terça-feira, 22 de março de 2016

ATPS NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO

PROPOSTA PARA ADEQUAÇÃO DOS COLÉGIOS SÃO GERALDO E CONNECTION

Propomos aos colégios manter um ambiente menos formal no trato aluno- professor/gestor, com isso os alunos poderão expressar suas opiniões, trocar experiências, saberes (já que existe saberes diferente), com seus professores. Fazer uso moderado da tecnologia, chegar há um consenso comum de que a internet e as tecnologias são instrumentos para facilitar o aprendizado em pesquisas recentes que contribua para estarmos sempre atualizados. Estimular os professores com Workshop, e trabalhos em grupo para que estejam aptos ao uso de tecnologias que deixem as aulas mais atrativas. motivá-los a fim de estimular o aprendizado dos alunos em sala com troca de experiências pessoais, com tanta informação que se recebe por mais jovem que seja o aluno sempre vai trazer algo que possa ser acrescentado, ou discutido em sala. Hoje sabemos que as certezas são cada vez mais provisórias. Dessa forma os profissionais de educação vão estar em constante aprendizado. Os profissionais dos colégios vão reaprender a aprender para ensinar com o entusiasmo juvenil. Feito os investimento necessários na parte humana “professores/Gestores” investir e readaptar as tecnologias de forma moderada e consciente.
No colégio São Geraldo:
Ø  Estimular a pesquisa na internet para complementar os estudos em sala.
Ø  Iniciar também um investimento em computadores para pesquisa no colégio.
Ø  Criar disciplinas complementares de ensino a Distância.
Sabemos que hoje não se vive sem as tecnologias em todos os setores (saúde, trabalhos burocráticos, indústrias, etc.). Preparar futuros cidadãos para um mundo digital que é uma realidade global, e que os espera fora dos muros do colégio além de saber interagir com as pessoas (iniciar no mundo escolar e aplica-lo na vida profissional). Dar aos alunos a liberdade de questionar os professores, de expor suas experiências. Afinal o aprender também é uma troca. Tornar o ambiente agradável ter grupos de estudo, pois ninguém é o dono da verdade. O aprendizado pode ser uma via de mão dupla.
No colégio Connection:
Ø  Modificar a forma de utilização exagerada da tecnologia individual.
Ø  Estimular em sala os trabalhos em equipe para estar preparado para o mundo do trabalho. No qual terá que interagir com as pessoas.
Ø  Conscientizar os alunos para que fiquem abertos às tecnologias que o professor vai usar em sala (vídeo, slide, etc., afinal ele se empenhou para criar um material dinâmico e atualizado).
Ø  Utilizar os equipamentos individuais apenas para consultas e atividades das aulas EAD, pesquisas e outras atividades propostas pelo colégio.
      Com a Reinvenção a sala de aula o aluno vai estar motivado a prestar atenção ao professor, e esse por sua vez estar capacitado e motivado a ser o um grande entusiasta, do ensino/aprendizado. Os alunos farão as anotações que julgar necessárias, (lembrando o ditado: o que é anotado não se esquece). Serão cidadãos tecnologicamente preparados, sem perder o convívio com seus colegas de classe e professores. Ou seja, um aprendizado mais humano dando destaque ao trabalho em equipe.





ENCONTRO DOS COLÉGIOS, PAIS E MESTRES

Objetivo:
     Mudar o conceito da escola na forma de “ensinar”, utilizar o que não está funcionando para “aprender” com os erros para acertar no futuro. Além de “educar” professores, diretores, pais e alunos para que todos se dediquem à reinvenção da escola. Para que os resultados sejam no mínimo satisfatórios no primeiro ano de reinvenção, e que melhore cada vez mais. Respeitando as Leis de Diretrizes e Base Lei 9394/96 que rege o sistema educacional.
Ø  Solicitar a colaboração de todos os envolvidos em especial aos pais para que depositem seu voto de confiança nas instituições.
Ø  Apresentar as propostas para melhoria do aprendizado, elevando os índices de medição de aprendizado aplicados pelo “MEC” Saresp,etc.
Ø  Expor os pontos de mudanças, e o empenho das instituições, gestores e corpo docente em aplicá-las para que haja êxito.

