quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Projeto Multi disciplinar III


Notas: 1
Sobre o nascimento de um Projeto, assinale a afirmativa correta:

Escolher uma resposta.
                a. Vai do realizado em direção ao planejado, do concreto para o abstrato.        
                b. Parte dos alunos envolvidos, devido à faixa etária, não possuem condições de indicar o ponto onde se está e o ponto onde se almeja chegar. Por isso, nem sempre seus sonhos podem ser ouvidos e considerados dentro do Projeto.               
                c. O Projeto precisa focar no hoje, por isso considera de modo direto a realidade do aluno.     
                d. Considera sonhos e desejos daqueles que pensam a educação de forma mais clara, ampla e segura tais como professores, coordenadores e diretores.           
                e. Parte do virtual em direção ao real. Trata-se de uma projeção, traça um percurso que vai da realidade para a irrealidade, antecipa o futuro.  Correto               
Resposta correta: Parte do virtual em direção ao real. Trata-se de uma projeção, traça um percurso que vai da realidade para a irrealidade, antecipa o futuro.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta é a opção, já que todos os atores envolvidos num Projeto precisam ter seus sonhos e desejos considerados, inclusive os alunos.

Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 2
Notas: 1
Sobre a essência de um Projeto, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.
                a. A mobilização e envolvimento da comunidade educativa, de outros professores e outros alunos se faz desde o primeiro momento.      
                b. Todo processo está permeado de ações individuais buscando a efetivação e realização do Projeto.
                c. Cada disciplina colabora com uma frente distinta e isolada que, reunida, vai compor o Projeto final.
                d. Trata-se do desenvolvimento de vários trabalhos nas diversas disciplinas do currículo que depois serão somados.               
                e. O empenho investigativo, sistematizado e organizado na busca por melhores respostas para as questões que o grupo escolheu configuram também a essência de um Projeto.  Correto           
Resposta correta: O empenho investigativo, sistematizado e organizado na busca por melhores respostas para as questões que o grupo escolheu configuram também a essência de um Projeto.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, uma vez que a essência de um Projeto parte do levantamento de questões que o grupo possui e segue em busca de respostas corretas e profundas.

Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 3
Notas: 1
Um Projeto possibilita a formação do sujeito integral porque:

Escolher uma resposta.
                a. Estabelece o aprofundamento dos conteúdos conceituais a partir do livro didático. 
                b. Propõe a expansão dos conteúdos conceituais contemplados nos objetivos gerais do curso.             
                c. Considera de modo prioritário os conteúdos atitudinais e procedimentais.   
                d. Abarca os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.  Correto      
                e. Determina o conteúdo que o aluno vai trabalhar e de que forma isso será realizado.              
Resposta correta: Abarca os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta é a opção, já que um Projeto não considera exclusivamente os conteúdos conceituais, mas também trabalha com os conteúdos procedimentais e atitudinais.

Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 4
Notas: 1
Sobre o trabalho com os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, pode-se afirmar que:

Escolher uma resposta.
                a. Os conteúdos conceituais devem ser mais valorizados em detrimento dos conteúdos procedimentais e atitudinais.        
                b. Um Projeto deve privilegiar os conteúdos procedimentais e atitudinais com menor ênfase aos conteúdos conceituais.      
                c. Há uma vinculação com os quatro pilares da educação apresentados no Relatório para a UNESCO: “Educação: um tesouro a descobrir”.  Correto 
                d. Historicamente a escola tradicional busca o equilíbrio entre esses três conteúdos.  
                e. Estão parcialmente contemplados nos Parâmetros Curriculares Nacionais.  
Resposta correta: Há uma vinculação com os quatro pilares da educação apresentados no Relatório para a UNESCO: “Educação: um tesouro a descobrir”.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, pois nota-se uma sintonia entre os três conteúdos (conceituais, procedimentais e atitudinais) com os quatro pliares da educação, a saber: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 5
Notas: 1
A articulação ente os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais permite a culminância de uma educação:

Escolher uma resposta.
                a. Mais abrangente que tem como finalidade principal o desenvolvimento total do indivíduo visando sua independência e autonomia.  Correto 
                b. Mais tradicional com possibilidades de inovação reduzidas. 
                c. Que valorize os conhecimentos e as aplicações práticas no futuro.   
                d. Que prepare o indivíduo para se adaptar à sociedade.           
                e. Que privilegia a capacidade de comunicação dos indivíduos e de estabelecerem boas relações interpessoais.               
Resposta correta: Mais abrangente que tem como finalidade principal o desenvolvimento total do indivíduo visando sua independência e autonomia.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, pois de fato a articulação entre os três conteúdos favorece a educação mais ampla que busca o desenvolvimento total do indivíduo.

Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 6
Notas: 1
O trabalho com Projetos pressupõe uma aprendizagem significativa ao considerar:

Escolher uma resposta.
                a. Que o professor conhece o conteúdo em profundidade e segurança.            
                b. Que o aluno lhe atribui significado já que está em consonância com suas necessidades e interesses.  Correto               
                c. Que as melhores hipóteses serão investigadas durante o desenvolvimento do Projeto.       
                d. Que o professor pode dar destaque e ênfase aos aspectos realmente importantes do currículo.     
                e. Que os conteúdos procedimentais são levantados a partir de problemas vividos pelo aluno.              
Resposta correta: Que o aluno lhe atribui significado já que está em consonância com suas necessidades e interesses.

Comentário resposta correta: Parabéns! Essa resposta é correta, já que uma das grandes vantagens do trabalho com projetos é favorecer uma aprendizagem significativa. Aprendizagem essa que só se realiza a partir do que tem significado para o sujeito envolvido, isto é, a partir dos seus interesses, das suas necessidades e inclusive da sua aplicação prática.

Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
1
Notas: 1
Assinale a alternativa que indica a sequência correta das etapas de um projeto:

Escolher uma resposta.
                a. Depuração, apresentação; planejamento; execução; avaliação e críticas.      
                b. Escolha do tema; planejamento; execução; depuração; apresentação; avaliação e críticas.  Correto
                c. Planejamento; escolha do tema; execução; apresentação; depuração; avaliação e críticas.  
                d. Escolha do tema; planejamento; depuração; execução; apresentação; avaliação e críticas.  
                e. Depuração; escolha do tema; apresentação; planejamento; execução; avaliação e críticas. 
Resposta correta: Escolha do tema; planejamento; execução; depuração; apresentação; avaliação e críticas.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta é a opção, já que é necessário primeiramente selecionar o tema que será tratado no projeto e elaborar todo o planejamento. A partir da escolha do tema e do planejamento, é possível executar o projeto propriamente dito. Somente depois de executado é que os professores contribuem fazendo questionamentos sobre o que foi feito até o momento e também se algo mais poderia ser considerado. Diante de tais questionamentos, os alunos poderão decidir rever o projeto antes de apresentá-lo. Caso queiram manter o que foi feito, o projeto irá para a etapa de apresentação, seguida da avaliação e críticas.

Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 2
Notas: 1
Sobre a aprendizagem baseada em projetos, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.
                a. Pode ser definida como um método de ensino sistemático, realizado através de um processo de investigação estruturado e de tarefas planejadas.  Correto 
                b. Trata-se do desenvolvimento de vários trabalhos nas diversas disciplinas do currículo que depois serão somados.               
                c. É constituída por diversas atividades que promovem o estudo de temas a partir do currículo definido pelo professor em consonância com as determinações da equipe pedagógica da escola.     
                d. É baseada em projetos não estruturados considerando o uso de habilidades, ferramentas e conhecimentos dos alunos.
                e. Considera os conteúdos formais que compõem as diversas disciplinas do currículo de forma sistemática e estruturada.     
Resposta correta: Pode ser definida como um método de ensino sistemático, realizado através de um processo de investigação estruturado e de tarefas planejadas.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, uma vez que a essência da aprendizagem baseada em projetos é envolver os alunos no processo de aquisição de conhecimentos e habilidades através de um processo de investigação estruturado e de tarefas planejadas.

Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 3
Notas: 1
Dentre as vantagens do uso da aprendizagem baseada em projetos podemos citar:

Escolher uma resposta.
                a. O aprofundamento dos conteúdos conceituais a partir do livro didático.       
                b. A ênfase na dicotomia pensamento e conhecimento.            
                c. A separação de alunos com diferentes níveis e estilos de aprendizagem.      
                d. O envolvimento de alunos geralmente indiferentes ao estudo.  Correto      
                e. O destaque para os conteúdos formais que os alunos precisam aprender a cada ano letivo.               
Resposta correta: O envolvimento de alunos geralmente indiferentes ao estudo.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta é a opção, já que um Projeto envolve estudantes geralmente indiferentes ao estudo que trabalham de modo cooperativo na resolução de problemas, possibilitando que alunos de diferentes níveis e estilos de aprendizagem se envolvam na mesma tarefa.

Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 4
Notas: 1
Os aspectos que devem ser considerados antes de se utilizar a aprendizagem baseada em projetos são:

Escolher uma resposta.
                a. Se a escola atende alunos de alto desempenho, pois, caso contrário, não é possível implementar um projeto.               
                b. O número de alunos presentes na sala de aula, a localização e tamanho da escola.  
                c. A idade, o sexo e a classe social dos alunos.  
                d. O nível de envolvimento dos alunos para este tipo de tarefa, as características do professor enquanto líder/ administrador e as características da escola. Correto    
                e. Os livros didáticos disponíveis assim como a competência do professor na utilização dos mesmos.  
Resposta correta: O nível de envolvimento dos alunos para este tipo de tarefa, as características do professor enquanto líder/ administrador e as características da escola.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, pois para que um projeto seja bem sucedido é preciso que o professor saiba quem são seus alunos, seu nível de comprometimento e autonomia, bem como seja capaz de identificar suas características pessoais que podem facilitar e/ou prejudicar a implementação de um projeto, bem como as características da escola onde o projeto será implementado.

Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 5
Notas: 1
Sobre o papel do professor, pode-se afirmar:

Escolher uma resposta.
                a. Um professor é um facilitador do processo, auxiliando, apoiando e orientando os alunos nas dificuldades presentes no projeto.  Correto               
                b. O bom professor é aquele que apresenta características de líder e foca no resultado do processo. 
                c. Um bom professor desempenha mais o papel de líder e menos o papel de administrador.  
                d. O professor é o administrador de todo o processo de aprendizagem e deve concentrar as atividades em torno de suas decisões. 
                e. Que seu foco deve estar no domínio dos conteúdos das diversas disciplinas.             
Resposta correta: Um professor é um facilitador do processo, auxiliando, apoiando e orientando os alunos nas dificuldades presentes no projeto.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, pois o bom professor deve ser o facilitador do processo, promover apoio, auxílio e orientação aos alunos sendo sensível às diferenças individuais.

Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 6
Notas: 1
Um projeto não deve ser utilizado:

Escolher uma resposta.
                a. Para o ensino de habilidades básicas, como informática e leitura.  Correto    
                b. Com alunos com baixo nível de motivação.  
                c. Com alunos de faixas etárias distintas.            
                d. Com alunos de baixo desempenho. 
                e. Com alunos de diferentes níveis de aprendizagem. 
Resposta correta: Para o ensino de habilidades básicas, como informática e leitura.

Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, já que a aprendizagem baseada em projetos não é considerada adequada como método de ensino de algumas habilidades básicas, como computação e leitura, fornecendo um ambiente para a aplicação dessas habilidades.

Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.

