terça-feira, 22 de março de 2016

Tracem um paralelo a respeito das concepções antigas de criança (tabula rasa, reprodutora de cultura e informação) e a concepção de criança atual. Dissertem sobre quais adequações são necessárias para escola atender as crianças de hoje.

Tracem um paralelo a respeito das concepções antigas de criança (tabula rasa, reprodutora de cultura e informação) e a concepção de criança atual. Dissertem sobre quais adequações são necessárias para escola atender as crianças de hoje.

Antigamente as crianças eram vistas como um mini–adulto, não existia cuidados com o seu desenvolvimento e suas atividades eram ligadas ao mundo adulto sem nenhum direito. As crianças eram separadas por classes sócias, e isso influenciava o seu tratamento perante a sociedade.
ARIÈS (2006) afirma que até o final do século XVII não se tinha definido o conceito de infância e que a criança por muito tempo não era vista como um ser em desenvolvimento, com características e necessidades especiais, e sim eram tratadas como adulto em miniatura, ”não existia crianças caracterizadas por uma expressão particular, e sim homens em tamanho reduzido”.
Quando completavam 07 anos de idade, tinham o dever de ajudar os seus pais no trabalho, e todo tipo de assunto era discutido na sua frente sem preocupação, pois não acreditavam na inocência das crianças. A partir do século XIX e XX, o poder público, começou a interferir nos cuidados com a criança e a infância tornou-se preocupação da família e da sociedade, passando a ser vista como um ser social, tendo os seus direitos preservados e acesso a escola garantido.
Mas, mesmo com todos os direitos adquiridos, ainda há preocupação com a permanência da criança na escola, o MEC junto com a sociedade tem a responsabilidade pela construção de uma educação melhor, para garantir o acesso de todos na escola. Precisamos reinventar a educação brasileira e fazer dela um espaço democrático, onde as crianças possam participar ativamente.
O Ministério da Educação deveria trabalhar na construção de uma educação democrática e de qualidade social, proporcionando uma educação que  atendenda as necessidades de todos.
As escolas, de hoje devem reformular o seu ambiente escolar tornando-os propícios para a interação entre as crianças, sem esquecer-se dos portadores de necessidades especiais, pois um ambiente inacessível pode gerar uma dificuldade na inclusão. Com o surgimento da educação inclusiva, as salas tiveram que receber uma demanda de crianças especiais, as escolas tiveram que ser adequar não só em professores e profissionais especializados, mas também em seu mobiliário para recebê-los.
Por isso, a importância da infra-estrutura da escola, está adequada a todos os alunos e apta para receber os portadores de necessidades especiais, sem restrições, em um meio-ambiente atento às suas diferenças.
Referencias bibliográficas:

ARIES, P Historia social da criança e da família. Rio de Janeiro LTC, 2º Ed. 2006.

Ensino fundamental de nove anos: teoria e pratica na sala de aula / Organizadores Carlos da Fonseca Brandão, Jaqueline Delgado Paschoal. – São Paulo: Avecamp, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário