Notas: 1
Sobre o nascimento de um Projeto, assinale a afirmativa correta:
Escolher uma resposta.
a. Vai do realizado
em direção ao planejado, do concreto para o abstrato.
b. Parte dos alunos
envolvidos, devido à faixa etária, não possuem condições de indicar o ponto
onde se está e o ponto onde se almeja chegar. Por isso, nem sempre seus sonhos
podem ser ouvidos e considerados dentro do Projeto.
c. O Projeto
precisa focar no hoje, por isso considera de modo direto a realidade do aluno.
d. Considera sonhos
e desejos daqueles que pensam a educação de forma mais clara, ampla e segura
tais como professores, coordenadores e diretores.
e. Parte do virtual
em direção ao real. Trata-se de uma projeção, traça um percurso que vai da
realidade para a irrealidade, antecipa o futuro. Correto
Resposta correta: Parte do virtual em direção ao real. Trata-se de uma
projeção, traça um percurso que vai da realidade para a irrealidade, antecipa o
futuro.
Comentário resposta correta: Parabéns! Esta é a opção, já que todos os
atores envolvidos num Projeto precisam ter seus sonhos e desejos considerados,
inclusive os alunos.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 2
Notas: 1
Sobre a essência de um Projeto, é correto afirmar que:
Escolher uma resposta.
a. A mobilização e
envolvimento da comunidade educativa, de outros professores e outros alunos se
faz desde o primeiro momento.
b. Todo processo
está permeado de ações individuais buscando a efetivação e realização do
Projeto.
c. Cada disciplina
colabora com uma frente distinta e isolada que, reunida, vai compor o Projeto
final.
d. Trata-se do
desenvolvimento de vários trabalhos nas diversas disciplinas do currículo que
depois serão somados.
e. O empenho
investigativo, sistematizado e organizado na busca por melhores respostas para
as questões que o grupo escolheu configuram também a essência de um
Projeto. Correto
Resposta correta: O empenho investigativo, sistematizado e organizado na
busca por melhores respostas para as questões que o grupo escolheu configuram
também a essência de um Projeto.
Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, uma vez
que a essência de um Projeto parte do levantamento de questões que o grupo
possui e segue em busca de respostas corretas e profundas.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 3
Notas: 1
Um Projeto possibilita a formação do sujeito integral porque:
Escolher uma resposta.
a. Estabelece o
aprofundamento dos conteúdos conceituais a partir do livro didático.
b. Propõe a
expansão dos conteúdos conceituais contemplados nos objetivos gerais do curso.
c. Considera de
modo prioritário os conteúdos atitudinais e procedimentais.
d. Abarca os
conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Correto
e. Determina o conteúdo
que o aluno vai trabalhar e de que forma isso será realizado.
Resposta correta: Abarca os conteúdos conceituais, procedimentais e
atitudinais.
Comentário resposta correta: Parabéns! Esta é a opção, já que um Projeto
não considera exclusivamente os conteúdos conceituais, mas também trabalha com
os conteúdos procedimentais e atitudinais.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 4
Notas: 1
Sobre o trabalho com os conteúdos conceituais, procedimentais e
atitudinais, pode-se afirmar que:
Escolher uma resposta.
a. Os conteúdos
conceituais devem ser mais valorizados em detrimento dos conteúdos
procedimentais e atitudinais.
b. Um Projeto deve
privilegiar os conteúdos procedimentais e atitudinais com menor ênfase aos
conteúdos conceituais.
c. Há uma
vinculação com os quatro pilares da educação apresentados no Relatório para a
UNESCO: “Educação: um tesouro a descobrir”.
Correto
d. Historicamente a
escola tradicional busca o equilíbrio entre esses três conteúdos.
e. Estão
parcialmente contemplados nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Resposta correta: Há uma vinculação com os quatro pilares da educação
apresentados no Relatório para a UNESCO: “Educação: um tesouro a descobrir”.
Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, pois
nota-se uma sintonia entre os três conteúdos (conceituais, procedimentais e
atitudinais) com os quatro pliares da educação, a saber: aprender a conhecer,
aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 5
Notas: 1
A articulação ente os conteúdos conceituais, procedimentais e
atitudinais permite a culminância de uma educação:
Escolher uma resposta.
a. Mais abrangente
que tem como finalidade principal o desenvolvimento total do indivíduo visando
sua independência e autonomia. Correto
b. Mais tradicional
com possibilidades de inovação reduzidas.
c. Que valorize os
conhecimentos e as aplicações práticas no futuro.
d. Que prepare o
indivíduo para se adaptar à sociedade.
e. Que privilegia a
capacidade de comunicação dos indivíduos e de estabelecerem boas relações
interpessoais.
Resposta correta: Mais abrangente que tem como finalidade principal o
desenvolvimento total do indivíduo visando sua independência e autonomia.
Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, pois de
fato a articulação entre os três conteúdos favorece a educação mais ampla que
busca o desenvolvimento total do indivíduo.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 6
Notas: 1
O trabalho com Projetos pressupõe uma aprendizagem significativa ao
considerar:
Escolher uma resposta.
a. Que o professor
conhece o conteúdo em profundidade e segurança.
b. Que o aluno lhe
atribui significado já que está em consonância com suas necessidades e
interesses. Correto
c. Que as melhores
hipóteses serão investigadas durante o desenvolvimento do Projeto.
d. Que o professor
pode dar destaque e ênfase aos aspectos realmente importantes do currículo.
e. Que os conteúdos
procedimentais são levantados a partir de problemas vividos pelo aluno.
Resposta correta: Que o aluno lhe atribui significado já que está em
consonância com suas necessidades e interesses.
Comentário resposta correta: Parabéns! Essa resposta é correta, já que
uma das grandes vantagens do trabalho com projetos é favorecer uma aprendizagem
significativa. Aprendizagem essa que só se realiza a partir do que tem
significado para o sujeito envolvido, isto é, a partir dos seus interesses, das
suas necessidades e inclusive da sua aplicação prática.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
1
Notas: 1
Assinale a alternativa que indica a sequência correta das etapas de um
projeto:
Escolher uma resposta.
a. Depuração,
apresentação; planejamento; execução; avaliação e críticas.
b. Escolha do tema;
planejamento; execução; depuração; apresentação; avaliação e críticas. Correto
c. Planejamento;
escolha do tema; execução; apresentação; depuração; avaliação e críticas.
d. Escolha do tema;
planejamento; depuração; execução; apresentação; avaliação e críticas.
e. Depuração;
escolha do tema; apresentação; planejamento; execução; avaliação e críticas.
Resposta correta: Escolha do tema; planejamento; execução; depuração;
apresentação; avaliação e críticas.
Comentário resposta correta: Parabéns! Esta é a opção, já que é
necessário primeiramente selecionar o tema que será tratado no projeto e
elaborar todo o planejamento. A partir da escolha do tema e do planejamento, é
possível executar o projeto propriamente dito. Somente depois de executado é
que os professores contribuem fazendo questionamentos sobre o que foi feito até
o momento e também se algo mais poderia ser considerado. Diante de tais
questionamentos, os alunos poderão decidir rever o projeto antes de apresentá-lo.
Caso queiram manter o que foi feito, o projeto irá para a etapa de
apresentação, seguida da avaliação e críticas.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 2
Notas: 1
Sobre a aprendizagem baseada em projetos, é correto afirmar que:
Escolher uma resposta.
a. Pode ser
definida como um método de ensino sistemático, realizado através de um processo
de investigação estruturado e de tarefas planejadas. Correto
b. Trata-se do
desenvolvimento de vários trabalhos nas diversas disciplinas do currículo que
depois serão somados.
c. É constituída
por diversas atividades que promovem o estudo de temas a partir do currículo
definido pelo professor em consonância com as determinações da equipe
pedagógica da escola.
d. É baseada em
projetos não estruturados considerando o uso de habilidades, ferramentas e
conhecimentos dos alunos.
e. Considera os
conteúdos formais que compõem as diversas disciplinas do currículo de forma
sistemática e estruturada.
Resposta correta: Pode ser definida como um método de ensino
sistemático, realizado através de um processo de investigação estruturado e de
tarefas planejadas.
Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, uma vez
que a essência da aprendizagem baseada em projetos é envolver os alunos no
processo de aquisição de conhecimentos e habilidades através de um processo de
investigação estruturado e de tarefas planejadas.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 3
Notas: 1
Dentre as vantagens do uso da aprendizagem baseada em projetos podemos
citar:
Escolher uma resposta.
a. O aprofundamento
dos conteúdos conceituais a partir do livro didático.
b. A ênfase na
dicotomia pensamento e conhecimento.
c. A separação de
alunos com diferentes níveis e estilos de aprendizagem.
d. O envolvimento
de alunos geralmente indiferentes ao estudo.
Correto
e. O destaque para
os conteúdos formais que os alunos precisam aprender a cada ano letivo.
Resposta correta: O envolvimento de alunos geralmente indiferentes ao
estudo.
Comentário resposta correta: Parabéns! Esta é a opção, já que um Projeto
envolve estudantes geralmente indiferentes ao estudo que trabalham de modo
cooperativo na resolução de problemas, possibilitando que alunos de diferentes
níveis e estilos de aprendizagem se envolvam na mesma tarefa.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 4
Notas: 1
Os aspectos que devem ser considerados antes de se utilizar a
aprendizagem baseada em projetos são:
Escolher uma resposta.
a. Se a escola
atende alunos de alto desempenho, pois, caso contrário, não é possível
implementar um projeto.
b. O número de
alunos presentes na sala de aula, a localização e tamanho da escola.
c. A idade, o sexo
e a classe social dos alunos.
d. O nível de
envolvimento dos alunos para este tipo de tarefa, as características do
professor enquanto líder/ administrador e as características da escola. Correto
e. Os livros
didáticos disponíveis assim como a competência do professor na utilização dos
mesmos.
Resposta correta: O nível de envolvimento dos alunos para este tipo de
tarefa, as características do professor enquanto líder/ administrador e as
características da escola.
Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, pois
para que um projeto seja bem sucedido é preciso que o professor saiba quem são
seus alunos, seu nível de comprometimento e autonomia, bem como seja capaz de
identificar suas características pessoais que podem facilitar e/ou prejudicar a
implementação de um projeto, bem como as características da escola onde o
projeto será implementado.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 5
Notas: 1
Sobre o papel do professor, pode-se afirmar:
Escolher uma resposta.
a. Um professor é
um facilitador do processo, auxiliando, apoiando e orientando os alunos nas
dificuldades presentes no projeto.
Correto
b. O bom professor
é aquele que apresenta características de líder e foca no resultado do
processo.
c. Um bom professor
desempenha mais o papel de líder e menos o papel de administrador.
d. O professor é o
administrador de todo o processo de aprendizagem e deve concentrar as
atividades em torno de suas decisões.
e. Que seu foco
deve estar no domínio dos conteúdos das diversas disciplinas.
Resposta correta: Um professor é um facilitador do processo, auxiliando,
apoiando e orientando os alunos nas dificuldades presentes no projeto.
Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, pois o
bom professor deve ser o facilitador do processo, promover apoio, auxílio e
orientação aos alunos sendo sensível às diferenças individuais.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 6
Notas: 1
Um projeto não deve ser utilizado:
Escolher uma resposta.
a. Para o ensino de
habilidades básicas, como informática e leitura. Correto
b. Com alunos com
baixo nível de motivação.
c. Com alunos de
faixas etárias distintas.
d. Com alunos de
baixo desempenho.
e. Com alunos de
diferentes níveis de aprendizagem.
Resposta correta: Para o ensino de habilidades básicas, como informática
e leitura.
Comentário resposta correta: Parabéns! Esta resposta é correta, já que a
aprendizagem baseada em projetos não é considerada adequada como método de
ensino de algumas habilidades básicas, como computação e leitura, fornecendo um
ambiente para a aplicação dessas habilidades.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
1
Notas: 1
Assinale a alternativa correta que indica o que o escopo do projeto
precisa determinar:
Escolher uma resposta.
a. O alcance, a
parceria e o público que o projeto pretende atender.
b. A duração, a
amplitude, a tecnologia e o alcance do projeto, que pode ser mais amplo ou mais
reduzido.
c. A duração, a
amplitude, a tecnologia, o alcance, a parceria e o público, sendo que todos
esses critérios apresentam-se apenas em projetos mais amplos.