       Tipo do evento e Duração:
Ø  Reunião Coletiva com inicio as 10horas e término as 12horas.

Como os representantes das escolas participarão:
Ø  Os Diretores mostrarão vídeos dando exemplos do que acontecia em sala (as atitudes incorretas de alunos e professores).
Ø  Informará o que tem sido aplicado na reciclagem dos professores, em slides mostrando os tópicos.  A fim de comentar todos.
Ø  Cada Disciplina terá em média 10 minutos para expor suas propostas.
Ø  O corpo docente se colocará a disposição para esclarecer dúvida, sugestões e reclamações dos pais assim que elas surgirem, a fim de evitar novos problemas.

Reunião do Compromisso com a Educação Globalizada:
Ø  Ata de Reunião assinada por todos os participantes, com registro em cartório. Garantindo aos pais a seriedade do compromisso.

IMPRESSÕES DO GRUPO A RESPEITO DOS SOFTWARES EDUCACIONAIS

As impressões que tivemos foram muito boas. O “MEC” disponibiliza um material de excelente qualidade aos educadores. No o “espaço aula” utilizar uma aula existente, ou criar uma, armazenar baixar ferramentas de ajuda.
O material pesquisado é enriquecedor e incentiva o aluno a prender de forma lúdica (montando a casa, quebra cabeça),o professor se familiariza com as mídias, (criando aulas, no blog), postando para que outros colegas possam utilizar. Em sala, professor pode iniciar pela explicação do assunto que vai ser abordado em vídeo, ou iniciar a apresentação multimídia e reforçar o conteúdo explicado e questionando. Cabe ao educador escolher a forma de apresentação, que às vezes pode estar relacionada com mais de uma disciplina, com exemplos relacionados ao cotidiano. Tem sugestão no blog, http://ensquimica.blogspot.com.br, aula de química, envolvendo história e literatura. Desperta o interesse ao envolver um tema tão em voga como, “Harry Potter”, passando pelos clássicos “Romeu e Julieta”, “Branca de Neve” e “A Bela Adormecida”, para explicar uma matéria tão complexa como química associada a coisas contemporâneas aos alunos os deixa e estimulados a aprender com fatos quimicamente viáveis na vida real. Quanto ao questionamento dos alunos sobre onde ele vai utilizar aquilo ele esta aprendendo em sala de aula, o site do MEC tem uma série chamada; Qual é a sua profissão? Que auxilia o professor responder essa pergunta. A série mostra os profissionais explicando brevemente o papel de algumas disciplinas, como, matemática, história e português nas suas profissões. Sem dúvida a série vai contribuir para que o aluno tenha uma visão das possibilidades profissionais ao seu alcance.
Concluindo, material é excelente, cabe ao professor separar e preparar uma aula dinâmica. Com os recursos de softwares educativos, material multimídia, (áudio, vídeo, slides), com o intuito de envolver o aluno, em uma nova forma de ensino-aprendizagem, (menos lousa e giz). A tecnologia é uma realidade que veio com a globalização, e nós educadores temos que nos utilizarmos dela, para atingir a geração “Y” e as que estão por vir. Em termos de tecnologia e informações, o aluno pode estar mais “atualizado” que o professor isso permite a troca de informações. Ao professor cabe orientar o aluno a ter um senso critico em localizar fontes confiáveis.


