01-
O que significa
afirmar que “Somos feitos de tempo”?
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Cada geração recebe uma herança cultural dos antepassados, pois
estamos inseridos no tempo, em que o presente adquire sentido pelo passado e
pelo futuro desejado. Sendo assim o passado nunca estará morto, pois é nele que
se fundam as raízes do que vivemos atualmente.
Somos resultado de um movimento incessante, por isso não é
possível uma natureza humana com características universais e eternas. Pois não
há “ser humano universal” que sirva de modelo em todos os tempos. E o motivo
para não nos compreendermos fora da nossa pratica social, é que a mesma se
encontra mergulhada em um contexto histórico-social concreto.
Fazemos da mesma maneira com a história da educação, construindo
interpretações das maneiras que os povos transmitem sua cultura e criam as
instituições escolares e as teorias que os orientam. Por isso o educador
consciente e crítico devem ser capazes de compreender sua atuação com relação
aos seus antecessores, agindo de maneira intencional e não intuitiva e ao
acaso. Se somos seres históricos, nada escapa a dimensão do tempo
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Afirmar
que somos feitos de tempo é dizer que somos seres históricos, somos formados
pela herança cultural dos antepassados, a partir de então, construímos nossos
projetos e suas mudanças.
Somos
o que vivenciamos através do tempo, e fazemos parte de algo que tempos atrás
existiu as nossas decendências .
E
com tudo isso criamos o nosso própio tempo hoje mais moderno só quecom frutos
do passado.
A
gente nasce, cresce, e envelhece como nossos antepassados e com a gente não vai
ser diferente porque somos feitos do tempo .
O
tempo vai passando com várias novidades e cada vez mais surgindo outras e você
se olha no espelho e diz eu vivi tantas coisas o tempo está passando muito
rápido temos que vive-lo a cada momento .
Outras
gerações vão viver do tempo de maneira diferente do que eu vivi mais seguindo o
que foi plantado no passado porque precisamos de uma base para dar continuidade
da nossa vida nada melhor que um dia após o outro e saber que o tempo passa e
devemos aproveitar nosos filhos vão viver do tempo.
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Somos feitos de fatos e circunstâncias as quais
vivemos através do tempo.Ele é o grande protagonista deste grande palco que é a
vida.
Somos coadjuvantes e muitas vezes, apenas
espectadores, vemos o tempo passar, deixando o destino ser o senhor de nossas
vidas.
Nascemos, morremos, somos finitos já o tempo é
eterno e impetuoso. Cabe a nós sairmos da posição de espectadores, assumirmos a
direção e deixarmos nossas valorosas contribuições.
Encontramos aí a importância de nossa postura
diante de tudo que se apresenta, devemos sempre nos questionar sobre que legado
construímos a cada dia: qual pensamento, qual atitude, qual objetivo, qual
conhecimento perpetuar?
Afinal não só passamos pelo tempo deixamos,
sobretudo, nossas marcas; outras atuações, outros enfrentamentos, outros sonhos
virão, isso é um fato.
Cabe a nós refletirmos: o que fazemos no tempo
do agora? Seguimos num vazio de ações superficiais, minimalistas ou assumimos a
importância de estarmos vivos, que somos seres capazes de transformar e marcar
nossa historia nesta passagem pelo tempo?
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Nós
somos resultados das experiências que vivemos e dos sentimentos que nos foram
dados. Construirmos a nossa historia através da herança dos nossos familiares e
também através do mundo que nos cerca.
O
tempo serve como intermediador é quem nos dá alicerce para sonharmos e esperar
que algo que desejamos aconteça. Ser feito de tempo é simplesmente construir a
nossa historia através do que aconteceu e do que ainda está por vim.
02-
Explique porque a preservação da
memória histórica, a reconstituição do passado, o relato dos acontecimentos não
é sempre idêntico em todos os tempos e em todos os lugares.