d. A tecnologia, o
alcance, a parceria e o público, considerando que tais aspectos estarão
inseridos independentemente do tamanho do projeto.
e. A duração, a
amplitude, a tecnologia, o alcance, a parceria e o público, independentemente
do tamanho do projeto. Correto
Resposta correta: A duração, a amplitude, a tecnologia, o alcance, a
parceria e o público, independentemente do tamanho do projeto.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Essa é a opção correta,
já que é necessário determinar cada um desses critérios no trabalho com
projetos. Esses seis tópicos serão ajustados no projeto, considerando tanto um
projeto menor, como um mais amplo e ambicioso. De qualquer forma, não podem
ficar de fora a duração, a amplitude, a tecnologia, o alcance, a parceria e o
público que o projeto vai atender.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 2
Notas: 1
Ao selecionar padrões, precisamos considerar:
Escolher uma resposta.
a. Os objetivos
traçados por alunos, professores e comunidade educativa envolvidos diretamente
no projeto. Além dos objetivos indicados nos Parâmetros Curriculares Nacionais,
quando possível e pertinente.
b. Os objetivos
indicados pela escola na qual o projeto será desenvolvido. E também os
objetivos determinados para o ano em questão, dentro de aspectos mais amplos,
como, por exemplo, os apontados nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Correto
c. Os objetivos a
que o projeto atenderá de forma direta, considerando a faixa etária dos alunos
e o interesse imediato dos mesmos.
d. Os objetivos já
elaborados pela escola na qual o projeto será desenvolvido. O professor então,
com base nesses objetivos, determina quais outros serão adicionados, considerando
as especificidades do projeto.
e. Os objetivos
determinados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, por se tratar de uma base
segura uma vez que é aplicada em todo território nacional.
Resposta correta: Os objetivos indicados pela escola na qual o projeto
será desenvolvido. E também os objetivos determinados para o ano em questão,
dentro de aspectos mais amplos, como, por exemplo, os apontados nos Parâmetros
Curriculares Nacionais.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Essa resposta está correta
porque há fontes e pontos de partida para elaborar os objetivos de um projeto.
Tais fontes são os objetivos que a escola já determinou anteriormente o os
apresentados também nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 3
Notas: 1
Incorporar resultados simultâneos na aprendizagem baseada em projetos
significa que:
Escolher uma resposta.
a. Os alunos
trabalharão com base em aprendizagens acadêmicas e hábitos mentais.
b. Serão
favorecidas as formas de aprender, trabalhar e produzir em grupo.
c. Serão
incorporados aos alunos, além de aprendizagens acadêmicas, habilidades
específicas e hábitos mentais. Correto
d. As habilidades
específicas e os hábitos mentais serão incentivados.
e. Os alunos serão
incentivados a trabalhar e produzir em grupo.
Resposta correta: Serão incorporados aos alunos, além de aprendizagens
acadêmicas, habilidades específicas e hábitos mentais.
Comentário sobre a resposta correta: Está correto, parabéns! A
aprendizagem baseada em projetos não é apenas um modo de aprender, mas também
uma forma de trabalhar e produzir em grupo, reunir informações e
compartilhá-las com os demais. Possibilita que sejam incorporados aos alunos
aprendizagens acadêmicas, habilidades específicas e hábitos mentais.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 4
Notas: 1
Há perguntas essenciais que guiam a avaliação dos critérios de
formulação de projetos, conforme apresentado pelo Buck Institute for Education
(2008). Quais são?
Escolher uma resposta.
a. O projeto:
requer uso sensato da tecnologia?; aborda questões autênticas?; satisfaz
objetivos?; permite que os alunos obtenham notas melhores nas avaliações?; pode
ser alterado durante seu desenvolvimento?
b. O projeto:
satisfaz objetivos?; envolve os alunos?; concentra-se na compreensão do
essencial?; incentiva pensamentos de nível superior?; ensina a ler e escrever e
reforça habilidades básicas?; permite que todos os alunos sejam bem-sucedidos?;
utiliza avaliações claras e precisas?; requer uso sensato da tecnologia?;
aborda questões autênticas? Correto
c. O projeto:
satisfaz a comunidade educativa?; envolve os alunos e os professores?; trabalha
tópicos apresentados no livro didático?; incentiva pensamentos de nível
superior?; utiliza avaliações claras e precisas?
