PROPOSTA PARA
ADEQUAÇÃO DOS COLÉGIOS SÃO GERALDO E CONNECTION
Propomos aos
colégios manter um ambiente menos formal no trato aluno- professor/gestor, com
isso os alunos poderão expressar suas opiniões, trocar experiências, saberes
(já que existe saberes diferente), com seus professores. Fazer uso moderado da
tecnologia, chegar há um consenso comum de que a internet e as tecnologias são
instrumentos para facilitar o aprendizado em pesquisas recentes que contribua
para estarmos sempre atualizados. Estimular os professores com Workshop, e
trabalhos em grupo para que estejam aptos ao uso de tecnologias que deixem as
aulas mais atrativas. motivá-los a fim de estimular o aprendizado
dos alunos em sala com troca de experiências pessoais, com tanta
informação que se recebe por mais jovem que seja o aluno sempre vai trazer algo
que possa ser acrescentado, ou discutido em sala. Hoje sabemos que as certezas
são cada vez mais provisórias. Dessa forma os profissionais de educação vão
estar em constante aprendizado. Os profissionais dos colégios vão reaprender a
aprender para ensinar com o entusiasmo juvenil. Feito os investimento
necessários na parte humana “professores/Gestores” investir e readaptar as
tecnologias de forma moderada e consciente.
No colégio São
Geraldo:
Ø Estimular a pesquisa na internet para complementar os estudos em
sala.
Ø Iniciar também um investimento em computadores para pesquisa no colégio.
Ø Criar disciplinas complementares de ensino a Distância.
Sabemos que hoje
não se vive sem as tecnologias em todos os setores (saúde, trabalhos
burocráticos, indústrias, etc.). Preparar futuros cidadãos para um mundo
digital que é uma realidade global, e que os espera fora dos muros do colégio
além de saber interagir com as pessoas (iniciar no mundo escolar e aplica-lo na
vida profissional). Dar aos alunos a liberdade de questionar os
professores, de expor suas experiências. Afinal o aprender também é uma troca.
Tornar o ambiente agradável ter grupos de estudo, pois ninguém é o dono da
verdade. O aprendizado pode ser uma via de mão dupla.
No colégio Connection:
Ø Modificar a forma de utilização exagerada da tecnologia individual.
Ø Estimular em sala os trabalhos em equipe para estar preparado para o
mundo do trabalho. No qual terá que interagir com as pessoas.
Ø Conscientizar os alunos para que fiquem abertos às tecnologias que o
professor vai usar em sala (vídeo, slide, etc., afinal ele se empenhou para
criar um material dinâmico e atualizado).
Ø Utilizar os equipamentos individuais apenas para consultas e atividades
das aulas EAD, pesquisas e outras atividades propostas pelo colégio.
Com a Reinvenção a sala de
aula o aluno vai estar motivado a prestar atenção ao professor, e esse por sua
vez estar capacitado e motivado a ser o um grande entusiasta, do ensino/aprendizado.
Os alunos farão as anotações que julgar necessárias, (lembrando o ditado: o que
é anotado não se esquece). Serão cidadãos tecnologicamente preparados, sem
perder o convívio com seus colegas de classe e professores. Ou seja, um
aprendizado mais humano dando destaque ao trabalho em equipe.
ENCONTRO
DOS COLÉGIOS, PAIS E MESTRES
Objetivo:
Mudar o conceito da escola na forma de
“ensinar”, utilizar o que não está funcionando para “aprender” com os erros
para acertar no futuro. Além de “educar” professores, diretores, pais e alunos
para que todos se dediquem à reinvenção da escola. Para que os resultados sejam
no mínimo satisfatórios no primeiro ano de reinvenção, e que melhore cada vez
mais. Respeitando as Leis de Diretrizes e Base Lei 9394/96 que rege o sistema
educacional.
Ø
Solicitar
a colaboração de todos os envolvidos em especial aos pais para que depositem seu
voto de confiança nas instituições.
Ø
Apresentar
as propostas para melhoria do aprendizado, elevando os índices de medição de
aprendizado aplicados pelo “MEC” Saresp,etc.
