Sobre a literatura infantil, é correto afirmar sobre sua finalidade:
Escolher uma resposta.
a. Serve para
divertir a criança, privilegiando o contexto espontâneo.
b. Deve produzir
textos adaptados às crianças, para ampliar o acesso à cultura.
c. Serve para
distrair a criança com a leitura de livros coloridos e cheios de figuras.
d. Tem tarefa
fundamental a cumprir nesta sociedade em transformação: a de servir como agente
de formação, seja no espontâneo convívio entre leitor/livro, seja no diálogo
leitor/texto estimulado pela escola.
Correto
e. Serve para
apresentar aspectos da vida real das personagens.
Resposta correta: Tem tarefa fundamental a cumprir nesta sociedade em
transformação: a de servir como agente de formação, seja no espontâneo convívio
entre leitor/livro, seja no diálogo leitor/texto estimulado pela escola.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta,
pois a literatura infantil é considerada um agente de formação ao possibilitar
a formação da consciência de mundo de crianças e jovens por meio da leitura de
histórias que abordem questões sociais e culturais. Isso representa a afirmação
da autora Nelly Novaes Coelho, expressa na página 15 de nosso livro-texto, de
que “a verdadeira evolução de um povo se faz ao nível da mente, ao nível da
consciência de mundo que cada um vai assimilando desde a infância”.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 2
Notas: 1
A autora Nelly Novaes Coelho evidencia no livro-texto de nossa
disciplina que a escola é um espaço privilegiado para a formação do indivíduo e
afirma que os estudos literários possibilitam o exercício da mente, a percepção
do real, a formação da consciência de si e do outro, entre outros objetivos.
Nesse sentido, pode-se compreender que o espaço da escola tem a finalidade de:
Escolher uma resposta.
a. Ser útil para
exercícios e tarefas escolares que envolvam as histórias, bem como os estudos
literários.
b. Possibilitar
estudos literários que abordem fatos cotidianos.
c. Possibilitar a divulgação
de ideologias e a organização de espaços na escolar.
d. Propagar a
importância do uso dos livros infantis para as crianças.
e. Ser favorável às
reflexões das transformações sociais, pois permite ao indivíduo seu
autoconhecimento e o acesso ao mundo da cultura que caracteriza a sociedade a
que ele pertence. Correto
Resposta correta: Ser favorável às reflexões das transformações sociais,
pois permite ao indivíduo seu autoconhecimento e o acesso ao mundo da cultura
que caracteriza a sociedade a que ele pertence.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta,
pois é fundamental considerarmos que o espaço da escola é propício para as
relações interpessoais, troca de experiências e conhecimentos. Outro aspecto
importante a ser considerado é a possibilidade de se ter acesso às histórias
infantis, aos livros e aos estudos literários.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 3
Notas: 1
A autora Nelly Novaes Coelho apresenta comparações entre valores
tradicionais e valores novos presentes nas produções literárias, como um
importante confronto de ideias que pode auxiliar os futuros e jovens
professores a se situar criticamente em relação à realidade
histórico/social/cultural. Sobre os valores tradicionais, pode-se afirmar que:
I. Há uma valorização do individualismo expresso por ações, atitudes e
condutas das personagens que se caracterizam como super-heróis, com qualidades
e virtudes apreciadas pela sociedade, que, de certa forma, merecem ser
imitados.
II. As histórias apresentam um enredo em que ao final se encontra uma
“moral da história”, ou seja, são evidenciadas condutas que se apresentam entre
certas e erradas ou prêmios e castigos.
III. Aparecem nas histórias ações e iniciativas para se combater os
ódios raciais, com a valorização das singularidades das diferentes culturas que
marcam nossa sociedade.
IV. Aparecem iniciativas de questionamento da autoridade como poder
absoluto e valorizam as noções de liberdade de expressão e de equilíbrio entre
as diferenças.
V. Aparecem nas histórias manifestações de consentimento e valorização
de conceitos que expressam o antirracismo, entre outros.