RECURSOS AUDIOVISUAIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Dinâmica Utilizada: Análise Globalizante. É uma dinâmica utilizada no desenvolvimento ensino-aprendizagem do aluno/professor, apresenta a forma de como tirarmos do filme os aspectos positivos e negativos, qual a principal ideia que o vídeo nos passa, e o que os alunos mudariam neste vídeo, finalizando com um debate e uma síntese.
Filme Escolhido: Mogli O Menino Lobo (1967). O filme relata a história de uma criança que mora numa floresta, sendo criada por animais. E quando ele volta à civilização encontra dificuldades no desenvolvimento, pois tudo aquilo para ele era “NOVO”, assim como as tecnologias são hoje em dia. Geralmente associada a da geração ”Y”.
Processo da Dinâmica:
Ø  Será apresentado o filme Mogli (editado), aos professores e dirigentes das instituições, onde mostram as duas realidades de vida “dois mundos”, e suas principais diferenças.
Ø  Ao término da apresentação, vamos comparar a vida na selva como sendo a (vida sem recursos audiovisuais) e a vida na civilização (vida idealizada com todas as tecnologias), falaremos sobre os aspectos positivos e negativos do filme e também quais os aspectos positivos e negativos das dos recursos áudio visuais.
Ø  Definidos os aspectos principais para o uso de vídeos em sala, (chamar atenção, ir além do filme, aproximar da realidade do aluno). Gerando um interesse pelo enredo da história.
Ø  O que cada uma mudaria em si próprio e a do outro. Para termos um professor hibrido atualizado embora com pouca tecnologia criar uma aula dinâmica e interessante aos alunos.
Ø  Finalizando, com um debate sobre como aceitar as diferenças, mesmo em questões onde são difícil de conseguir, absorver um passo de cada vez.

(1ª PARTE) RECURSOS DA INTERNET E SUAS FUNCIONALIDADES EDUCACIONAIS

      Segue a política de uso:
Ø  Utilizar apenas com objetivos educacionais, postagem de exercícios comunicados, tarefas desafios.
Ø  Divulgar estudos realizados, fotos das atividades realizadas, sugestões, produções dos alunos em diferentes áreas conhecimento.
Ø  Não postar assuntos pessoais,
Ø  No máximo pode divulgar sua rede Social pessoal, sem propagandas, correntes religiosas ou piadas.  
Ø  Não ofender ou praticar Bulling com colegas e professores.
Ø  Será uma ferramenta de comunicação educacional. Quem gostar e quiser ter um blog com assuntos pessoais passaremos as instruções.
Ø  Em breve nosso Blog estará na página inicial das instituições para que todos visitantes possam conhecer nosso projeto.
Ø  Assim estaremos abertos ao público que desejar participar de nossos festivais culturais ao longo do ano.

Blog: são paginas na internet (web), que utilizam os protocolos de transmissão de dados e contam com um servidor para armazenar as informações. Por parecer com um diário virtual geralmente era utilizado por pessoas físicas na maioria adolescentes. Atualmente algumas instituições também têm adotado o blog como rede social para comentar diversos assuntos como; diários de notícias, piadas, links, artigos específicos, idéias, fotografias, e tudo mais que seja possível para sua atualização e depois de postados qualquer pessoa poderá acessá-lo.
Conforme combinado com alunos e educadores a Rede Social Educativa, o Blog será também objeto de intercambio entre os colégios São Geraldo e Connection. Quem gostou da ferramenta e quiser criar um blog pessoal é muito fácil, rápido e o mais importante é grátis. Segue as orientações:
Passo a Passo para criação do Blog “Rede Social”.
Para criar um blog é necessário acessar o navegador inicial da internet e acessar o site: www.blogger.com
Se possuir uma conta no Google é só digitar o endereço de email duas vezes para a confirmação do mesmo, em seguida basta digitar uma senha com no mínimo 8 (oito) caracteres  em letras e números  para que seja considerada forte  e aceitar os termos de uso.  Caso não possua, será necessário criar uma conta no Google para que possa dar continuidade à criação do blog.
 Montagem do perfil, o usuário ira definir um título e um endereço, em seguida clicar em continuar, o usuário terá a opção da escolha do modelo do blog, basta clicar no modelo desejado, este pode ser alterado quando o usuário quiser.
Na próxima etapa, o usuário terá que clicar em começar a usar o blog e em seguida irá para a página de “adicionar postagem”, e digitar o texto, após concluir, clicar em publicar postagem. Para visualizar, clicar em visualizar o blog. Pronto sua página foi criada. Estando o seu gosto é só dar seqüência, com novas postagens. Convidar o amigo para curtir sua página, comentar.