d. O projeto:
precisa atender aos objetivos?; envolve a maioria dos alunos?; concentra-se em
ministrar o conteúdo proposto para o ano letivo em questão?; reforça
habilidades?; aborda questões previamente determinadas pelo professor?
e. O projeto:
concentra-se na compreensão do essencial?; ensina a ler e escrever e reforça
habilidades básicas?; permite que todos os alunos sejam bem-sucedidos?; aborda
questões autênticas?
Resposta correta: O projeto: satisfaz objetivos?; envolve os alunos?;
concentra-se na compreensão do essencial?; incentiva pensamentos de nível
superior?; ensina a ler e escrever e reforça habilidades básicas?; permite que
todos os alunos sejam bem-sucedidos?; utiliza avaliações claras e precisas?;
requer uso sensato da tecnologia?; aborda questões autênticas?
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Essa é a resposta
correta, pois ter clareza das perguntas essenciais que guiam a avaliação dos
critérios de formulação de projetos é um dos desafios imprescindíveis para o
professor que trabalha com esse método.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 5
Notas: 1
Há várias estratégias que os professores empenhados no trabalho com
projetos usam para envolver os alunos e fundamentar a aprendizagem através do
interesse e da aprendizagem significativa. Uma dessas estratégias diz respeito
a:
Escolher uma resposta.
a. Estabelecer um
contato estreito e constante com os pais, enviando sistematicamente as notas
obtidas pelo aluno e não apenas em reuniões na escola.
b. Comunicar para a
comunidade educativa o que foi desenvolvido no projeto em um momento propício,
preferencialmente no final do ano letivo.
c. Criar um
ambiente de aprendizagem propício por meio da ação do professor, que é o
responsável por organizar a sala de aula, assim todos poderão acompanhar
efetivamente a aula dada por ele.
d. Criar um
ambiente de aprendizagem ideal, envolvendo os alunos e fundamentando a
aprendizagem através do interesse e da aprendizagem significativa. Correto
e. Manter o desenho
e o visual da sala de aula, uma vez que esses componentes otimizam o ambiente
ideal de aprendizagem por garantir segurança aos alunos.
Resposta correta: Criar um ambiente de aprendizagem ideal, envolvendo os
alunos e fundamentando a aprendizagem através do interesse e da aprendizagem
significativa.
Comentário sobre a resposta correta: Isso mesmo, essa é a opção correta!
Mudar ou criar um ambiente para a aprendizagem é uma das várias estratégias que
os professores empenhados no trabalho com projetos usam para envolver os alunos
e, principalmente, fundamentar a aprendizagem através do interesse e da
aprendizagem significativa.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 6
Notas: 1
Nem sempre os projetos baseiam-se na curiosidade e nas perguntas dos
alunos. Para desenvolver uma ideia de projeto, o professor pode lançar mão:
Escolher uma resposta.
a. Do projeto
político-pedagógico que apresenta o que pode compor os projetos de cada ano
dentro da escola traduzindo um caminho seguro com objetivos claros.
b. Da observação
atenta da realidade, inclusive envolvendo os alunos no mapeamento da
comunidade, por exemplo, além de considerar se está de acordo com os resultados
almejados. Correto
c. Das suas ideias e
sugestões, sem necessariamente vinculá-los aos resultados almejados por se
tratar do projeto de uma turma específica.
d. Do livro
didático das várias disciplinas que compõem o acervo do ano em questão,
analisando o conteúdo e extraindo os tópicos a que o projeto precisa atender.
e. De perguntas
feitas relevantes pelos alunos de outros anos, mesmo que não apresentem
consonância direta com os resultados almejados.