Identifique a alternativa que apresenta as afirmativas que são corretas:
Escolher uma resposta.
a. Todas as
alternativas estão corretas.
b. II, III e IV
estão corretas.
c. I e III estão
corretas.
d. II e IV estão
corretas.
e. I e II estão
corretas. Correto
Resposta correta: I e II estão corretas.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta,
pois a ênfase no individualismo e nas condutas tidas como certas ou erradas
predomina nas histórias enquadradas nos “valores tradicionais” e, de certa
forma, os “valores novos” se opõem a esses fatores.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 4
Notas: 1
Sobre a contribuição da Psicologia Experimental para a literatura
infantil, é correto afirmar que:
Escolher uma resposta.
a. Evidenciou que a
inteligência é construída por cada indivíduo, e que as idades dessas fases são
iguais para todos.
b. Reafirmou a
concepção de que a criança é um “adulto em miniatura”.
c. Auxiliou, ao
definir que as crianças apresentam diferentes estágios de desenvolvimento (da
infância até a adolescência) e que, portanto, a linguagem de suas produções
deveria respeitar essas fases de desenvolvimento. Correto
d. Demonstrou que
as crianças apresentam um desenvolvimento cognitivo representado de forma
linear.
e. Demonstrou que
todas as crianças apresentam o mesmo ritmo de desenvolvimento.
Resposta correta: Auxiliou, ao definir que as crianças apresentam
diferentes estágios de desenvolvimento (da infância até a adolescência) e que,
portanto, a linguagem de suas produções deveria respeitar essas fases de desenvolvimento.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta é a opção correta,
pois os estudos da Psicologia Experimental contribuíram para a concepção de
criança que conhecemos hoje, de um ser único e singular. Tais estudos
reafirmaram ainda que a inteligência se constrói por meio de um processo que
depende da criança e do meio em ela vive. Esse fator tornou possível determinar
que as crianças passam por estágios de desenvolvimento iguais para todos, mas
não com as mesmas idades, pois cada uma tem seu próprio ritmo de
desenvolvimento. Dessa forma, as produções literárias e a linguagem das
histórias deveriam levar em consideração as particularidades de seu
público-alvo, ou seja, a criança.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 5
Notas: 1
A autora Nelly Novaes Coelho determina alguns princípios orientadores
que podem ser úteis para a escolha de livros adequados a uma categoria de
leitor, pois é possível incluir as crianças em determinadas categorias quando
se leva em consideração as fases do desenvolvimento infantil, seus interesses,
seu desenvolvimento global e o próprio conhecimento sobre o sistema da escrita
(o que diferencia um leitor que se orienta pelas gravuras de outro que consegue
ler as palavras de forma convencional). Sobre as categorias de leitor, pode-se
afirmar que:
I. A categoria de pré-leitor se divide em duas outras: primeira infância
(15/17 meses aos 3 anos) e segunda infância (a partir dos 2/3 anos); portanto,
a presença e a atuação do adulto para auxiliar na identificação e nomeação de
gravuras e imagens são necessárias.
II. Na categoria do leitor iniciante (a partir dos 6/7 anos), a criança
estará mais familiarizada com o sistema alfabético, ou seja, na fase de
aprendizagem da leitura, o que facilitará também a aprendizagem da escrita. A
presença do adulto será um incentivo ao aprimoramento da leitura e da escrita.
III. A presença do adulto já não é tão necessária, quando a criança
possui o domínio do mecanismo da leitura na fase do leitor fluente.
IV. É possível, na fase do leitor crítico, a capacidade de reflexão,
questionamentos e críticas da realidade circundante de forma acentuada.
V. É característico da categoria de leitor fluente o pensamento
hipotético dedutivo e a consequente capacidade de abstração.
Escolher uma resposta.
a. I e IV estão
corretas
b. I, II e V estão
corretas
c. I, III e IV
estão corretas.
d. I e II estão
corretas.
e. Todas as
alternativas estão corretas. Correto
Resposta Correta: Todas as alternativas estão corretas.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A alternativa está
correta, pois todas essas e outras características apresentadas pela autora são
apropriadas quando se faz a inclusão em categorias também de leitor. Contudo,
para essa inclusão, é necessário considerar as idades de forma aproximada, pois
cada criança tem seu ritmo de desenvolvimento. Entretanto, certamente é
necessário ao professor se valer da adequação das histórias e dos livros
infantis para as crianças.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 6
Notas: 1
A partir da citação da autora Nelly Novaes Coelho, na página 43,
“torna-se fácil compreender porque a literatura foi usada, desde as origens,
como instrumento de transmissão de valores”, é correto afirmar que:
Escolher uma resposta.
