terça-feira, 22 de março de 2016

ATPS GESTÃO ETAPA 02 ENTREVISTA COM AS PROFESSORAS SELECIONADAS.

ETAPA 2 – PASSO 2, 3 E 4.
ENTREVISTA COM AS PROFESSORAS SELECIONADAS.

·         Entrevista com a Professora XXXXXXXX

Professora da rede básica de ensino do Estado de São Paulo, formada no curso normal magistério em 2001, residente em Guarulhos há mais de trinta anos.
                                                                      
01- Como planeja as suas aulas?
R: O planejamento das aulas está preestabelecido com o planejamento anual. Posso levar em conta a bagagem do aluno por isso, posso fazer uma sondagem e definir como posso continuar o ensino e métodos que satisfaçam o planejamento ser realizado e realmente cumprido.
O planejamento nos auxilia e orienta para uma boa aula. Na rede publica de ensino as aulas são mais abertas, diversificadas, coletivas, sociais, enfim é o que é oferecido em nível de aulas na rede publica.

02- Como você motiva seus alunos?
R: A motivação é um aspecto psicológico então vem do próprio aluno a vontade de aprender. O professor pode incentiva-lo com seus métodos, formas e aulas interessantes que motivem seus alunos.
           
03- Você acha que as habilidades sociais podem interferir no comportamento do aluno?
R: Nós somos seres sociáveis. O ser humano não vive sem se comunicar e sem conviver. No sentido da escola e na educação em sala de aula, o professor acaba sendo mediador em sala de aula, mas, o aluno deve aprender a dialogar, tomando decisões   para uma boa   convivência escolar.           

04- Quais os recursos que você usa para diversificar suas aulas?
R: É usado muito o quadro de giz (lousa) e sala de vídeo.  O maior foco na atuação docente é estar preparado para atender ás necessidades do educando.

05- Em qual tendência se baseia o seu método de ensino?
R: Cada docente terá uma tendência de acordo com seus preceitos e convicções, além da sua bagagem acadêmica, principalmente com o que o próprio educador acredita ser melhor passar para seus alunos. Acredito que podemos misturar as teorias e desenvolver o nosso próprio método de ensino.

Resumo da entrevistadora em relação à atuação da professora.

Seu método de ensino é muito mesclado e segue varias vertentes. Acredita que sua profissão tem muito valor e quer se aposentar dando aulas.
            No método tradicional usa recursos e avalia seus alunos de forma padronizada com provas escritas e atividades extracurriculares e que o aluno se desenvolve individualmente. E todo o processo e aprendizagem ocorre em fases (Piaget), mas também crê que o método social (Vygotsky) aonde o professor pode mediar com o aluno.
Também usa métodos afetivos em que a cultura e o meio social em que a criança vive podem afetar positivamente na vida do aluno. O aluno aprende o que é de fora para dentro o que é significante para ele, que se encaixa na teoria de Wallon.

·         Entrevista com a Professora XXXXXXXXXXXXX

Professora da rede básica de ensino da Prefeitura de Guarulhos, formada no curso de Pedagogia, nasceu e residente na cidade de Guarulhos.

01- Como você analisa a motivação para a aprendizagem dos seus alunos?
R: Cada criança tem o seu tempo e devemos respeitá-la eu analiso através das atitudes da criança, a motivação tem começar a partir da família com o apoio da família tudo se torna mais fácil, não devemos esquecer que a aprendizagem é um processo que ocorre ao longo do tempo.

02- Você acha que as habilidades sociais podem interferir no comportamento do aluno?
R: Depende de aluno para aluno, segundo Vygotsky as habilidades que tais crianças possuem poderiam formar base para o seu desenvolvimento e suas capacidades integrais.

04- Qual o plano de trabalho que pode ser trabalhado na criança na teoria de Vygotsky?
 R: O diálogo através do dialogar o professor ganha a confiança do aluno então pudesse trabalhar suas vivências.

05- Quais as atividades são desenvolvidas para a criança?
R: Segundo Vygotsky devemos trabalhar o social e depois o individual e o meio que vive a socialização, e a interação.

06- Quais as atividades que você utiliza?
R: As atividades serão de acordo com sua idade e seu grau de aprendizagem.
Ex: jogos, atividades lúdicas, atividades relacionadas a sua vivência ( linguagem viva).

07- Como você avalia os seu alunos?
R: Eu avalio primeiro o individual e depois o coletivo.

08- Quais os pontos que favorecem para o comportamento da criança?
R: Em primeiro lugar o apoio da família se a criança tem o apoio e a estimulação da familiar esse tem um desenvolvimento maior e a escola onde esse aluno recebe o aprendizado e tem o professor como mediador de informações para sua formação escolar.

09- Como você desenvolve o seu método de ensino?
R: Em primeiro lugar eu trabalho a relação social que é a fonte de desenvolvimento da criança.
Aplicando atividades que tenham sentido em cima da realidade em que vivemos de uma linguagem viva.
A educação da criança precisa estar voltada para o desenvolvimento das funções que ajudara a criança superar suas dificuldades.
Enfim eu trabalho o aluno em cima de seu desenvolvimento das habilidades e de suas dificuldades.
O professor é o mediador de informações e esta disposto a encarar desafios para uma educação melhor e ver todo esse trabalho dar frutos futuramente na vida dos alunos para sua formação acadêmica.

Resumo da entrevistadora em relação à atuação da professora.

A professora se colocou muito bem nas suas estratégias de trabalhar com as crianças utilizando a teria de Vygotsky.
Pois esse teórico nas suas teorias visava o meio que vive o construtivismo a professora coloca que ela trabalha a socialização a interação não só dos alunos também no seu meio familiar trazendo a participação dos pais na vida escolar desse aluno.
Ela utiliza de atividades lúdicas e não só a matéria em si mas utiliza de técnicas que atrai a atenção desse aluno e ensinando o real que os alunos vivem.
Eu achei essa entrevista muito interessante, pois a professora não só se preocupa com o aluno em si, mas com o ser humano que este por traz desse aluno que precisa de atenção e de ensinamento proporcionado o saber para essas crianças de uma maneira lúdica e interessante para cada aluno.
Aprendi bastante com essa entrevista e a sala de aula não precisa ser especificamente todos sentados em fileiras, mas o professor pode explorar outros espaços para ensinar e assim chamar o interesse desse aluno para aprender.

·         Entrevista com a Professora XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Professora do Ensino particular, formada no curso normal Magistério, Graduação em Educação Física, Pedagogia e pós-graduada em Educação Especial, atua no ensino fundamental I.

01-Do seu ponto de vista quais são as principais especificidades do ensino fundamental em relação aos demais níveis de ensino? 
R: No ensino fundamental é a fase de alfabetização e letramento. Assim entrando em contado com o mundo letrado. 

02- Como planeja suas aulas?
Planejo as minhas aulas semanalmente seguindo o registro em semanário e em diário.

03- Acha o método de planejamento importante para as aulas?
R: O planejamento é muito importante e necessário, para pensar e aplicar o conteúdo selecionado com qualidade. Buscando o interesse dos alunos e ocasionado o ensino-aprendizado.

04- Que principais recursos pedagógicos são utilizados em sua pratica docente? 
R: Os recursos que utilizo são os livros e apostilas, com a utilização de atividades aplicadas em cadernos, folhas e também utilizo apresentações em projetor (slides).

05- Em que tendência pedagógica baseia-se sua atuação docente? 
R: Na tendência tradicional por trabalhar em colégios particulares.

06- Como você trabalha essa tendência tradicional com seus alunos?
R: Sigo o método tradicional seguindo regras do colégio. É um método onde o aluno só recebe as informações e não participa do seu aprendizado. Realizo muitas atividades de cópias e memorização.