Resposta correta: Da observação atenta da realidade, inclusive
envolvendo os alunos no mapeamento da comunidade, por exemplo, além de
considerar se está de acordo com os resultados almejados.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns, essa é a resposta
correta! Muitas vezes, caberá ao professor trazer uma ideia, uma proposta que
será apresentada como uma inquietante questão para a turma. Ao ter uma ideia
(que pode nascer de fontes distintas), é muito importante que ela seja
amplamente trabalhada para que venha de encontro aos resultados que o professor
almeja obter e ao conteúdo das disciplinas envolvidas.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
1
Notas: 1
Segundo o Buck Institute for Education (2008), a questão orientadora no
trabalho com projetos tem como características principais:
Escolher uma resposta.
a. Ser uma questão
que se define por si, que abarca a totalidade do que será realizado dentro do
roteiro de trabalho do projeto.
b. A convergência e
a coerência de atividades aparentemente díspares e a possibilidade de aprimorar
as respostas obtidas. Precisa estar em consonância com o mundo real. Correto
c. Envolver a
execução de várias atividades diferenciadas nas disciplinas do currículo, que
poderão ser unidas com base em um tema comum.
d. A sintonia com
as propostas apresentadas nos planejamentos da escola para aquela turma em
especial.
e. A possibilidade
de aprimorar as respostas obtidas sem, necessariamente, ter relação com
aplicação prática, com o mundo real. Pode vincular-se ou não com a realidade do
aluno.
Resposta correta: A convergência e a coerência de atividades
aparentemente díspares e a possibilidade de aprimorar as respostas obtidas.
Precisa estar em consonância com o mundo real.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Essa é a opção correta,
uma vez que a questão orientadora requer atividades múltiplas, como a síntese
de vários tipos de informação que serão utilizados na busca das melhores
respostas à questão. Além da possibilidade de o aluno aprimorar as respostas
obtidas.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 2
Notas: 1
Uma das funções primordiais do professor quanto à questão orientadora é:
Escolher uma resposta.
a. Trazer as
questões que podem servir aos alunos e permitir que eles optem por uma questão
orientadora.
b. Apresentar ao
grupo as possibilidades da questão orientadora escolhida pelo professor,
tentando mostrar, por meio das aulas oferecidas, a relevância daquela questão.
c. Basear-se no que
os alunos já sabem e conhecem e aprofundar esses mesmos conteúdos para não
gerar insegurança na turma.
d. Revelar ao grupo
e ajudá-lo a descobrir as possibilidades da questão orientadora, tentando
superar o que os alunos já conhecem e sabem, para buscar, a partir daí, o que
eles desejam e precisam saber. Correto
e. Colher as
questões orientadoras sugeridas pela turma e optar pela mais adequada ao grupo,
apresentando-a posteriormente aos alunos.
Resposta correta: Revelar ao grupo e ajudá-lo a descobrir as
possibilidades da questão orientadora, tentando superar o que os alunos já
conhecem e sabem, para buscar, a partir daí, o que eles desejam e precisam
saber.
Comentário sobre a resposta correta: Ótimo, essa resposta está correta!
O professor pode tanto revelar ao grupo como também auxiliá-lo a descobrir
todas as possibilidades que uma questão orientadora abarca. Precisa levar os
alunos pelo caminho da superação, com base no que já conhecem em direção ao que
precisam descobrir.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 3
Notas: 1
Uma questão orientadora geralmente traz em si uma síntese de algo mais
abrangente e, normalmente, não se encontra expressa em programas escolares
prontos e acabados. Podemos afirmar que a questão orientadora trata de:
Escolher uma resposta.
a. Investigar
tópicos que os alunos acham interessante e dos quais gostam, desde que estejam
adequados às perguntas esperadas para a faixa etária.
b. Uma busca com o
grupo de professores, que são os primordiais conhecedores dos tópicos a serem
trabalhados naquele nível de escolaridade dos alunos.
c. Determinar os
passos primordiais que guiam os alunos na organização sistemática da ação,
incluindo a correção sempre pontual do professor.
d. Uma busca em
comum com o grupo, na qual a coleta de informações e a manipulação das mesmas
abrem múltiplas possibilidades de aprendizagem, envolvendo alunos, professores
e comunidade educativa. Correto
e. Estabelecer
formas de conexão da aprendizagem com a informação obtida, relacionando-a ao
conteúdo do livro didático adotado na escola.
Resposta correta: Uma busca em comum com o grupo, na qual a coleta de
informações e a manipulação das mesmas abrem múltiplas possibilidades de
aprendizagem, envolvendo alunos, professores e comunidade educativa.