a. A língua, assim
como a sociedade, apresenta distorções interculturais, na medida em que é o
mais importante sistema simbólico existente.
b. A linguagem
literária evidencia a existência de valores que não são apreciados pela
sociedade.
c. A linguagem
literária expressa valores e preconceitos da sociedade contemporânea em sua
produção.
d. A linguagem como
sistema simbólico reproduz, de maneira absolutamente igual, os processos
culturais de uma sociedade.
e. A linguagem
literária baseia-se na representação e na imaginação e é um meio ideal para
auxiliar a criança a desenvolver suas potencialidades naturais e o
amadurecimento de sua personalidade da infância até a fase adulta. Correto
Resposta Correta: A linguagem literária baseia-se na representação e na
imaginação e é um meio ideal para auxiliar a criança a desenvolver suas
potencialidades naturais e o amadurecimento de sua personalidade da infância
até a fase adulta.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A alternativa está
correta, pois a linguagem literária é um instrumento de transmissão de valores,
na medida em que transmite padrões de pensamento ou de condutas às diferentes
comunidades, uma vez que os valores são abstratos.
A literatura infantil é considerada pedagógica quando:
Escolher uma resposta.
a. Serve como
instrumento manipulado por uma intenção artística.
b. Serve como
instrumento manipulado por uma intenção educativa. Correto
c. Serve como
instrumento manipulado por uma intenção individualista.
d. Serve como
instrumento manipulado por uma intenção altruísta.
e. Serve como
instrumento manipulado por uma intenção romântica.
Resposta Correta: Serve como instrumento manipulado por uma intenção
educativa.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta,
pois a literatura infantil é considerada pedagógica quando serve como um
instrumento manipulado por uma intenção educativa, ou seja, de instrução.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 2
Notas: 1
Com relação à perspectiva da literatura infantil enquanto arte, é
correto afirmar que:
Escolher uma resposta.
a. O que a
caracteriza é a diversão, o prazer e a possibilidade de modificar a consciência
de mundo de seu leitor. Correto
b. O que a
caracteriza é a diversão, o prazer e a possibilidade de modificar a consciência
de si de seu leitor.
c. O que a
caracteriza é a diversão, o prazer e a possibilidade de modificar a consciência
de mundo representado pelas personagens.
d. O que a
caracteriza é a diversão.
e. O que a
caracteriza é a diversão e a arte.
Resposta Correta: O que a caracteriza é a diversão, o prazer e a
possibilidade de modificar a consciência de mundo de seu leitor.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta,
pois é fundamental considerarmos que o espaço da escola é propício para as
relações interpessoais, troca de experiências e conhecimentos. Outro aspecto
importante a ser considerado é a possibilidade de ter acesso às histórias
infantis, aos livros e aos estudos literários.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 3
Notas: 1
A autora Nelly Novaes Coelho defende que a literatura infantil contribui
para a formação da consciência de mundo. Sobre a finalidade da consciência, é
correto afirmar que:
Escolher uma resposta.
a. A consciência
nasce quando o indivíduo consegue estabelecer uma relação entre a arte e a
intenção artística, e desta resulta o conhecimento.
b. A consciência
nos leva ao conhecimento; decerto ela se impõe como fator inferior na obra
literária.
c. A consciência
nasce quando é possível ao indivíduo estabelecer uma relação entre a intenção
de vivenciar situações simbólicas.
d. A consciência
inviabiliza o conhecimento; decerto ela se impõe como fator desnecessário na
obra literária.
e. A consciência
nasce quando é possível ao indivíduo estabelecer uma relação entre o eu e o
outro, e desta resulta o conhecimento.
Correto
Resposta Correta: A consciência nasce quando é possível ao indivíduo
estabelecer uma relação entre o eu e o outro, e desta resulta o conhecimento.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta,
pois a consciência nasce quando é possível ao indivíduo estabelecer uma relação
entre o eu e o outro, e desta resulta o conhecimento. Além disso, como a
consciência nos leva ao conhecimento, decerto ela se impõe como fator essencial
na obra literária.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 4
Notas: 1
A autora Nelly Novaes Coelho evidencia no livro-texto que o ato da
leitura cumpre um papel fundamental para a formação da consciência de mundo.