Ø
Expor
os pontos de mudanças, e o empenho das instituições, gestores e corpo docente em
aplicá-las para que haja êxito.
Tipo do evento e Duração:
Ø
Reunião
Coletiva com inicio as 10horas e término as 12horas.
Como
os representantes das escolas participarão:
Ø
Os
Diretores mostrarão vídeos dando exemplos do que acontecia em sala (as atitudes
incorretas de alunos e professores).
Ø
Informará
o que tem sido aplicado na reciclagem dos professores, em slides mostrando os
tópicos. A fim de comentar todos.
Ø
Cada
Disciplina terá em média 10 minutos para expor suas propostas.
Ø
O
corpo docente se colocará a disposição para esclarecer dúvida, sugestões e
reclamações dos pais assim que elas surgirem, a fim de evitar novos problemas.
Reunião
do Compromisso com a Educação Globalizada:
Ø Ata de Reunião assinada por todos os
participantes, com registro em cartório. Garantindo aos pais a seriedade do
compromisso.
IMPRESSÕES
DO GRUPO A RESPEITO DOS SOFTWARES EDUCACIONAIS
As impressões que tivemos foram muito boas. O
“MEC” disponibiliza um material de excelente qualidade aos educadores. No o
“espaço aula” utilizar uma aula existente, ou criar uma, armazenar baixar
ferramentas de ajuda.
O material pesquisado é enriquecedor e incentiva
o aluno a prender de forma lúdica (montando a casa, quebra cabeça),o professor
se familiariza com as mídias, (criando aulas, no blog), postando para que
outros colegas possam utilizar. Em sala, professor pode iniciar pela explicação
do assunto que vai ser abordado em vídeo, ou iniciar a apresentação multimídia e
reforçar o conteúdo explicado e questionando. Cabe ao educador escolher a forma
de apresentação, que às vezes pode estar relacionada com mais de uma
disciplina, com exemplos relacionados ao cotidiano. Tem sugestão no blog, http://ensquimica.blogspot.com.br,
aula de química, envolvendo história e literatura. Desperta o interesse ao
envolver um tema tão em voga como, “Harry Potter”, passando pelos clássicos
“Romeu e Julieta”, “Branca de Neve” e “A Bela Adormecida”, para explicar uma
matéria tão complexa como química associada a coisas contemporâneas aos alunos
os deixa e estimulados a aprender com fatos quimicamente viáveis na vida real. Quanto
ao questionamento dos alunos sobre onde ele vai utilizar aquilo ele esta
aprendendo em sala de aula, o site do MEC tem uma série chamada; Qual é a sua
profissão? Que auxilia o professor responder essa pergunta. A série mostra os profissionais
explicando brevemente o papel de algumas disciplinas, como, matemática, história
e português nas suas profissões. Sem dúvida a série vai contribuir para que o
aluno tenha uma visão das possibilidades profissionais ao seu alcance.
Concluindo, material é
excelente, cabe ao professor separar e preparar uma aula dinâmica. Com os
recursos de softwares educativos, material multimídia, (áudio, vídeo, slides), com
o intuito de envolver o aluno, em uma nova forma de ensino-aprendizagem, (menos
lousa e giz). A tecnologia é uma realidade que veio com a globalização, e nós
educadores temos que nos utilizarmos dela, para atingir a geração “Y” e as que
estão por vir. Em termos de tecnologia e informações, o aluno pode estar mais
“atualizado” que o professor isso permite a troca de informações. Ao professor
cabe orientar o aluno a ter um senso critico em localizar fontes confiáveis.
RECURSOS
AUDIOVISUAIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Dinâmica Utilizada: Análise
Globalizante. É uma dinâmica utilizada no desenvolvimento ensino-aprendizagem
do aluno/professor, apresenta a forma de como tirarmos do filme os aspectos
positivos e negativos, qual a principal ideia que o vídeo nos passa, e o que os
alunos mudariam neste vídeo, finalizando com um debate e uma síntese.