07- Me explica o que é o aluno não participar do seu aprendizado?
R: O aluno só recebe informações e o que precisa é memorizar, não contamos com o que ele já sabe?

08- Como você avalia os seus alunos?
R: As avaliações são periódicas, por meio de provas, e medem a quantidade de informação que o aluno conseguiu absorver.

Resumo da entrevistadora em relação à atuação da professora.

A professora deixou claro que segue a tendência tradicional, o colégio onde ela leciona não abre espaço para expor as ideias dos famosos teóricos que estudamos. 
As suas aulas são expositivas, com muita teoria e exercícios sistematizados para a memorização. Ela tem a função de transmitir o conhecimento e as informações mantendo certa distância dos alunos, as avaliações tem a função de medir o que o aluno conseguiu aprender.
Segundo a professora, a escola de método tradicional valoriza mais o saber e o conteúdo. Nesse método, o aluno terá uma base sólida de informação para assim ser formado como crítico e questionador. O professor nesse sistema será o difusor de conhecimento.

ETAPA 3 – PASSO 1, 2 E 3.
COMPARAR OS DEPOIMENTOS DAS PROFESSORAS.

Entrevistamos três professoras atuantes no ensino fundamental I, e cada uma dela com uma forma diferente para alfabetizar os seus alunos.
Vimos que a professora XXXXXXXX trabalha mescla o seu método, com a teoria tradicional, Piaget e Vygotsky, avalia os seus alunos através de provas e pelo que aprendeu, mais acredita que o processo de desenvolvimento se dá através de fases mais com a interferência com o meio em que vive.
A professora XXXXXX é discípula do método vygotskyano e preza a interação entre os alunos, fazendo das suas aulas dinâmicas trazendo atividades que tenham sentido em cima da realidade em que vivemos. Para ela o professor é o mediador e tem que estar dispostos para encarar os desafios para uma educação melhor.
Já a professora XXXXXXXXXX utiliza o método tradicional e mesmo querendo encaixar o que ela falou em alguns dos autores que estudamos não conseguimos, a escola onde trabalha é conservadora e não abre espaço para ela seguir outra linha. Os alunos não participam do seu aprendizado e só memorizam o que foi passado, o que o aluno já sabe não é levado em conta.
Com base nas pesquisas que fizemos os alunos tem a capacidade de aprender de diversas maneiras. Não importa qual teoria às professoras utilizem o importante é a forma que ela está sendo desenvolvida respeitando sempre o aluno.
O professor tem uma proposta, sendo em grande parte de sua responsabilidade, garantir que ela aconteça, uma vez que sabe aonde quer chegar, sabe o que quer e está comprometido com o trabalho; assim não basta ensinar, deve estar atento para que o ensinado seja aprendido (só há ensino quando há aprendizagem).
O grande desafio é a construção da proposta educacional no seu cotidiano de sala de aula; aí sim é que teremos que possibilitar a superação de uma participação passiva e alienada por uma participação ativa e coletiva; entendemos que sem um clima de trabalho, por melhores que sejam as intenções, nada se fará de significativo. Trata-se de lutar contra aquilo que impede a efetivação da educação libertadora. É necessária uma tomada de posição do educador diante do ato educativo: assumir uma postura pedagógica fundamentada. Trata-se realmente de defender um tipo de educação educativa. Construção da participação coletiva e ativa super limites da sala de aula e se abre para um compromisso de transformação da sociedade.

Referências Bibliográficas:

PILETI, Nelson/ ROSSATO, Solange Marques - PLT Psicologia da Aprendizagem: da teoria do condicionamento ao construtivismo, 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2011.
HAIDT, R. C.C. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2006.
PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar – histórias de submissão e rebeldia,
São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.
Revista nova escola ed. Nº 253 junho/julho 2012.
Blog: atividadespedagogiasprofgraciene
Sites acadêmicos




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