Nesse sentido, pode-se considerar que a leitura serve para:
Escolher uma resposta.
a. Aproximar a
criança dos fatos e acontecimentos reais e imaginários, podendo dessa forma
estabelecer relações com seus desejos e vontades.
b. Auxiliar a
criança a se apropriar das informações trazidas pelas histórias e seus enredos
fantasistas.
c. Evidenciar a
importância que as histórias representam para o desenvolvimento infantil.
d. Auxiliar a
criança a identificar os sentimentos das personagens.
e. Contribuir para
que a criança possa estabelecer relações entre o universo literário e seu mundo
interior. Correto
Resposta Correta: Contribuir para que a criança possa estabelecer
relações entre o universo literário e seu mundo interior.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta é a opção correta. O
ato da leitura possibilita à criança estabelecer relações cada vez mais
elaboradas entre as informações e os conhecimentos das produções literárias e
seu mundo interior, ou seja, seus desejos, anseios, sua personalidade, entre
outros aspectos. Essa oportunidade é evidenciada pela autora Nelly Novaes
Coelho como uma aventura espiritual, que deve ser ao mesmo tempo lúdica, sem
tensões ou traumatismos.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 5
Notas: 1
A autora de nosso livro-texto, Nelly Novaes Coelho, apresenta que há
diferentes perspectivas sobre a distinção entre a literatura realista ou
fantasista. É correto afirmar que a autora acredita que:
Escolher uma resposta.
a. Embora
apresentem contribuições ao leitor, pode-se considerá-las que ambas apresentam
características idênticas.
b. Ambas possuem
suas contribuições, por isso não podemos eleger uma como melhor ou pior que a
outra, pois apenas são diferentes.
Correto
c. Embora estejam
ambas corretas, uma literatura deve sobrepor à outra, devido a suas
características diferenciadas.
d. A literatura
realista é a mais adequada, ou seja, pode-se considerá-la como ideal.
e. A literatura
fantasista é a mais adequada, ou seja, pode-se considerá-la como ideal.
Resposta Correta: Ambas possuem suas contribuições, por isso não podemos
eleger uma como melhor ou pior que a outra, pois apenas são diferentes.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A alternativa está
correta, pois a autora defende prontamente que nenhuma dessas formas de
literatura é melhor ou pior. São apenas diferentes e dependem das relações de
conhecimento que se estabelecem entre os homens e o mundo em que vivem.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 6
Notas: 1
A Psicanálise, postulada por Sigmund Freud, nos auxilia na compreensão
sobre a formação da personalidade infantil. Por isso, quando a literatura
infantil se vale dos contos de fadas, é correto afirmar que:
Escolher uma resposta.
a. Os contos de
fadas são indicados às crianças por serem textos ideais para que elas expressem
os sentimentos vivenciados pelas personagens, fazendo relações com os enredos
das histórias.
b. É possível à
criança analisar as ações e intenções das personagens, oferecendo a
oportunidade de refletir sobre os aspectos simbólicos.
c. É possível à
criança incorporar valores que dizem respeito à vida real e à imaginária,
oferecendo a oportunidade de refletir sobre aspectos de sua própria vida. Correto
d. O maniqueísmo
que preside as atitudes das personagens entre boas e más, belas ou feias, entre
outros aspectos ou condutas humanas, facilita parcialmente à criança a
compreensão da atitude das personagens, pois as crianças podem não se
identificar com as mesmas.
e. Auxiliam a
criança a formar o gosto por este gênero literário.
Resposta correta: É possível à criança incorporar valores que dizem
respeito à vida real e à imaginária, oferecendo a oportunidade de refletir
sobre aspectos de sua própria vida.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A
alternativa está correta, pois os contos de fadas podem ser decisivos para a
formação da criança em relação a si mesma e ao mundo à sua volta, justamente no
período de amadurecimento interior. Outro aspecto relevante é a possibilidade
de a criança incorporar valores que regem a vida humana, como generosidade,
solidariedade entre outros. E a última consideração a ser feita é com relação à
possibilidade de a criança se identificar com as personagens e conseguir
resolver conflitos de sua própria situação, superando
Iniciado em segunda, 9 março
2015, 14:32
Completado em segunda,
9 março 2015, 14:37
Tempo empregado 4 minutos 48
segundos
Notas 6/6
Nota 1 de um máximo de 1(100%)
Question 1
Notas: 1
Sobre os diferentes tipos de narrador, é correto afirmar, em relação ao
confessional ou intimista:
Escolher uma resposta.
a. É um eu-narrador
que expõe as próprias experiências pessoais ou as de outros por ele
testemunhadas. Correto
b. É um narrador
que relata acontecimentos presentes e futuros na perspectiva da personagem.
c. É um narrador
que participa da história relatando os sentimentos e desejos da personagem.
d. É o narrador que
relata e participa dos acontecimentos expondo suas próprias experiências e as
vividas por outros.
e. É um eu-narrador
que ignora as razões do que acontece com ele e à sua volta; que duvida e
convive com incertezas ou certezas contraditórias que são, ao mesmo tempo,
complementares.