Filme Escolhido:
Mogli O Menino Lobo (1967). O filme relata a história de uma criança que mora
numa floresta, sendo criada por animais. E quando ele volta à civilização
encontra dificuldades no desenvolvimento, pois tudo aquilo para ele era “NOVO”,
assim como as tecnologias são hoje em dia. Geralmente associada a da geração
”Y”.
Processo da Dinâmica:
Ø Será
apresentado o filme Mogli (editado), aos professores e dirigentes das
instituições, onde mostram as duas realidades de vida “dois mundos”, e suas
principais diferenças.
Ø Ao
término da apresentação, vamos comparar a vida na selva como sendo a (vida sem
recursos audiovisuais) e a vida na civilização (vida idealizada com todas as
tecnologias), falaremos sobre os aspectos positivos e negativos do filme e
também quais os aspectos positivos e negativos das dos recursos áudio visuais.
Ø Definidos
os aspectos principais para o uso de vídeos em sala, (chamar atenção, ir além
do filme, aproximar da realidade do aluno). Gerando um interesse pelo enredo da
história.
Ø O
que cada uma mudaria em si próprio e a do outro. Para termos um professor
hibrido atualizado embora com pouca tecnologia criar uma aula dinâmica e
interessante aos alunos.
Ø Finalizando,
com um debate sobre como aceitar as diferenças, mesmo em questões onde são
difícil de conseguir, absorver um passo de cada vez.
(1ª
PARTE) RECURSOS DA INTERNET E SUAS FUNCIONALIDADES EDUCACIONAIS
Segue a política de uso:
Ø Utilizar
apenas com objetivos educacionais, postagem de exercícios comunicados, tarefas
desafios.
Ø Divulgar
estudos realizados, fotos das atividades realizadas, sugestões, produções dos
alunos em diferentes áreas conhecimento.
Ø Não
postar assuntos pessoais,
Ø No
máximo pode divulgar sua rede Social pessoal, sem propagandas, correntes
religiosas ou piadas.
Ø Não
ofender ou praticar Bulling com colegas e professores.
Ø Será
uma ferramenta de comunicação educacional. Quem gostar e quiser ter um blog com
assuntos pessoais passaremos as instruções.
Ø Em
breve nosso Blog estará na página inicial das instituições para que todos visitantes
possam conhecer nosso projeto.
Ø Assim
estaremos abertos ao público que desejar participar de nossos festivais
culturais ao longo do ano.
Blog:
são paginas na internet (web), que utilizam os protocolos de transmissão de
dados e contam com um servidor para armazenar as informações. Por parecer com
um diário virtual geralmente era utilizado por pessoas físicas na maioria
adolescentes. Atualmente algumas instituições também têm adotado o blog como
rede social para comentar diversos assuntos como; diários de notícias, piadas,
links, artigos específicos, idéias, fotografias, e tudo mais que seja possível
para sua atualização e depois de postados qualquer pessoa poderá acessá-lo.
Conforme
combinado com alunos e educadores a Rede Social Educativa, o Blog será também
objeto de intercambio entre os colégios São Geraldo e Connection. Quem gostou
da ferramenta e quiser criar um blog pessoal é muito fácil, rápido e o mais
importante é grátis. Segue as orientações:
Passo
a Passo para criação do Blog “Rede Social”.
Para criar um blog é
necessário acessar o navegador inicial da internet e acessar o site: www.blogger.com
Se possuir uma conta
no Google é só digitar o endereço de email duas vezes para a confirmação do
mesmo, em seguida basta digitar uma senha com no mínimo 8 (oito)
caracteres em letras e números para que seja considerada forte e aceitar os termos de uso. Caso não possua, será necessário criar uma
conta no Google para que possa dar continuidade à criação do blog.
Montagem do perfil, o usuário ira definir um
título e um endereço, em seguida clicar em continuar, o usuário terá a opção da
escolha do modelo do blog, basta clicar no modelo desejado, este pode ser
alterado quando o usuário quiser.
Na próxima etapa, o
usuário terá que clicar em começar a usar o blog e em seguida irá para a página
de “adicionar postagem”, e digitar o texto, após concluir, clicar em publicar
postagem. Para visualizar, clicar em visualizar o blog. Pronto sua página foi
criada. Estando o seu gosto é só dar seqüência, com novas postagens. Convidar o
amigo para curtir sua página, comentar.