1
Notas: 1
Assinale a alternativa correta que indica o que o escopo do projeto precisa determinar:

Escolher uma resposta.
                a. O alcance, a parceria e o público que o projeto pretende atender.   
                b. A duração, a amplitude, a tecnologia e o alcance do projeto, que pode ser mais amplo ou mais reduzido.    
                c. A duração, a amplitude, a tecnologia, o alcance, a parceria e o público, sendo que todos esses critérios apresentam-se apenas em projetos mais amplos.         
                d. A tecnologia, o alcance, a parceria e o público, considerando que tais aspectos estarão inseridos independentemente do tamanho do projeto.
                e. A duração, a amplitude, a tecnologia, o alcance, a parceria e o público, independentemente do tamanho do projeto.  Correto            
Resposta correta: A duração, a amplitude, a tecnologia, o alcance, a parceria e o público, independentemente do tamanho do projeto.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Essa é a opção correta, já que é necessário determinar cada um desses critérios no trabalho com projetos. Esses seis tópicos serão ajustados no projeto, considerando tanto um projeto menor, como um mais amplo e ambicioso. De qualquer forma, não podem ficar de fora a duração, a amplitude, a tecnologia, o alcance, a parceria e o público que o projeto vai atender.

Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 2
Notas: 1
Ao selecionar padrões, precisamos considerar:

Escolher uma resposta.
                a. Os objetivos traçados por alunos, professores e comunidade educativa envolvidos diretamente no projeto. Além dos objetivos indicados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, quando possível e pertinente.              
                b. Os objetivos indicados pela escola na qual o projeto será desenvolvido. E também os objetivos determinados para o ano em questão, dentro de aspectos mais amplos, como, por exemplo, os apontados nos Parâmetros Curriculares Nacionais.  Correto        
                c. Os objetivos a que o projeto atenderá de forma direta, considerando a faixa etária dos alunos e o interesse imediato dos mesmos.
                d. Os objetivos já elaborados pela escola na qual o projeto será desenvolvido. O professor então, com base nesses objetivos, determina quais outros serão adicionados, considerando as especificidades do projeto.     
                e. Os objetivos determinados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, por se tratar de uma base segura uma vez que é aplicada em todo território nacional.       
Resposta correta: Os objetivos indicados pela escola na qual o projeto será desenvolvido. E também os objetivos determinados para o ano em questão, dentro de aspectos mais amplos, como, por exemplo, os apontados nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Essa resposta está correta porque há fontes e pontos de partida para elaborar os objetivos de um projeto. Tais fontes são os objetivos que a escola já determinou anteriormente o os apresentados também nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 3
Notas: 1
Incorporar resultados simultâneos na aprendizagem baseada em projetos significa que:

Escolher uma resposta.
                a. Os alunos trabalharão com base em aprendizagens acadêmicas e hábitos mentais. 
                b. Serão favorecidas as formas de aprender, trabalhar e produzir em grupo.   
                c. Serão incorporados aos alunos, além de aprendizagens acadêmicas, habilidades específicas e hábitos mentais.  Correto               
                d. As habilidades específicas e os hábitos mentais serão incentivados.
                e. Os alunos serão incentivados a trabalhar e produzir em grupo.          
Resposta correta: Serão incorporados aos alunos, além de aprendizagens acadêmicas, habilidades específicas e hábitos mentais.

Comentário sobre a resposta correta: Está correto, parabéns! A aprendizagem baseada em projetos não é apenas um modo de aprender, mas também uma forma de trabalhar e produzir em grupo, reunir informações e compartilhá-las com os demais. Possibilita que sejam incorporados aos alunos aprendizagens acadêmicas, habilidades específicas e hábitos mentais.

Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 4
Notas: 1
Há perguntas essenciais que guiam a avaliação dos critérios de formulação de projetos, conforme apresentado pelo Buck Institute for Education (2008). Quais são?