Resposta correta: É um eu-narrador que expõe as próprias experiências
pessoais ou as de outros por ele testemunhadas.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é a
correta, pois é característico do narrador confessional se referir ao
eu-narrador e expressar suas próprias experiências, ao mesmo tempo que expõe as
de outras personagens por ele testemunhadas. Essas características são
percebidas nas obras da literatura infantil de ontem e de hoje.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 2
Notas: 1
A autora Nelly Novaes Coelho evidencia no livro-texto que, dependendo do
ângulo de visão adotado, o narrador ocupa uma de cinco posições possíveis.
Nesse sentido, pode-se compreender que o foco confessional ou intimista:
Escolher uma resposta.
a. Diz respeito a
um narrador com o foco nas experiências pessoais, e é por meio desse fator que
a história se desenvolve. É característico das narrativas confessionais ou dos
grandes conflitos psicológicos ou das biografias. Por vezes, tem o caráter
testemunhal, ou seja, narra os fatos testemunhados por ele como observador
interno subjetivo.
b. Diz respeito a
um narrador com o foco no outro que faz parte do enredo da narrativa, e é por
meio desse fator que a narrativa flui e se desenvolve. É característico das
narrativas confessionais ou dos grandes conflitos psicológicos ou das
biografias. Por vezes, tem o caráter testemunhal, ou seja, narra os fatos
acontecidos, mas apenas como observador interno subjetivo.
c. Diz respeito a
um narrador com o foco no desenrolar da narrativa, e é por meio desse fator que
a história se desenvolve. É característico das narrativas confessionais ou dos
grandes conflitos psicológicos ou das biografias. Por vezes, tem o caráter
testemunhal, ou seja, narra os fatos que ainda não aconteceram como observador
externo subjetivo.
d. Diz respeito a
um narrador com o foco no eu que está dentro dos fatos narrados, e é por meio
desse fator que a narrativa flui. É característico das narrativas confessionais
ou dos grandes conflitos psicológicos ou das biografias. Por vezes, tem o
caráter testemunhal, ou seja, o foco está dentro dos fatos narrados, mas apenas
como observador interno objetivo.
Correto
e. Diz respeito a
um narrador com o foco no outro que faz parte do enredo da narrativa, e é por
meio desse fator que a narrativa flui e se desenvolve. É característico das
narrativas confessionais ou dos grandes conflitos psicológicos ou das
biografias. Por vezes, narra os fatos que ainda não aconteceram como observador
externo subjetivo.
Resposta correta: Diz respeito a um narrador com o foco no eu que está
dentro dos fatos narrados, e é por meio desse fator que a narrativa flui. É
característico das narrativas confessionais ou dos grandes conflitos
psicológicos ou das biografias. Por vezes, tem o caráter testemunhal, ou seja,
o foco está dentro dos fatos narrados, mas apenas como observador interno
objetivo.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é a
correta, pois o foco do narrador confessional ou intimista está no eu que está
dentro dos fatos narrados, e no caso testemunhal, o foco é interno objetivo.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 3
Notas: 1
A autora Nelly Novaes Coelho (2000, p.74) define que "a palavra
'personagem' é oriunda de termo latino persona, ae, nome com que os romanos
designavam as máscaras usadas pelos atores gregos em suas apresentações
teatrais". Sobre a definição de personagem nas narrativas, é correto
afirmar:
I) A personagem é o elemento decisivo da efabulação, pois nela se centra
o interesse do leitor.
II) Não há ação narrativa sem personagens que a executem ou vivam.
III) Sem a presença da personagem, a narrativa não contempla o desfecho
da história.
IV) A presença de personagem nas narrativas possibilita a invenção de
outras personagens.
V) A personagem é considerada um elemento neutro no desenrolar da
narrativa.