(2ª
PARTE) RECURSOS DA INTERNET E SUAS FUNCIONALIDADES EDUCACIONAIS
A
utilização das ferramentas WIKI nas tecnologias aplicadas à educação e
organização dos eventos citados (evento cultural e científico)
Wiki é uma
coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas podem ser visitada e editada
por qualquer pessoa sem a necessidade de possuir uma conta. O usuário edita e tem
a opção de modificar um texto comum, vídeo imagem, modificando palavras criando
novas páginas e interligando conteúdos através de links, depois é só clicar no
botão salvar e o documento volta a ser uma página da web com suas alterações. Possibilita
a participação coletiva na elaboração de um projeto, o detalhe é que; o
administrador tem o controle das edições, a opção de aceitar ou não a
alteração. Uma forma segura para evitar alterações de pessoas, mal
intencionadas. O que faz o "wiki" diferente das
outras páginas da Internet é o fato de poder ser editado pelos usuários que
por ele navegam. Sendo possível corrigir erros, complementar ideias e inserir
novas informações. Assim, o conteúdo de um artigo se atualiza graças à
coletividade.
Os problemas são que os
artigos em wikis podem ser postados por pessoas que nem sempre são especialistas no assunto, ou até vandalismo, substituindo o conteúdo do artigo. Porém, o
intuito é, justamente, que a página acabe por ser editada por alguém com conhecimento.
Ø Professores
podem postar seus projetos, resumos, teses e matérial de pesquisas e
descobertas.
Ø Compartilhando
conhecimentos com maior número de pessoas que se beneficiarão e também poderão
acrescentar.
Ø Os alunos
poderão utilizar como fonte de pesquisa para desenvolver suas atividades, além
de postar descobertas.
Ø Contamos com os
professores dos colégios São Geraldo e Connection para filtrar esses conteúdos.
Ø Assim,
professores responsáveis pelas matérias serão os administradores da opção de
aceitação, ou não dessas alterações nos
conteúdos.
PROJETO
DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL UTILIZANDO AS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E
COMUNICAÇÃO.
Ferramentas do Google tendo em vista a sua utilização
por alunos e professores.
YOUTUBE:
é um site que possibilita ao professor a
postagem de uma aula extra sobre determinado assunto. (como uma música para
memorizar formulas, matemáticas tabelas periódicas entre outros), os alunos podem divulgar seus vídeos para
que o professor e os colegas visualizem (um experimento de ciências, uma
maquete, uma apresentação musical com slide, um projeto de uma banda). De
acordo com o combinado entre educador e educando.
TRADUTOR:
Possibilita aos professores e alunos ao pesquisarem algo em outra
língua, ele traduz em nosso idioma, facilitando assim a pesquisa. Ou a criação
de um texto em outro idioma á partir do que é formulado em português.
DOCS:
Os professores podem postar um
documento para compartilhar. Os alunos
podem postar um trabalho em grupo e autorizar que outros membros participem da
confecção do mesmo, alterando acrescentando (editando), sem que estejam fisicamente
juntos, permitir ao professor abrir o documento e comentar.
BOOK
SEARCH: Permite ao usuário fazer busca em livros
(Por enquanto somente em livros da língua inglesa).
PESQUISA: Assim como a
maioria dos usuários da internet, alunos e professores optam por
fazer a busca de informações pelo Google pesquisa. Sendo mais utilizado mundialmente para
todo tipo de pesquisa. Filtra os milhares de sites que existem na internet para
poder chegar à informação desejada, hoje é indispensável seu uso na busca de um
conteúdo. A ferramenta de busca é indispensável para localização de conteúdos
deixando a navegação mais rápida.
AGENDA:
O professor pode disponibilizar sua agenda com datas de prova, entrega de
trabalhos, e disponibilizar para os alunos. E reforçar com os lembretes que
podem ser enviados por email ou mensagem de texto no telefone celular. Com a agenda on-line
gratuita do Google, é muito fácil acompanhar todos os eventos importantes da em
um único lugar. O acesso à agenda pode ser a partir do telefone celular usando
a agenda ou o navegador móvel integrado a ele.
