ETAPA 2 – PASSO 2, 3
E 4.
ENTREVISTA COM AS
PROFESSORAS SELECIONADAS.
·
Entrevista
com a Professora XXXXXXXX
Professora da rede básica de ensino do
Estado de São Paulo, formada no curso normal magistério em 2001, residente em
Guarulhos há mais de trinta anos.
01- Como planeja as suas aulas?
R: O planejamento das aulas está
preestabelecido com o planejamento anual. Posso levar em conta a bagagem do
aluno por isso, posso fazer uma sondagem e definir como posso continuar o
ensino e métodos que satisfaçam o planejamento ser realizado e realmente
cumprido.
O planejamento nos auxilia e orienta
para uma boa aula. Na rede publica de ensino as aulas são mais abertas, diversificadas,
coletivas, sociais, enfim é o que é oferecido em nível de aulas na rede
publica.
02- Como você motiva seus alunos?
R: A motivação é um aspecto
psicológico então vem do próprio aluno a vontade de aprender. O professor pode
incentiva-lo com seus métodos, formas e aulas interessantes que motivem seus
alunos.
03- Você acha que as habilidades
sociais podem interferir no comportamento do aluno?
R: Nós somos seres sociáveis. O ser
humano não vive sem se comunicar e sem conviver. No sentido da escola e na educação
em sala de aula, o professor acaba sendo mediador em sala de aula, mas, o aluno
deve aprender a dialogar, tomando decisões para
uma boa convivência escolar.
04- Quais os recursos que você usa
para diversificar suas aulas?
R: É usado muito o quadro de giz
(lousa) e sala de vídeo. O maior foco na
atuação docente é estar preparado para atender ás necessidades do educando.
05- Em qual tendência se baseia o seu
método de ensino?
R: Cada docente terá uma tendência de
acordo com seus preceitos e convicções, além da sua bagagem acadêmica,
principalmente com o que o próprio educador acredita ser melhor passar para
seus alunos. Acredito que podemos misturar as teorias e desenvolver o nosso
próprio método de ensino.
Resumo da entrevistadora em relação à
atuação da professora.
Seu método de ensino é
muito mesclado e segue varias vertentes. Acredita que sua profissão tem muito
valor e quer se aposentar dando aulas.
No método tradicional usa recursos
e avalia seus alunos de forma padronizada com provas escritas e atividades
extracurriculares e que o aluno se desenvolve individualmente. E todo o
processo e aprendizagem ocorre em fases (Piaget), mas também crê que o método social
(Vygotsky) aonde o professor pode mediar com o aluno.
Também usa métodos afetivos
em que a cultura e o meio social em que a criança vive podem afetar
positivamente na vida do aluno. O aluno aprende o que é de fora para dentro o
que é significante para ele, que se encaixa na teoria de Wallon.
·
Entrevista
com a Professora XXXXXXXXXXXXX
Professora da rede básica de ensino da
Prefeitura de Guarulhos, formada no curso de Pedagogia, nasceu e residente na
cidade de Guarulhos.
01- Como você analisa a motivação para
a aprendizagem dos seus alunos?
R: Cada criança tem o seu tempo e
devemos respeitá-la eu analiso através das atitudes da criança, a motivação tem
começar a partir da família com o apoio da família tudo se torna mais fácil,
não devemos esquecer que a aprendizagem é um processo que ocorre ao longo do
tempo.
02- Você acha que as habilidades
sociais podem interferir no comportamento do aluno?
R: Depende de aluno para aluno,
segundo Vygotsky as habilidades que tais crianças possuem poderiam formar base
para o seu desenvolvimento e suas capacidades integrais.
04- Qual o plano de trabalho que pode
ser trabalhado na criança na teoria de Vygotsky?
R: O diálogo através do dialogar o professor
ganha a confiança do aluno então pudesse trabalhar suas vivências.
05- Quais as atividades são
desenvolvidas para a criança?