Os relatos dos acontecimentos não é
sempre idênticos pois depende do lugar e de quem está nos contando a historia,
a vivência das pessoas influenciam muito na mudança do contexto. Aprendemos a
conhecer a historia pelos livros, mais temos ciência que os livros contam o
fato como os governantes da época queriam que fosse escrito, escondendo muitas
verdades.
Se tivéssemos como conversar com um índio
hoje e perguntar como foi o descobrimento do Brasil, teríamos certeza que ele
não contaria nada do que está nos livros.
Somos frutos dos nossos antepassados e a
verdadeira historia encontra-se com eles, vivemos em um novo tempo onde
precisamos buscar as nossas raízes para construirmos a nossa historia.
03- Resuma os quatro
argumentos de Antônio Nóvoa, justificando a importância da História da
Educação.
01º Para cultivar um saudável
ceticismo: Nesse argumento vemos a
importância de cultivar a historia da educação, mas sem esquecer-se de sempre
termos uma duvida sobre aquilo que é apresentado. Devemos manter acessa a nossa
consciência critica e ter curiosidade sobre tudo o que aconteceu no passado e
nos aprofundar nesses estudos, assim podendo ser usados como respostas nos
questionamento de hoje.
02º Para compreender a
lógica das identidades múltiplas: A história da educação faz com que as ideias
aflorem em nossos pensamentos, podendo até ser imaginarias, mas nos ajuda a
descobrir como se define as tradições, crenças e filiações. Uma das funções de
um historiador da educação é compreender as múltiplas ideias e tirar conclusões
para dá sentido ao nosso ensino.
03º Para pensar os
indivíduos como produtores de história: Nesse argumento ele conta que a
historia não é apenas um relato do passado e sim a capacidade de construirmos
ideias, através das que já foram criadas. Fica nítido a que somos criadores e
não apenas criaturas e que um dia faremos parte da historia também, assim como
aconteceu com os nossos antepassados.
04º Para
explicar que não há mudança sem história: Nesse momento ele conta que o
trabalho pedagógico e o trabalho histórico se igualam, pois os dois buscam a
fabricação da memória. Ele deixa claro que para fazermos novas descobertas
precisamos da historia para avaliarmos se irá dá certo.
Esses são os quatros argumentos
de Antonio Nóvoa, e serve para deixar claro que a historia da educação veio
para nos mostrar um passado que jamais imaginaríamos. Ela nos ajuda a entender
esse mundo de varias raças, credos e crenças. E também faz com que conseguirmos
desenvolver uma consciência critica no âmbito da educação.
Sem a história não existiria o presente e não
conseguiríamos superar a mudança que ela nos trás.
A Origem
da Educação Escolar no Brasil: “A ação dos jesuítas como parte do Movimento da
Contrarreforma católica”.
A Contra-Reforma foi uma resposta da
Igreja Católica em meio a crescente onda do protestantismo, de maneira geral,
essa resposta constituiu um conjunto de ações desenvolvidas pela Igreja
Católica com o surgimento do protestantismo por Martin Luther ou Martinho
Lutero, monge alemão, sacerdote católico e professor de teologia e figura
seminal no movimento de reforma do cristianismo do século 16, e posteriormente
conhecida como a Reforma Protestante.
Diante dos movimentos protestantes, a
primeira reação da Igreja Católica foi punir os rebeldes, na esperança que as
ideias reformistas não se espalhassem mais e a Igreja recuperasse a unidade perdida.
Assim em meados do século 16, ela reativou os tribunais da inquisição (reprimir
quem não seguisse os preceitos católicos), que foi criado no ano de 1231, e que
com o tempo havia sido extintos em vários países.
Os tribunais da inquisição foram
instaurados pelo tribunal do Santo Ofício, outra instituição eclesiástica
criada na Contra – Reforma que tinha como objetivo combater os desvios dos
fiéis católicos e o crescimento de outras denominações religiosas. Essa tática,
no entanto, não deu bons resultados, pois não resolvia o principal motivo da
reforma protestante, a corrupção do outro clero com a venda de objetos sagrados
relíquias e indulgências (quer dizer perdão, absolvição, tolerância).