(2ª PARTE) RECURSOS DA INTERNET E SUAS FUNCIONALIDADES EDUCACIONAIS

A utilização das ferramentas WIKI nas tecnologias aplicadas à educação e organização dos eventos citados (evento cultural e científico)
Wiki é uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas podem ser visitada e editada por qualquer pessoa sem a necessidade de possuir uma conta. O usuário edita e tem a opção de modificar um texto comum, vídeo imagem, modificando palavras criando novas páginas e interligando conteúdos através de links, depois é só clicar no botão salvar e o documento volta a ser uma página da web com suas alterações. Possibilita a participação coletiva na elaboração de um projeto, o detalhe é que; o administrador tem o controle das edições, a opção de aceitar ou não a alteração. Uma forma segura para evitar alterações de pessoas, mal intencionadas. O que faz o "wiki" diferente das outras páginas da Internet é o fato de poder ser editado pelos usuários que por ele navegam. Sendo possível corrigir erros, complementar ideias e inserir novas informações. Assim, o conteúdo de um artigo se atualiza graças à coletividade.
Os problemas são que os artigos em wikis podem ser postados por pessoas que nem sempre são especialistas no assunto, ou até vandalismo, substituindo o conteúdo do artigo. Porém, o intuito é, justamente, que a página acabe por ser editada por alguém com conhecimento.
Ø  Professores podem postar seus projetos, resumos, teses e matérial de pesquisas e descobertas.
Ø  Compartilhando conhecimentos com maior número de pessoas que se beneficiarão e também poderão acrescentar.
Ø  Os alunos poderão utilizar como fonte de pesquisa para desenvolver suas atividades, além de postar descobertas.           
Ø  Contamos com os professores dos colégios São Geraldo e Connection para filtrar esses conteúdos.
Ø  Assim, professores responsáveis pelas matérias serão os administradores da opção de aceitação, ou não dessas  alterações nos conteúdos.

PROJETO DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL UTILIZANDO AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.