R: Segundo Vygotsky devemos trabalhar
o social e depois o individual e o meio que vive a socialização, e a interação.
06- Quais as atividades que você
utiliza?
R: As atividades serão de acordo com
sua idade e seu grau de aprendizagem.
Ex: jogos, atividades lúdicas,
atividades relacionadas a sua vivência ( linguagem viva).
07- Como você avalia os seu alunos?
R: Eu avalio primeiro o individual e
depois o coletivo.
08- Quais os pontos que favorecem para
o comportamento da criança?
R: Em primeiro lugar o apoio da
família se a criança tem o apoio e a estimulação da familiar esse tem um
desenvolvimento maior e a escola onde esse aluno recebe o aprendizado e tem o
professor como mediador de informações para sua formação escolar.
09- Como você desenvolve o seu método
de ensino?
R: Em primeiro lugar eu trabalho a
relação social que é a fonte de desenvolvimento da criança.
Aplicando atividades que tenham
sentido em cima da realidade em que vivemos de uma linguagem viva.
A educação da criança precisa estar
voltada para o desenvolvimento das funções que ajudara a criança superar suas
dificuldades.
Enfim eu trabalho o aluno em cima de
seu desenvolvimento das habilidades e de suas dificuldades.
O professor é o mediador de
informações e esta disposto a encarar desafios para uma educação melhor e ver
todo esse trabalho dar frutos futuramente na vida dos alunos para sua formação
acadêmica.
Resumo da entrevistadora em relação à
atuação da professora.
A professora se colocou
muito bem nas suas estratégias de trabalhar com as crianças utilizando a teria
de Vygotsky.
Pois esse teórico nas suas
teorias visava o meio que vive o construtivismo a professora coloca que ela
trabalha a socialização a interação não só dos alunos também no seu meio
familiar trazendo a participação dos pais na vida escolar desse aluno.
Ela utiliza de atividades
lúdicas e não só a matéria em si mas utiliza de técnicas que atrai a atenção
desse aluno e ensinando o real que os alunos vivem.
Eu achei essa entrevista
muito interessante, pois a professora não só se preocupa com o aluno em si, mas
com o ser humano que este por traz desse aluno que precisa de atenção e de
ensinamento proporcionado o saber para essas crianças de uma maneira lúdica e
interessante para cada aluno.
Aprendi bastante com essa
entrevista e a sala de aula não precisa ser especificamente todos sentados em
fileiras, mas o professor pode explorar outros espaços para ensinar e assim
chamar o interesse desse aluno para aprender.
·
Entrevista
com a Professora XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Professora do Ensino particular,
formada no curso normal Magistério, Graduação em Educação Física, Pedagogia e
pós-graduada em Educação Especial, atua no ensino fundamental I.
01-Do seu ponto de vista quais são as
principais especificidades do ensino fundamental em relação aos demais níveis
de ensino?
R: No ensino fundamental é a fase de
alfabetização e letramento. Assim entrando em contado com o mundo letrado.
02- Como planeja suas aulas?
Planejo as minhas aulas semanalmente
seguindo o registro em semanário e em diário.
03- Acha o método de planejamento
importante para as aulas?
R: O planejamento é muito importante e
necessário, para pensar e aplicar o conteúdo selecionado com qualidade.
Buscando o interesse dos alunos e ocasionado o ensino-aprendizado.
04- Que principais recursos
pedagógicos são utilizados em sua pratica docente?
R: Os recursos que utilizo são os
livros e apostilas, com a utilização de atividades aplicadas em cadernos,
folhas e também utilizo apresentações em projetor (slides).
05- Em que tendência pedagógica
baseia-se sua atuação docente?
R: Na tendência tradicional por
trabalhar em colégios particulares.
06- Como você trabalha essa tendência
tradicional com seus alunos?
R: Sigo o método tradicional seguindo regras
do colégio. É um método onde o aluno só recebe as informações e não participa
do seu aprendizado. Realizo muitas atividades de cópias e memorização.
07- Me explica o que é o aluno não
participar do seu aprendizado?