Comentário sobre a resposta correta: Ótimo, essa resposta é a correta! A
aprendizagem baseada em projetos considera que a questão orientadora precisa
ser uma busca em comum com o grupo, criando novos cenários de aprendizagens,
estabelecendo novas e outras formas de conexão e relação com a informação
obtida.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 4
Notas: 1
Boas questões orientadoras precisam abarcar várias e diferentes
respostas sem que uma anule a outra, sendo todas viáveis. As questões
orientadoras precisam levar em conta, principalmente:
Escolher uma resposta.
a. As instalações
da escola, os recursos de que o professor dispõe e o conteúdo apresentado no
planejamento anual.
b. A capacidade dos
alunos, o tempo disponível para se dedicarem na busca pelas melhores respostas
e os recursos de que tanto professor quanto alunos dispõem. Correto
c. A capacidade do
professor, sua formação e os recursos de que a comunidade educativa dispõe.
d. A capacidade dos
alunos e os recursos de que professor e alunos dispõem.
e. O que os alunos
querem saber, qual será a aplicação prática ao final do projeto.
Resposta correta: A capacidade dos alunos, o tempo disponível para se
dedicarem na busca pelas melhores respostas e os recursos de que tanto
professor quanto alunos dispõem.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Essa é a resposta
correta, pois todas essas variáveis precisam ser levadas em consideração ao
escolher uma questão orientadora que conduzirá todo o projeto.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 5
Notas: 1
Há algumas diretrizes para formular questões orientadoras, segundo o
Buck Institute for Education (2008). Essas diretrizes caracterizam as questões
orientadoras como:
Escolher uma resposta.
a. Compatíveis com
o desenvolvimento atual dos alunos e com os padrões e as estruturas
curriculares e que sejam do interesse dos professores.
b. Provocativas;
abertas; o cerne de um tópico; instigantes; compatíveis com padrões e
estruturas curriculares e que podem surgir com base em dilemas da vida real que
sejam do interesse dos alunos. Correto
c. Interessantes
para os alunos, apresentam-se como o centro de um tópico estreitamente ligado
ao conteúdo programático do curso.
d. Provocativas;
instigantes; compatíveis com padrões e estruturas curriculares e que podem
surgir com base em dilemas da vida real que sejam do interesse dos alunos.
e. Abertas;
instigantes; provocativas e passíveis de solução.
Resposta correta: Provocativas; abertas; o cerne de um tópico;
instigantes; compatíveis com padrões e estruturas curriculares e que podem
surgir com base em dilemas da vida real que sejam do interesse dos alunos.
Comentário sobre a resposta correta: Isso mesmo, essa é a opção correta!
Considerar essas características nas questões orientadoras favorece o sucesso
do trabalho na aprendizagem baseada em projetos, envolvendo alunos e
professores e, principalmente, concretizando a aprendizagem significativa.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1.
Question 6
Notas: 1
Boas questões orientadoras são instigantes. Assinale a alternativa que
melhor justifica essa afirmação:
Escolher uma resposta.
a. Estimulam a
investigação e a experimentação, confirmando o que os alunos já aprenderam e
descobriram.
b. Colaboram com a
troca de informações entre professor e aluno, para que o conhecimento se
construa.
c. Consideram o
conhecimento prévio do aluno, estimulando a troca de experiências e a
construção de novas hipóteses.
d. Recuperam o
conhecimento adquirido anteriormente, em aprendizagens que antecederam a atual.
e. Favorecem a
curiosidade, o confronto de diversas possibilidades de respostas e lançam os
alunos na experimentação, para que investiguem e testem hipóteses. Correto
Resposta correta: Favorecem a curiosidade, o confronto de diversas
possibilidades de respostas e lançam os alunos na experimentação, para que
investiguem e testem hipóteses.
Comentário sobre a resposta correta: Parabéns, essa é a resposta
correta! Questões orientadoras conduzem, inclusive, à experimentação, que é
fundamental para que os alunos chequem possibilidades, descartem hipóteses em
detrimento de outras mais relevantes e viáveis.
Correto
Notas relativas a este envio: 1/1
Nenhum comentário:
Postar um comentário