Identifique a alternativa que apresenta as afirmativas que são corretas:
Escolher uma resposta.
a. Todas estão
corretas.
b. IV e III estão
corretas.
c. I, III e V estão
corretas.
d. I e II estão
corretas. Correto
e. II, III e IV
estão corretas.
Resposta correta: I e II estão corretas.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é a
correta, pois a personagem é o elemento decisivo da efabulação, uma vez que
nela se centra o interesse do leitor. Não há ação narrativa sem personagens que
a executem ou vivam.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 4
Notas: 1
Sobre o espaço, conforme apontado pela autora Nelly Novaes Coelho, é
correto afirmar que:
Escolher uma resposta.
a. Representa o
ambiente e o tempo em que as circunstâncias acontecem nas narrativas.
b. Determina as
circunstâncias com relação aos tempos e momentos presentes nas produções
literárias.
c. Tem a finalidade
de situar os acontecimentos, demonstrando quando se deram e por que foram
importantes no desenvolver da narrativa.
d. Situa os
acontecimentos no cenário real ou simbólico, facilitando a compreensão do
leitor.
e. Diz respeito ao
ambiente, cenário, cena, mundo exterior, entre outros locais na narrativa. Correto
Resposta correta: Diz respeito ao ambiente, cenário, cena, mundo
exterior, entre outros locais na narrativa.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta é a opção correta,
pois o espaço nas narrativas representa o ambiente, o cenário, a cena, o mundo
exterior, entre outros locais onde se apoiam as personagens, e situa o leitor
no contexto da narrativa.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 5
Notas: 1
A autora Nelly Novaes Coelho distingue que há diferentes técnicas ou
processos na linguagem narrativa. Nesse sentido, é correto afirmar que:
I) A descrição corresponde a um processo de apreensão dos fatos passados
e futuros da narrativa.
II) A narração é a técnica de expressão de quem relata um processo.
III) O diálogo é um estilo direto de comunicação oral entre duas ou mais
pessoas.
IV) O monólogo é o discurso pelo qual uma personagem se autorrevela ou
conta algo da situação em curso.
V) É característica do monólogo a presença de várias personagens que se
comunicam de forma não-oral.
Identifique a alternativa que apresenta as afirmativas que são corretas:
Escolher uma resposta.
a. I e II estão
corretas.
b. I e IV estão
corretas.
c. Todas estão
corretas.
d. I, III e V estão
corretas.
e. II, III e IV
estão corretas. Correto
Resposta correta: II, III e IV estão corretas.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A alternativa está
correta, pois a narração, o diálogo e o monólogo são técnicas para análise da
linguagem narrativa.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 6
Notas: 1
A partir da citação da autora Nelly Novaes Coelho (2000, p.90) – “por
vezes, tais ‘apelos’ assumem um caráter coercitivo: o narrador a cada momento
exige silêncio, bons modos, atenção etc.” – é correto afirmar que:
Escolher uma resposta.
a. O apelo ao
pequeno leitor exprime o desejo da participação ativa da criança durante a
narrativa pelo autor.
b. O apelo exprime
a ideia de autoritarismo do adulto exercido sobre as crianças. Correto
c. O apelo ao
ouvinte representa a falta de atenção quando as crianças estão ouvindo
histórias.
d. O apelo exprime
autoritarismo do autor e o seu desejo de influenciar a participação ativa da
criança.
e. O apelo exprime
a ideia de obediência ao adulto ao analisar as atitudes da personagem.
Resposta correta: O apelo exprime a ideia de autoritarismo do adulto
exercido sobre as crianças.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A alternativa está
correta, pois o apelo ao leitor ou ouvinte é característico das narrativas
antigas, nas quais há sempre a figura de alguém mais idoso que conta a
história, por exemplo, avô, avó, tio, velha ama, entre outros, para levar o
pequeno leitor a determinadas atitudes.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Sobre as diferentes peculiaridades temáticas e formais que caracterizam
a produção literária infantil/juvenil contemporânea, é correto afirmar que a
efabulação:
Escolher uma resposta.
a. Tende a se
iniciar de forma anterior ao motivo principal ou às decisões das personagens
que levam diretamente à situação problemática.
b. Tende a se
iniciar de forma posterior ao motivo principal ou com as circunstâncias que se
encerram na resolução das situações problemáticas.
c. Tende a se
iniciar de imediato com o motivo principal ou com circunstâncias que levam
diretamente à situação problemática.