Escolher uma resposta.
                a. O projeto: requer uso sensato da tecnologia?; aborda questões autênticas?; satisfaz objetivos?; permite que os alunos obtenham notas melhores nas avaliações?; pode ser alterado durante seu desenvolvimento?               
                b. O projeto: satisfaz objetivos?; envolve os alunos?; concentra-se na compreensão do essencial?; incentiva pensamentos de nível superior?; ensina a ler e escrever e reforça habilidades básicas?; permite que todos os alunos sejam bem-sucedidos?; utiliza avaliações claras e precisas?; requer uso sensato da tecnologia?; aborda questões autênticas?  Correto               
                c. O projeto: satisfaz a comunidade educativa?; envolve os alunos e os professores?; trabalha tópicos apresentados no livro didático?; incentiva pensamentos de nível superior?; utiliza avaliações claras e precisas?          
                d. O projeto: precisa atender aos objetivos?; envolve a maioria dos alunos?; concentra-se em ministrar o conteúdo proposto para o ano letivo em questão?; reforça habilidades?; aborda questões previamente determinadas pelo professor?        
                e. O projeto: concentra-se na compreensão do essencial?; ensina a ler e escrever e reforça habilidades básicas?; permite que todos os alunos sejam bem-sucedidos?; aborda questões autênticas?    
Resposta correta: O projeto: satisfaz objetivos?; envolve os alunos?; concentra-se na compreensão do essencial?; incentiva pensamentos de nível superior?; ensina a ler e escrever e reforça habilidades básicas?; permite que todos os alunos sejam bem-sucedidos?; utiliza avaliações claras e precisas?; requer uso sensato da tecnologia?; aborda questões autênticas?

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Essa é a resposta correta, pois ter clareza das perguntas essenciais que guiam a avaliação dos critérios de formulação de projetos é um dos desafios imprescindíveis para o professor que trabalha com esse método.

Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 5
Notas: 1
Há várias estratégias que os professores empenhados no trabalho com projetos usam para envolver os alunos e fundamentar a aprendizagem através do interesse e da aprendizagem significativa. Uma dessas estratégias diz respeito a:

Escolher uma resposta.
                a. Estabelecer um contato estreito e constante com os pais, enviando sistematicamente as notas obtidas pelo aluno e não apenas em reuniões na escola.   
                b. Comunicar para a comunidade educativa o que foi desenvolvido no projeto em um momento propício, preferencialmente no final do ano letivo.          
                c. Criar um ambiente de aprendizagem propício por meio da ação do professor, que é o responsável por organizar a sala de aula, assim todos poderão acompanhar efetivamente a aula dada por ele.        
                d. Criar um ambiente de aprendizagem ideal, envolvendo os alunos e fundamentando a aprendizagem através do interesse e da aprendizagem significativa.  Correto       
                e. Manter o desenho e o visual da sala de aula, uma vez que esses componentes otimizam o ambiente ideal de aprendizagem por garantir segurança aos alunos.          
Resposta correta: Criar um ambiente de aprendizagem ideal, envolvendo os alunos e fundamentando a aprendizagem através do interesse e da aprendizagem significativa.

Comentário sobre a resposta correta: Isso mesmo, essa é a opção correta! Mudar ou criar um ambiente para a aprendizagem é uma das várias estratégias que os professores empenhados no trabalho com projetos usam para envolver os alunos e, principalmente, fundamentar a aprendizagem através do interesse e da aprendizagem significativa.

Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 6
Notas: 1
Nem sempre os projetos baseiam-se na curiosidade e nas perguntas dos alunos. Para desenvolver uma ideia de projeto, o professor pode lançar mão:

Escolher uma resposta.
                a. Do projeto político-pedagógico que apresenta o que pode compor os projetos de cada ano dentro da escola traduzindo um caminho seguro com objetivos claros.  
                b. Da observação atenta da realidade, inclusive envolvendo os alunos no mapeamento da comunidade, por exemplo, além de considerar se está de acordo com os resultados almejados.  Correto             
                c. Das suas ideias e sugestões, sem necessariamente vinculá-los aos resultados almejados por se tratar do projeto de uma turma específica.           
                d. Do livro didático das várias disciplinas que compõem o acervo do ano em questão, analisando o conteúdo e extraindo os tópicos a que o projeto precisa atender. 
                e. De perguntas feitas relevantes pelos alunos de outros anos, mesmo que não apresentem consonância direta com os resultados almejados.  
Resposta correta: Da observação atenta da realidade, inclusive envolvendo os alunos no mapeamento da comunidade, por exemplo, além de considerar se está de acordo com os resultados almejados.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns, essa é a resposta correta! Muitas vezes, caberá ao professor trazer uma ideia, uma proposta que será apresentada como uma inquietante questão para a turma. Ao ter uma ideia (que pode nascer de fontes distintas), é muito importante que ela seja amplamente trabalhada para que venha de encontro aos resultados que o professor almeja obter e ao conteúdo das disciplinas envolvidas.

Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.

1
Notas: 1
Segundo o Buck Institute for Education (2008), a questão orientadora no trabalho com projetos tem como características principais:

Escolher uma resposta.
                a. Ser uma questão que se define por si, que abarca a totalidade do que será realizado dentro do roteiro de trabalho do projeto.     
                b. A convergência e a coerência de atividades aparentemente díspares e a possibilidade de aprimorar as respostas obtidas. Precisa estar em consonância com o mundo real.  Correto       
                c. Envolver a execução de várias atividades diferenciadas nas disciplinas do currículo, que poderão ser unidas com base em um tema comum.       
                d. A sintonia com as propostas apresentadas nos planejamentos da escola para aquela turma em especial.    
                e. A possibilidade de aprimorar as respostas obtidas sem, necessariamente, ter relação com aplicação prática, com o mundo real. Pode vincular-se ou não com a realidade do aluno.         
Resposta correta: A convergência e a coerência de atividades aparentemente díspares e a possibilidade de aprimorar as respostas obtidas. Precisa estar em consonância com o mundo real.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Essa é a opção correta, uma vez que a questão orientadora requer atividades múltiplas, como a síntese de vários tipos de informação que serão utilizados na busca das melhores respostas à questão. Além da possibilidade de o aluno aprimorar as respostas obtidas.

Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 2
Notas: 1
Uma das funções primordiais do professor quanto à questão orientadora é:

Escolher uma resposta.
                a. Trazer as questões que podem servir aos alunos e permitir que eles optem por uma questão orientadora.
                b. Apresentar ao grupo as possibilidades da questão orientadora escolhida pelo professor, tentando mostrar, por meio das aulas oferecidas, a relevância daquela questão.          
                c. Basear-se no que os alunos já sabem e conhecem e aprofundar esses mesmos conteúdos para não gerar insegurança na turma. 
                d. Revelar ao grupo e ajudá-lo a descobrir as possibilidades da questão orientadora, tentando superar o que os alunos já conhecem e sabem, para buscar, a partir daí, o que eles desejam e precisam saber.  Correto              
                e. Colher as questões orientadoras sugeridas pela turma e optar pela mais adequada ao grupo, apresentando-a posteriormente aos alunos.      
Resposta correta: Revelar ao grupo e ajudá-lo a descobrir as possibilidades da questão orientadora, tentando superar o que os alunos já conhecem e sabem, para buscar, a partir daí, o que eles desejam e precisam saber.

Comentário sobre a resposta correta: Ótimo, essa resposta está correta! O professor pode tanto revelar ao grupo como também auxiliá-lo a descobrir todas as possibilidades que uma questão orientadora abarca. Precisa levar os alunos pelo caminho da superação, com base no que já conhecem em direção ao que precisam descobrir.

Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 3
Notas: 1
Uma questão orientadora geralmente traz em si uma síntese de algo mais abrangente e, normalmente, não se encontra expressa em programas escolares prontos e acabados. Podemos afirmar que a questão orientadora trata de:

Escolher uma resposta.
                a. Investigar tópicos que os alunos acham interessante e dos quais gostam, desde que estejam adequados às perguntas esperadas para a faixa etária.            
                b. Uma busca com o grupo de professores, que são os primordiais conhecedores dos tópicos a serem trabalhados naquele nível de escolaridade dos alunos.         
                c. Determinar os passos primordiais que guiam os alunos na organização sistemática da ação, incluindo a correção sempre pontual do professor. 
                d. Uma busca em comum com o grupo, na qual a coleta de informações e a manipulação das mesmas abrem múltiplas possibilidades de aprendizagem, envolvendo alunos, professores e comunidade educativa.  Correto             
                e. Estabelecer formas de conexão da aprendizagem com a informação obtida, relacionando-a ao conteúdo do livro didático adotado na escola.       
Resposta correta: Uma busca em comum com o grupo, na qual a coleta de informações e a manipulação das mesmas abrem múltiplas possibilidades de aprendizagem, envolvendo alunos, professores e comunidade educativa.

