Question 1
Na obra de Norbert Elias, é encontrada a perspectiva de que algumas
transformações sociais e, em especial, os processos de civilização, só podem
ocorrer quando:
Escolher uma resposta.
a. Todas as
alternativas são falsas
b. Promoverem a
interdependência entre os indivíduos.
c. A sociedade
evoluir, ordenadamente, em direção ao progresso.
d. As figurações
sociais se tornarem planejadas e intencionais.
e. O seu
desenvolvimento abarcar várias gerações de indivíduos. Correto
Resposta correta: O seu desenvolvimento abarcar várias gerações de
indivíduos.
Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! A resposta está correta
porque evidencia um aspecto importante do método de análise histórica, de uma
perspectiva de longa duração, fundamental ao trabalho desenvolvido por Norbert
Elias.
Question 2
De acordo com Norbert Elias, é impossível pensar os conceitos de
indivíduo e de sociedade isoladamente.
Como fato relacionado a essa afirmação, é possível apontar que:
Escolher uma resposta.
a. Os processos de
civilização são homogêneos e não sofrem retrocessos históricos.
b. As estruturas
das personalidades individuais independem das estruturas sociais.
c. As categorias de
indivíduo e sociedade são antagônicas.
d. Entre as
estruturas psicológicas individuais e as estruturas sociais existe uma relação
indissolúvel. Correto
e. Os processos de
civilização são homogêneos e não sofrem retrocessos históricos e as estruturas
das personalidades individuais independem das estruturas sociais.
Resposta correta: Entre as estruturas psicológicas individuais e as
estruturas sociais existe uma relação indissolúvel.
Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! A resposta está correta
porque sintetiza a interdependência existente na relação entre o indivíduo e a
sociedade, na perspectiva de Norbert Elias.
Question 3
Considere o texto abaixo:
“Os primeiros antepassados do guardanapo surgiram no século XI, quando
ainda não se usava talheres nas refeições. Para limpar as mãos, sujas de
comida, recorria-se a pelos de animais vivos (sobretudo coelhos e cães,
amarrados nas cadeiras) ou ao cabelo dos escravos. (…) Guardanapo, como hoje o
conhecemos, parece ter sido mesmo invenção de Leonardo da Vinci (1452-1519).
(…)” [CAVALCANTI, Lecticia. Leonardo e os guardanapos. Do Recife (PE) - 15 de
maio de 2010.
Disponível em: http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4432318-EI6614,00-Leonardo+e+os+guardanapos.html.
Acesso em: 26 mar. 2011.]
É possível associar esse quadro à seguinte observação decorrente do
entendimento sobre as análises de Norbert Elias:
Escolher uma resposta.
a. Os
comportamentos individuais não são naturais, mas, sim, construídos histórica e
socialmente. Correto
b. Historicamente,
os comportamentos individuais evoluem e a sociedade progride.
c. A influência
social sobre as personalidades individuais é nula.
d. As estruturas
psicológicas dos indivíduos são historicamente homogêneas e lineares.
e. As estruturas
psicológicas dos indivíduos são historicamente homogêneas e lineares e a
influência social sobre as personalidades individuais é nula.
Resposta correta: Os comportamentos individuais não são naturais, mas,
sim, construídos histórica e socialmente.
Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! A resposta está correta
porque exemplifica o chamado processo civilizador, analisado por Norbert Elias.
Question 4
Considerando as discussões apresentadas por Norbert Elias, não apresenta
relação com o processo civilizador:
Escolher uma resposta.
a. Desenvolvimento
de novas funções sociais interdependentes e nova economia psíquica.
b. A desconexão
entre o habitus individual e habitus social.
Correto
c. A conexão entre
o habitus individual e habitus social.
d. O processo de
refinamento e a ideia de autocontrole individual.
e. As
internalizações pelos indivíduos de coerções sociais externas.
Resposta correta: A desconexão entre o habitus individual e habitus
social.
Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! A resposta está correta
porque o processo civilizador é responsável pela internalização de coerções
sociais pelos indivíduos, ou seja, pela interdependência dos habitus individual
e social.
Question 5
O educar pode ser comparado ao civilizar na medida em que:
Escolher uma resposta.
a. Por meio da
educação, a sociedade controla o indivíduo e sem a educação o indivíduo não
possui cultura.
b. A construção do
indivíduo como um ser social passa pela educação e por determinadas
aprendizagens. Correto
c. Sem a educação o
indivíduo não possui cultura.
d. Por meio da
educação a sociedade controla o indivíduo.
e. Entre o
indivíduo e a sociedade existe uma antinomia.
Resposta correta: A construção do indivíduo como um ser social passa
pela educação e por determinadas aprendizagens.
Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! A resposta está correta
porque o educar é também um modo de preparar o indivíduo para vida e o
desempenho dos padrões e comportamentos sociais exigidos.
Question 6
Na obra de Elias, o conceito de civilização se revela como a precondição
de um padrão de conduta socialmente estipulado. Com isso, ocorrem processos de
adestramentos de indivíduos para que estes correspondam às expectativas dos comportamentos
civilizados. Não se verifica diante de tal processo civilizador:
Escolher uma resposta.
a. O predomínio do
racional sobre o emocional.
b. Um controle cada
vez mais rígido do corpo, das emoções e dos instintos.
c. Uma maior
liberdade de ação individual e a busca pela expressão da espontaneidade. Correto
d. Coerções sociais
externas são internalizadas pelos indivíduos e passam a ser vistas como
naturais.
e. A educação é
fundamental na construção do indivíduo.
Resposta correta: Uma maior liberdade de ação individual e a busca pela
expressão da espontaneidade.
Comentário sobre a resposta correta: Muito bem! A resposta está correta
porque, segundo Norbert Elias, o processo civilizador está diretamente
associado ao condicionamento dos indivíduos, no qual predomina a coerção e a
repressão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário