inclusiva, as salas tiveram que receber uma
demanda de crianças especiais, as escolas tiveram que ser adequar não só em
professores e profissionais especializados, mas também em seu mobiliário para
recebê-los.
Por
isso, a importância da infra-estrutura da escola, está adequada a todos os
alunos e apta para receber os portadores de necessidades especiais, sem
restrições, em um meio-ambiente atento às suas diferenças.
Referencias
bibliográficas:
ARIES,
P Historia social da criança e da família. Rio de Janeiro LTC, 2º Ed. 2006.
Ensino
fundamental de nove anos: teoria e pratica na sala de aula / Organizadores
Carlos da Fonseca Brandão, Jaqueline Delgado Paschoal. – São Paulo: Avecamp,
2009.
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