Correto
d. Nenhuma das
demais afirmações está correta.
e. É um aspecto
temático e estilístico em que o autor geralmente se preocupa mais com a
história a ser contada do que com a maneira pela qual ela é apresentada.
Resposta correta: Tende a se iniciar de imediato com o motivo principal
ou com circunstâncias que levam diretamente à situação problemática.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é a
correta, pois é característica da efabulação, nas produções destinadas às
crianças e jovens, a tendência de apresentar de imediato, ou seja, logo no
início da história, o motivo principal ou mesmo as circunstâncias que levam
diretamente à situação problemática a ser vivida pelas personagens.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 2
Notas: 1
A autora Nelly Novaes Coelho evidencia no livro-texto que as produções
destinadas às crianças e jovens contemplam diferentes personagens. Nesse sentido,
pode-se compreender que as personagens coletivas ganham representação pelo fato
de que:
Escolher uma resposta.
a. As personagens
assumem uma dimensão de superioridade em relação às demais personagens.
b. As soluções para
os problemas que precisam ser enfrentados no decorrer da efabulação não são
dadas, em geral, por uma só personagem, mas resultam da colaboração de
todas. Correto
c. As personagens
podem ser representadas pela falta de integração ao grupo.
d. As ações da
personagem são expressas de forma a contemplar situações isoladas, ou seja, sem
o auxílio de outras personagens.
e. Há a valorização
do espírito individualista, representado por uma única personagem.
Resposta correta: As soluções para os problemas que precisam ser
enfrentados no decorrer da efabulação não são dadas, em geral, por uma só
personagem, mas resultam da colaboração de todas.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é a
correta, pois as personagens coletivas expressam a coletividade, dando destaque
à “patota”, ao “bando”, ao “grupinho”. Dessa forma, as soluções para os
problemas que precisam ser enfrentados no decorrer da efabulação compreendem a
participação e colaboração das demais personagens.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 3
Notas: 1
A autora Nelly Novaes Coelho esclarece que o ato de narrar está em
crescente valorização nas produções literárias destinadas às crianças e aos
jovens. Sobre o ato de narrar, pode-se afirmar que:
I. É compreendido como o ato de criar através das palavras.
II. Possibilita demonstrar as situações vividas pelas personagens.
III. Faz-se cada vez mais presente e inconsciente no corpo da narrativa.
IV. É característico por ser uma forma de representar as ações das
personagens.
V. É característico por valorizar a linguagem como fator essencial na
formação da criança e dos jovens.
Identifique a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
Escolher uma resposta.
a. I e III estão
corretas.
b. I, III e IV
estão corretas.
c. II, III e IV
estão corretas.
d. Todas estão
corretas.
e. I e V estão
corretas. Correto
Resposta correta: I e V estão corretas.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta resposta é a
correta, pois o ato de narrar é compreendido pela autora Nelly Novaes Coelho
como o ato de criar por meio de palavras. Em outro aspecto, o ato de narrar
está presente nas produções destinadas às crianças e aos jovens devido à
valorização da linguagem na contemporaneidade.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 4
Notas: 1
Sobre o espaço, apontado como variável pela autora Nelly Novaes Coelho,
é correto afirmar que:
Escolher uma resposta.
a. Contempla a
descrição dos lugares para situar o leitor sobre os fatos e situações reais,
com ênfase nas ações das personagens.
b. A descrição dos
lugares cria recursos estilísticos que tendem a expressar cada vez com mais
rigor a realidade objetiva dos fatos, seres, coisas, situações etc., que entram
como fatores constituintes da matéria literária.
c. Aparece como
simples cenário, situando as personagens ou a efabulação, ou como participante
do dinamismo da ação. Correto
d. Cria recursos
estilísticos que expressam a visão fantasista do enredo das produções
literárias.
e. Demonstra a
tendência de apresentar meramente os lugares para compor o cenário da
narrativa.