Comentário sobre a resposta correta: Ótimo, essa resposta é a correta! A aprendizagem baseada em projetos considera que a questão orientadora precisa ser uma busca em comum com o grupo, criando novos cenários de aprendizagens, estabelecendo novas e outras formas de conexão e relação com a informação obtida.

Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 4
Notas: 1
Boas questões orientadoras precisam abarcar várias e diferentes respostas sem que uma anule a outra, sendo todas viáveis. As questões orientadoras precisam levar em conta, principalmente:

Escolher uma resposta.
                a. As instalações da escola, os recursos de que o professor dispõe e o conteúdo apresentado no planejamento anual.  
                b. A capacidade dos alunos, o tempo disponível para se dedicarem na busca pelas melhores respostas e os recursos de que tanto professor quanto alunos dispõem.  Correto          
                c. A capacidade do professor, sua formação e os recursos de que a comunidade educativa dispõe.      
                d. A capacidade dos alunos e os recursos de que professor e alunos dispõem.
                e. O que os alunos querem saber, qual será a aplicação prática ao final do projeto.       
Resposta correta: A capacidade dos alunos, o tempo disponível para se dedicarem na busca pelas melhores respostas e os recursos de que tanto professor quanto alunos dispõem.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Essa é a resposta correta, pois todas essas variáveis precisam ser levadas em consideração ao escolher uma questão orientadora que conduzirá todo o projeto.

Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 5
Notas: 1
Há algumas diretrizes para formular questões orientadoras, segundo o Buck Institute for Education (2008). Essas diretrizes caracterizam as questões orientadoras como:

Escolher uma resposta.
                a. Compatíveis com o desenvolvimento atual dos alunos e com os padrões e as estruturas curriculares e que sejam do interesse dos professores. 
                b. Provocativas; abertas; o cerne de um tópico; instigantes; compatíveis com padrões e estruturas curriculares e que podem surgir com base em dilemas da vida real que sejam do interesse dos alunos.  Correto        
                c. Interessantes para os alunos, apresentam-se como o centro de um tópico estreitamente ligado ao conteúdo programático do curso.               
                d. Provocativas; instigantes; compatíveis com padrões e estruturas curriculares e que podem surgir com base em dilemas da vida real que sejam do interesse dos alunos.            
                e. Abertas; instigantes; provocativas e passíveis de solução.    
Resposta correta: Provocativas; abertas; o cerne de um tópico; instigantes; compatíveis com padrões e estruturas curriculares e que podem surgir com base em dilemas da vida real que sejam do interesse dos alunos.

Comentário sobre a resposta correta: Isso mesmo, essa é a opção correta! Considerar essas características nas questões orientadoras favorece o sucesso do trabalho na aprendizagem baseada em projetos, envolvendo alunos e professores e, principalmente, concretizando a aprendizagem significativa.

Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 6
Notas: 1
Boas questões orientadoras são instigantes. Assinale a alternativa que melhor justifica essa afirmação:

Escolher uma resposta.
                a. Estimulam a investigação e a experimentação, confirmando o que os alunos já aprenderam e descobriram.               
                b. Colaboram com a troca de informações entre professor e aluno, para que o conhecimento se construa.     
                c. Consideram o conhecimento prévio do aluno, estimulando a troca de experiências e a construção de novas hipóteses.         
                d. Recuperam o conhecimento adquirido anteriormente, em aprendizagens que antecederam a atual.            
                e. Favorecem a curiosidade, o confronto de diversas possibilidades de respostas e lançam os alunos na experimentação, para que investiguem e testem hipóteses.  Correto 
Resposta correta: Favorecem a curiosidade, o confronto de diversas possibilidades de respostas e lançam os alunos na experimentação, para que investiguem e testem hipóteses.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns, essa é a resposta correta! Questões orientadoras conduzem, inclusive, à experimentação, que é fundamental para que os alunos chequem possibilidades, descartem hipóteses em detrimento de outras mais relevantes e viáveis.

Correto
Notas relativas a este envio: 1/1

Nenhum comentário:

Postar um comentário