R: O aluno só recebe informações e o
que precisa é memorizar, não contamos com o que ele já sabe?
08- Como você avalia os seus alunos?
R: As
avaliações são periódicas, por meio de provas, e medem a quantidade de
informação que o aluno conseguiu absorver.
Resumo da entrevistadora em relação à
atuação da professora.
A professora deixou claro
que segue a tendência tradicional, o colégio onde ela leciona não abre espaço
para expor as ideias dos famosos teóricos que estudamos.
As suas aulas são
expositivas, com muita teoria e exercícios sistematizados para a memorização.
Ela tem a função de transmitir o conhecimento e as informações mantendo certa
distância dos alunos, as avaliações tem a função de medir o que o aluno
conseguiu aprender.
Segundo a
professora, a escola de método tradicional valoriza mais o saber e o conteúdo.
Nesse método, o aluno terá uma base sólida de informação para assim ser formado
como crítico e questionador. O professor nesse sistema será o difusor de
conhecimento.
ETAPA 3 – PASSO 1, 2
E 3.
COMPARAR OS
DEPOIMENTOS DAS PROFESSORAS.
Entrevistamos três
professoras atuantes no ensino fundamental I, e cada uma dela com uma forma
diferente para alfabetizar os seus alunos.
Vimos que a professora XXXXXXXX trabalha
mescla o seu método, com a teoria tradicional, Piaget e Vygotsky, avalia os
seus alunos através de provas e pelo que aprendeu, mais acredita que o processo
de desenvolvimento se dá através de fases mais com a interferência com o meio
em que vive.
A professora XXXXXX é
discípula do método vygotskyano e preza a interação entre os alunos, fazendo
das suas aulas dinâmicas trazendo atividades que tenham sentido em cima da
realidade em que vivemos. Para ela o professor é o mediador e tem que estar
dispostos para encarar os desafios para uma educação melhor.
Já a professora XXXXXXXXXX utiliza o método tradicional e mesmo querendo encaixar o que ela falou em
alguns dos autores que estudamos não conseguimos, a escola onde trabalha é
conservadora e não abre espaço para ela seguir outra linha. Os alunos não
participam do seu aprendizado e só memorizam o que foi passado, o que o aluno
já sabe não é levado em conta.
Com base nas pesquisas que
fizemos os alunos tem a capacidade de aprender de diversas maneiras. Não
importa qual teoria às professoras utilizem o importante é a forma que ela está
sendo desenvolvida respeitando sempre o aluno.
O
professor tem uma proposta, sendo em grande parte de sua responsabilidade,
garantir que ela aconteça, uma vez que sabe aonde quer chegar, sabe o que quer
e está comprometido com o trabalho; assim não basta ensinar, deve estar atento
para que o ensinado seja aprendido (só há ensino quando há aprendizagem).
O grande
desafio é a construção da proposta educacional no seu cotidiano de sala de
aula; aí sim é que teremos que possibilitar a superação de uma participação
passiva e alienada por uma participação ativa e coletiva; entendemos que sem um
clima de trabalho, por melhores que sejam as intenções, nada se fará de
significativo. Trata-se de lutar contra aquilo que impede a efetivação da
educação libertadora. É necessária uma tomada de posição do educador diante do
ato educativo: assumir uma postura pedagógica fundamentada. Trata-se realmente
de defender um tipo de educação educativa. Construção da participação coletiva
e ativa super limites da sala de aula e se abre para um compromisso de
transformação da sociedade.
Referências Bibliográficas:
PILETI,
Nelson/ ROSSATO, Solange Marques - PLT Psicologia da Aprendizagem: da teoria do
condicionamento ao construtivismo, 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2011.
HAIDT, R.
C.C. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2006.
PATTO, M. H.
S. A produção do fracasso escolar – histórias de submissão e rebeldia,
São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.
São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.
Revista nova
escola ed. Nº 253 junho/julho 2012.
Blog:
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Sites
acadêmicos
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