A inquisição foi o meio mais cruel e
terrível de poder que o mundo conheceu e que era dirigida pelos monges
Dominicanos, mas os diretores intelectuais foram os jesuítas. O Santo ofício
era um instrumento de terror, onde quer que fosse nada lhe escapava,
interrogavam, torturavam e faziam procissão até o local de execução.
A Contra - Reforma não atingiu o seu
principal objetivo que era a unidade do cristianismo e embora tenha tentado de
várias formas para chegar e essa unidade, não impediu o crescimento do
protestantismo.
Com a Contra – Reforma, a Igreja
Católica tomou novos rumos e reafirmou a sua vocação que é a de salvar almas. A
Igreja católica por meio do Concílio de Trento conseguiu moralizar o clero, se
libertar do luxo e dos privilégios.
Após a Contra – Reforma ou Reforma Católico
o papado se fortaleceu e foi criada a Companhia de Jesus, fundada por Inácio de
Loyola em 1549, tornou-se a escola dos filhos da nobreza. Os primeiros a
chegarem no Brasil para catequizar os índios foram; Padre José de Anchieta,
Manoel da Nóbrega e irmão Vicente Rodrigues.
Os jesuítas não se limitavam ao ensino
das primeiras letras e filosofia, considerados secundários, e o curso de
teologia e ciências sagrada. Em 1759, foram expulsos pelo Marquez de Pombal.
Principais
estabelecimentos fundados na historia da educação brasileira no
Período
Jesuítico.
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<---1500
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Era ministrada
uma forma de educação moral e para o trabalho para a vida. Educação
indígena, instituição familiar.
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1534
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Companhia de
Jesus formada
pelos jesuítas para auxilio à igreja católica em reação a Contra Reforma.
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1549
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Comandados pelo
padre Manoel de Nóbrega foi fundada a primeira escola elementar pelos
jesuítas em Salvador, seguia modelo europeu, sua priori era a escola
secundária.
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1554
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São fundadas
as escolas jesuítas de São Paulo de Piratininga, tendo como seu
primeiro professor o padre José de Anchieta, e a da Bahia.
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1556
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É fundado
o colégio jesuíta de Todos os Santos. Começa a vigorar as
constituições da Companhia de Jesus, incluindo a aprendizagem do canto, da
música instrumental e o estudo profissional agrícola.
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1567
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É fundado o colégio
jesuíta do Rio de Janeiro.
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1568
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É fundado
o colégio jesuíta de Olinda.
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1570
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O Brasil conta
com cinco escolas elementares Porto Seguro, Ilhéus, São
Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga e três colégios Rio de
Janeiro, Pernambuco e Bahia.
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1622
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É fundado o colégio
jesuíta do Maranhão.
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1631
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É fundado o colégio
jesuíta de Santo Inácio, em São Paulo.
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1652
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É fundado o colégio
jesuíta de São Miguel, em Santos, o de Santo Alexandre, no
Pará, e o de Nossa Senhora da Luz, em São Luiz do
Maranhão.
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1654
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É fundado o colégio
jesuíta de São Tiago, no Espírito Santo.
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1678
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É fundado o colégio
jesuíta de Nossa Senhora do Ó, em Recife.
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1683
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É fundado o colégio
jesuíta da Paraíba.
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1699
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É fundada na
Bahia a Escola de Artes e Edificações Militares.
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1738
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É fundada
no Rio de Janeiro a Escola de Artilharia.
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1739
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São fundados
os Seminários de São José e São Pedro, no Rio de Janeiro.
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Referencias
Bibliográficas:
Aranha, Maria Lúcia de Arruda;
História da Educação e da Pedagogia: Geral e Brasil – 3ª Ed. – rev e ampl. –
São Paulo : Moderna 2006.
História
– Das cavernas ao terceiro milênio. – São Paulo: Moderna, 2006.
P.108;114.http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/historia021.asp
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