Ferramentas do Google tendo em vista a sua utilização por alunos e professores.
YOUTUBE: é um site que possibilita ao professor a postagem de uma aula extra sobre determinado assunto. (como uma música para memorizar formulas, matemáticas tabelas periódicas entre outros), os alunos podem divulgar seus vídeos para que o professor e os colegas visualizem (um experimento de ciências, uma maquete, uma apresentação musical com slide, um projeto de uma banda). De acordo com o combinado entre educador e educando.
TRADUTOR: Possibilita aos professores e alunos ao pesquisarem algo em outra língua, ele traduz em nosso idioma, facilitando assim a pesquisa. Ou a criação de um texto em outro idioma á partir do que é formulado em português.
DOCS: Os professores podem postar um documento para compartilhar. Os alunos podem postar um trabalho em grupo e autorizar que outros membros participem da confecção do mesmo, alterando acrescentando (editando), sem que estejam fisicamente juntos, permitir ao professor abrir o documento e comentar.
BOOK SEARCH: Permite ao usuário fazer busca em livros (Por enquanto somente em livros da língua inglesa).
PESQUISA: Assim como a maioria dos usuários da internet, alunos e professores optam por fazer a busca de informações pelo Google pesquisa. Sendo mais utilizado mundialmente para todo tipo de pesquisa. Filtra os milhares de sites que existem na internet para poder chegar à informação desejada, hoje é indispensável seu uso na busca de um conteúdo. A ferramenta de busca é indispensável para localização de conteúdos deixando a navegação mais rápida.
AGENDA: O professor pode disponibilizar sua agenda com datas de prova, entrega de trabalhos, e disponibilizar para os alunos. E reforçar com os lembretes que podem ser enviados por email ou mensagem de texto no telefone celular. Com a agenda on-line gratuita do Google, é muito fácil acompanhar todos os eventos importantes da em um único lugar. O acesso à agenda pode ser a partir do telefone celular usando a agenda ou o navegador móvel integrado a ele.
ACADÊMICO: Uma boa opção professores e alunos, por se tratar de bibliotecas acadêmicas envolvidas no desenvolvimento de repositórios institucionais de livros, artigos, teses e outros trabalhos realizados dentro de uma instituição. Por ser em linguagem acadêmica, é pouco utilizado. Recomendado para os estudantes, pois através dele o aluno poderá fazer pesquisas de forma objetiva referente a autores específicos.
BLOG: Se mostra bastante eficiente na relação de professores e alunos. O assunto postado no blog (matéria, pesquisa, indicação) fica disponível na internet, e todos se beneficiam. Uma maneira fácil de e rápida a partir da leitura deste post, se houver dúvidas pode ser postada a pergunta na página do blog assim já pode solucionar a dúvida de outro colega.
MAPS: Serviço de mapas online, o professor pode orientar o aluno a utilizar como apoio para aulas de geografia. Onde é possível saber dados sobre a cidade através do wikpédia como latitude, longitude, população e expandir a pesquisa para outras informações mais completa. Muito utilizado para achar endereços, rotas para viagem. As informações usadas são de mapas das companhias como NAVTEQ e Tele Atlas, assim como dados de satélite da Digital Globe e da MDA Federal, para criar mapas interativos. O google Maps permite visualizar a localização de um endereço ou obter a rota para um destino específico. E apresenta quatro visualizações:
Ø  Mapa é o mapa rodoviário básico.
Ø  Satélite sobrepõe o mapa rodoviário a fotos de satélite da região.
Ø  Terreno mapa topográfico com a sobreposição do mapa rodoviário.
Ø  Tráfego utiliza vermelho, amarelo e verde para indicar o trânsito nas principais vias da área.
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COMENTÁRIO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO VÍDEO

     Ao utilizar vídeos em sala de aula, possibilitamos ao aluno e professor um novo campo de trabalho e pesquisa. Hoje é tudo muito tecnológico, na educação não é possível caminhar com a mesma velocidade com que surgem as tecnologias. Assim, devemos estar aptos a utilizar esses recursos para um novo aprendizado. E utilizar os que estão mais próximos da nossa realidade, como slides, vídeos e filmes.
     Saber selecionar os tipos de filmes, pois induzem ao raciocínio, entendimento e reflexão do que é visto.  Existem vários tipos de vídeos dentre eles destacam- se:
Ø  Sensibilização;
Ø  Ilustração;
Ø  Simulação;
Ø  Conteúdos de Ensino;
Ø  Produção;
Ø  Avaliação;
Ø  Espelho;
Ø  Integração/Suporte.

COMENTÁRIO SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS GOOGLE


O Google possui muitas ferramentas e todos do grupo falaram sobre elas. Quanto ao uso delas entre alunos e professores, sempre vai depender da forma de trabalho do professor, da troca de informações entre eles. De modo geral na escola particular os professores são mais atentos às tecnologias e também vivem mais conectados aos alunos por Blog, email, docs, orkut, facebook ou agora que o “Google +”, que está galgando seu espaço devido as infinitas possibilidades oferecidas aos usuários.  Cabe ao aluno a maturidade de usar as ferramentas para fins educativos quando do uso de Blog, email, rede social, wiki, com essa finalidade. Não cometer o Bullying virtual, zelar pela sua imagem em não ser notícia de forma negativa.
Por enquanto é essa nossa posição enquanto graduandos e consultores dos colégios proposto nessa atividade Colaborativa.




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS



Nome do Livro: Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica (PLT)
Autores: José Manuel Moran/ Marcos T. Masetto e Marilda Aparecida Behrens
Editora: Papirus Editora




Pesquisa no Site: http://www.wikia.com

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