Resposta correta: Aparece como simples cenário, situando as personagens
ou a efabulação, ou como participante do dinamismo da ação.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Esta é a opção correta,
pois o espaço é variável entre simples cenário, quando situa as personagens ou
a efabulação, e espaço participante do dinamismo da ação, quando sua descrição
é fundamental no enredo da narrativa.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 5
Notas: 1
A autora Nelly Novaes Coelho apresenta linhas ou tendências de criação
da literatura infantil/juvenil contemporânea, dentre elas a Linha do Realismo
Cotidiano, que se desdobra em Realismo crítico, lúdico, humanitário, histórico
ou memorialista e mágico. Sobre as características da Linha do Realismo
Cotidiano, pode-se afirmar que:
I) O Realismo crítico, participante ou conscientizante apresenta obras
atentas à realidade social e cuja matéria literária é orientada ou filtrada por
uma perspectiva político-econômico-social.
II) O Realismo lúdico apresenta obras que enfatizam a aventura de viver,
as travessuras do dia a dia, a alegria ou os conflitos resultantes do convívio
humano.
III) O Realismo humanitário apresenta obras que, atentas ao convívio
humano, dão ênfase às relações afetivas, sentimentais ou humanitárias.
IV) O Realismo histórico ou memoralista apresenta obras orientadas por
uma intenção predominantemente lúdica e de diversão.
V) O Realismo mágico apresenta obras que retratam a fronteira entre a
realidade e as cenas cotidianas.
Identifique a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
Escolher uma resposta.
a. Todas as
alternativas estão corretas.
b. I e IV estão
corretas.
c. I, II e V estão
corretas.
d. I, III e IV estão
corretas.
e. I, II e III
estão corretas. Correto
Resposta Correta: I, II e III estão corretas.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! A alternativa está
correta, pois a autora Nelly Novaes Coelho apresenta as seguintes
características da linha do Realismo Cotidiano: o Realismo crítico,
participante ou conscientizante apresenta obras atentas à realidade social e
cuja matéria literária é orientada ou filtrada por uma perspectiva
político-econômico-social; são exemplos desta linha as obras: Eu gosto tanto de
você, de Leila R. Iannone, e Davi ataca outra vez, de Ruth Rocha. O Realismo
lúdico apresenta obras que enfatizam a aventura de viver, as travessuras do dia
a dia, a alegria ou os conflitos resultantes do convívio humano; são exemplos
desta linha as obras: Bento que Bento é o frade, Currupaco, Papaco ou O Domador
de Monstros, de Ana Maria Machado. E o Realismo humanitário apresenta obras
que, atentas ao convívio humano, dão ênfase às relações afetivas, sentimentais
ou humanitárias; são exemplos desta linha as obras: As muitas mães de Ariel e
Iniciação, de Mirna Pinsky.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 6
Notas: 1
A autora Nelly Novaes Coelho destaca, como uma das características
estilísticas/estruturais da literatura infantil/juvenil, a valorização da
visualidade, ou seja, de desenhos, ilustrações, diagramações, entre outros
aspectos. É correto afirmar sobre a Linha da Narrativa por imagens que:
Escolher uma resposta.
a. São obras que
intensificam a produção do texto narrativo baseadas no mundo real concreto à
sua volta e no mundo da linguagem.
b. São obras que,
sem apoio de imagens, intensificam o texto narrativo para incentivar a
linguagem do leitor.
c. São obras que
não apresentam texto narrativo, mas intensificam a descrição de imagens por
meio do narrador.
d. A personagem
retrata a visão do autor com relação às características de uma criança no mundo
real.
e. São obras que,
sem apoio do texto narrativo ou com brevíssimas falas, apresentam excelentes
estratégias para as crianças reconhecerem seres e coisas que se misturam no
mundo que as rodeia e aprenderem a nomeá-las oralmente. Correto
Resposta Correta: São obras que, sem apoio do texto narrativo ou com
brevíssimas falas, apresentam excelentes estratégias para as crianças
reconhecerem seres e coisas que se misturam no mundo que as rodeia e aprenderem
a nomeá-las oralmente.
Comentário resposta correta: Parabéns! A alternativa está correta, pois
as obras da Linha da Narrativa por imagens apresentam como finalidade a
possibilidade de o leitor reconhecer seres e coisas que se misturam no mundo
que as rodeia e, de certa forma, aprender a nomeá-las oralmente, uma vez que as
obras apresentam nenhum ou um brevíssimo texto narrativo, intensificando assim
as imagens. São exemplos da Linha da Narrativa por imagens: Você troca?, Assim
Assado, A Bruxinha Atrapalhada, Não confunda, Coleção “Ping-Pong...”, de Eva
Furnari.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Ola vice tem a continuação das aulas ?
ResponderExcluir