terça-feira, 22 de março de 2016

ATPS HISTORIA DA EDUCAÇÃO

01-  O que significa afirmar que “Somos feitos de tempo”?

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Cada geração recebe uma herança cultural dos antepassados, pois estamos inseridos no tempo, em que o presente adquire sentido pelo passado e pelo futuro desejado. Sendo assim o passado nunca estará morto, pois é nele que se fundam as raízes do que vivemos atualmente.
Somos resultado de um movimento incessante, por isso não é possível uma natureza humana com características universais e eternas. Pois não há “ser humano universal” que sirva de modelo em todos os tempos. E o motivo para não nos compreendermos fora da nossa pratica social, é que a mesma se encontra mergulhada em um contexto histórico-social concreto.
Fazemos da mesma maneira com a história da educação, construindo interpretações das maneiras que os povos transmitem sua cultura e criam as instituições escolares e as teorias que os orientam. Por isso o educador consciente e crítico devem ser capazes de compreender sua atuação com relação aos seus antecessores, agindo de maneira intencional e não intuitiva e ao acaso. Se somos seres históricos, nada escapa a dimensão do tempo


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Afirmar que somos feitos de tempo é dizer que somos seres históricos, somos formados pela herança cultural dos antepassados, a partir de então, construímos nossos projetos e suas mudanças.
Somos o que vivenciamos através do tempo, e fazemos parte de algo que tempos atrás existiu as nossas decendências .
E com tudo isso criamos o nosso própio tempo hoje mais moderno só quecom frutos do passado.
A gente nasce, cresce, e envelhece como nossos antepassados e com a gente não vai ser diferente porque somos feitos do tempo .
O tempo vai passando com várias novidades e cada vez mais surgindo outras e você se olha no espelho e diz eu vivi tantas coisas o tempo está passando muito rápido temos que vive-lo a cada momento .
Outras gerações vão viver do tempo de maneira diferente do que eu vivi mais seguindo o que foi plantado no passado porque precisamos de uma base para dar continuidade da nossa vida nada melhor que um dia após o outro e saber que o tempo passa e devemos aproveitar nosos filhos vão viver do tempo.

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Somos feitos de fatos e circunstâncias as quais vivemos através do tempo.Ele é o grande protagonista deste grande palco que é a vida.
Somos coadjuvantes e muitas vezes, apenas espectadores, vemos o tempo passar, deixando o destino ser o senhor de nossas vidas.
Nascemos, morremos, somos finitos já o tempo é eterno e impetuoso. Cabe a nós sairmos da posição de espectadores, assumirmos a direção e deixarmos nossas valorosas contribuições.
Encontramos aí a importância de nossa postura diante de tudo que se apresenta, devemos sempre nos questionar sobre que legado construímos a cada dia: qual pensamento, qual atitude, qual objetivo, qual conhecimento perpetuar?
Afinal não só passamos pelo tempo deixamos, sobretudo, nossas marcas; outras atuações, outros enfrentamentos, outros sonhos virão, isso é um fato.
Cabe a nós refletirmos: o que fazemos no tempo do agora? Seguimos num vazio de ações superficiais, minimalistas ou assumimos a importância de estarmos vivos, que somos seres capazes de transformar e marcar nossa historia nesta passagem pelo tempo?


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Nós somos resultados das experiências que vivemos e dos sentimentos que nos foram dados. Construirmos a nossa historia através da herança dos nossos familiares e também através do mundo que nos cerca.
O tempo serve como intermediador é quem nos dá alicerce para sonharmos e esperar que algo que desejamos aconteça. Ser feito de tempo é simplesmente construir a nossa historia através do que aconteceu e do que ainda está por vim. 


02-         Explique porque a preservação da memória histórica, a reconstituição do passado, o relato dos acontecimentos não é sempre idêntico em todos os tempos e em todos os lugares.
Os relatos dos acontecimentos não é sempre idênticos pois depende do lugar e de quem está nos contando a historia, a vivência das pessoas influenciam muito na mudança do contexto. Aprendemos a conhecer a historia pelos livros, mais temos ciência que os livros contam o fato como os governantes da época queriam que fosse escrito, escondendo muitas verdades.
Se tivéssemos como conversar com um índio hoje e perguntar como foi o descobrimento do Brasil, teríamos certeza que ele não contaria nada do que está nos livros.
Somos frutos dos nossos antepassados e a verdadeira historia encontra-se com eles, vivemos em um novo tempo onde precisamos buscar as nossas raízes para construirmos a nossa historia.

03- Resuma os quatro argumentos de Antônio Nóvoa, justificando a importância da História da Educação.

01º Para cultivar um saudável ceticismo: Nesse argumento vemos a importância de cultivar a historia da educação, mas sem esquecer-se de sempre termos uma duvida sobre aquilo que é apresentado. Devemos manter acessa a nossa consciência critica e ter curiosidade sobre tudo o que aconteceu no passado e nos aprofundar nesses estudos, assim podendo ser usados como respostas nos questionamento de hoje.

02º Para compreender a lógica das identidades múltiplas: A história da educação faz com que as ideias aflorem em nossos pensamentos, podendo até ser imaginarias, mas nos ajuda a descobrir como se define as tradições, crenças e filiações. Uma das funções de um historiador da educação é compreender as múltiplas ideias e tirar conclusões para dá sentido ao nosso ensino.
03º Para pensar os indivíduos como produtores de história: Nesse argumento ele conta que a historia não é apenas um relato do passado e sim a capacidade de construirmos ideias, através das que já foram criadas. Fica nítido a que somos criadores e não apenas criaturas e que um dia faremos parte da historia também, assim como aconteceu com os nossos antepassados. 

04º Para explicar que não há mudança sem história: Nesse momento ele conta que o trabalho pedagógico e o trabalho histórico se igualam, pois os dois buscam a fabricação da memória. Ele deixa claro que para fazermos novas descobertas precisamos da historia para avaliarmos se irá dá certo.


Esses são os quatros argumentos de Antonio Nóvoa, e serve para deixar claro que a historia da educação veio para nos mostrar um passado que jamais imaginaríamos. Ela nos ajuda a entender esse mundo de varias raças, credos e crenças. E também faz com que conseguirmos desenvolver uma consciência critica no âmbito da educação.
Sem a história não existiria o presente e não conseguiríamos superar a mudança que ela nos trás.






A Origem da Educação Escolar no Brasil: “A ação dos jesuítas como parte do Movimento da Contrarreforma católica”.

A Contra-Reforma foi uma resposta da Igreja Católica em meio a crescente onda do protestantismo, de maneira geral, essa resposta constituiu um conjunto de ações desenvolvidas pela Igreja Católica com o surgimento do protestantismo por Martin Luther ou Martinho Lutero, monge alemão, sacerdote católico e professor de teologia e figura seminal no movimento de reforma do cristianismo do século 16, e posteriormente conhecida como a Reforma Protestante. 
Diante dos movimentos protestantes, a primeira reação da Igreja Católica foi punir os rebeldes, na esperança que as ideias reformistas não se espalhassem mais e a Igreja recuperasse a unidade perdida. Assim em meados do século 16, ela reativou os tribunais da inquisição (reprimir quem não seguisse os preceitos católicos), que foi criado no ano de 1231, e que com o tempo havia sido extintos em vários países. 
Os tribunais da inquisição foram instaurados pelo tribunal do Santo Ofício, outra instituição eclesiástica criada na Contra – Reforma que tinha como objetivo combater os desvios dos fiéis católicos e o crescimento de outras denominações religiosas. Essa tática, no entanto, não deu bons resultados, pois não resolvia o principal motivo da reforma protestante, a corrupção do outro clero com a venda de objetos sagrados relíquias e indulgências (quer dizer perdão, absolvição, tolerância). 
A inquisição foi o meio mais cruel e terrível de poder que o mundo conheceu e que era dirigida pelos monges Dominicanos, mas os diretores intelectuais foram os jesuítas. O Santo ofício era um instrumento de terror, onde quer que fosse nada lhe escapava, interrogavam, torturavam e faziam procissão até o local de execução.
A Contra - Reforma não atingiu o seu principal objetivo que era a unidade do cristianismo e embora tenha tentado de várias formas para chegar e essa unidade, não impediu o crescimento do protestantismo.
Com a Contra – Reforma, a Igreja Católica tomou novos rumos e reafirmou a sua vocação que é a de salvar almas. A Igreja católica por meio do Concílio de Trento conseguiu moralizar o clero, se libertar do luxo e dos privilégios. 
Após a Contra – Reforma ou Reforma Católico o papado se fortaleceu e foi criada a Companhia de Jesus, fundada por Inácio de Loyola em 1549, tornou-se a escola dos filhos da nobreza. Os primeiros a chegarem no Brasil para catequizar os índios foram; Padre José de Anchieta, Manoel da Nóbrega e irmão Vicente Rodrigues. 
Os jesuítas não se limitavam ao ensino das primeiras letras e filosofia, considerados secundários, e o curso de teologia e ciências sagrada. Em 1759, foram expulsos pelo Marquez de Pombal. 

Principais estabelecimentos fundados na historia da educação brasileira no
Período Jesuítico.


<---1500
Era ministrada uma forma de educação moral e para o trabalho para a vida. Educação indígena, instituição familiar.
1534
Companhia de Jesus formada pelos jesuítas para auxilio à igreja católica em reação a Contra Reforma.
1549
Comandados pelo padre Manoel de Nóbrega foi fundada a primeira escola elementar pelos jesuítas em Salvador, seguia modelo europeu, sua priori era a escola secundária.
1554
São fundadas as escolas jesuítas de São Paulo de Piratininga, tendo como seu primeiro professor o padre José de Anchieta, e a da Bahia.

1556
 É fundado o colégio jesuíta de Todos os Santos. Começa a vigorar as constituições da Companhia de Jesus, incluindo a aprendizagem do canto, da música instrumental e o estudo profissional agrícola.
1567
É fundado o colégio jesuíta do Rio de Janeiro.
1568
 É fundado o colégio jesuíta de Olinda.

1570
O Brasil conta com cinco escolas elementares Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espírito Santo e São Paulo de Piratininga e três colégios Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia.
1622
É fundado o colégio jesuíta do Maranhão.
1631
É fundado o colégio jesuíta de Santo Inácio, em São Paulo.
1652
É fundado o colégio jesuíta de São Miguel, em Santos, o de Santo Alexandre, no Pará, e o de Nossa Senhora da Luz, em São Luiz do Maranhão.
1654
É fundado o colégio jesuíta de São Tiago, no Espírito Santo.
1678
É fundado o colégio jesuíta de Nossa Senhora do Ó, em Recife.
1683
É fundado o colégio jesuíta da Paraíba.
1699
É fundada na Bahia a Escola de Artes e Edificações Militares.
1738
 É fundada no Rio de Janeiro a Escola de Artilharia.
1739
São fundados os Seminários de São José e São Pedro, no Rio de Janeiro.

Referencias Bibliográficas:
Aranha, Maria Lúcia de Arruda; História da Educação e da Pedagogia: Geral e Brasil – 3ª Ed. – rev e ampl. – São Paulo : Moderna 2006.
História – Das cavernas ao terceiro milênio. – São Paulo: Moderna, 2006. P.108;114.http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/adrienearaujo/historia021.asp




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