ACADÊMICO: Uma boa
opção professores e alunos, por se tratar de bibliotecas
acadêmicas envolvidas no desenvolvimento de repositórios institucionais de
livros, artigos, teses e outros trabalhos realizados dentro de uma instituição.
Por ser em linguagem acadêmica, é pouco utilizado. Recomendado para os
estudantes, pois através
dele o aluno poderá fazer pesquisas de forma objetiva referente a autores
específicos.
BLOG: Se mostra bastante eficiente na relação de
professores e alunos. O assunto postado no blog (matéria, pesquisa,
indicação) fica disponível na internet, e todos se beneficiam. Uma maneira
fácil de e rápida a partir da leitura deste post, se houver dúvidas pode ser
postada a pergunta na página do blog assim já pode solucionar a dúvida de outro
colega.
MAPS:
Serviço de mapas online, o professor
pode orientar o aluno a utilizar
como apoio para aulas de geografia. Onde é possível saber dados sobre a cidade
através do wikpédia como latitude, longitude, população e expandir a pesquisa
para outras informações mais completa. Muito utilizado para achar endereços,
rotas para viagem. As informações usadas são de mapas das companhias como
NAVTEQ e Tele Atlas, assim como dados de satélite da Digital Globe e da MDA
Federal, para criar mapas interativos. O google Maps permite visualizar a
localização de um endereço ou obter a rota para um destino específico. E
apresenta quatro visualizações:
Ø Mapa é o mapa rodoviário básico.
Ø Satélite sobrepõe o mapa rodoviário a fotos de
satélite da região.
Ø Terreno mapa topográfico com a sobreposição
do mapa rodoviário.
Ø Tráfego utiliza vermelho, amarelo e verde
para indicar o trânsito nas principais vias da área.
.
COMENTÁRIO
SOBRE A UTILIZAÇÃO DO VÍDEO
Ao utilizar vídeos em sala de aula,
possibilitamos ao aluno e professor um novo campo de trabalho e pesquisa. Hoje
é tudo muito tecnológico, na educação não é possível
caminhar com a mesma velocidade com que surgem as tecnologias. Assim, devemos
estar aptos a utilizar esses recursos para um novo aprendizado. E utilizar os
que estão mais próximos da nossa realidade, como slides, vídeos e filmes.
Saber selecionar os tipos de filmes, pois
induzem ao raciocínio, entendimento e reflexão do que é visto. Existem vários tipos de vídeos dentre eles
destacam- se:
Ø Sensibilização;
Ø Ilustração;
Ø Simulação;
Ø Conteúdos
de Ensino;
Ø Produção;
Ø Avaliação;
Ø Espelho;
Ø Integração/Suporte.
COMENTÁRIO
SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS GOOGLE
O Google possui muitas ferramentas e todos do
grupo falaram sobre elas. Quanto ao uso delas entre alunos e professores,
sempre vai depender da forma de trabalho do professor, da troca de informações
entre eles. De modo geral na escola particular os professores são mais atentos
às tecnologias e também vivem mais conectados aos alunos por Blog, email, docs,
orkut, facebook ou agora que o “Google +”, que está galgando seu espaço devido
as infinitas possibilidades oferecidas aos usuários. Cabe ao aluno a maturidade de usar as
ferramentas para fins educativos quando do uso de Blog, email, rede social,
wiki, com essa finalidade. Não cometer o Bullying virtual, zelar pela sua
imagem em não ser notícia de forma negativa.
Por enquanto é essa nossa posição enquanto graduandos
e consultores dos colégios proposto nessa atividade Colaborativa.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
Nome do Livro: Novas
Tecnologias e Mediação Pedagógica (PLT)
Autores:
José Manuel Moran/ Marcos T. Masetto e Marilda Aparecida Behrens
Editora:
Papirus Editora
Pesquisa no Site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/resultadoBusca.html?tipo=AVANCADA&tipoRecurso=8&ordem=0#resultado
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